19.9 C
Vitória
quinta-feira, 9 julho, 2020

Com restrições, igrejas voltam a fazer cultos presenciais

Mais lidas

Queimadas na Amazônia será proibido por quatro meses

Sob pressão de empresários e fundos de pensão internacionais, governo Bolsonaro prepara decreto com moratória para queimadas legais

Correios lançam selos em homenagem a ações de combate à pandemia

Em parceria com a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), são seis selos assinados pelo artista Alan Magalhães.

Celso de Mello arquiva notícia-crime contra Augusto Heleno

Ministro do Supremo disse ser obrigado a seguir parecer da PGR. Saiba mais!

Reabertura das agências do INSS é adiada para dia 3 de agosto

Medida foi publicada hoje no Diário Oficial da União. Confira!

Várias igrejas evangélicas do país retornaram com os cultos presenciais nesse fim de semana. Em Joinvivile (SC), os bancos do templo receberam faixas de isolamento como medida de proteção

Por Priscilla Cerqueira

Em algumas regiões do Brasil, as igrejas estão autorizadas a realizar cultos presenciais. No centro sul de Santa Catarina, os templos adventistas foram reabertos para os cultos depois de mais de um mês fechados, devido à pandemia da Covid-19.

O governo do Estado autorizou a realização dos cultos na semana passada. Mas precisa seguir regras.

As principais orientações foram: uso máximo de 30% da capacidade do templo para os cultos; uso de máscaras; distanciamento de 1,5 metro entre as pessoas; álcool gel disponível na entrada; janelas abertas; e grupos de risco não presentes neste primeiro momento.

“Nos preparamos, orientamos os pastores. Ficamos felizes porque as igrejas se adaptaram e conseguiram contornar qualquer dificuldade”, explica o pastor Apolo Abrascio, presidente da denominação para a localidade.As soluções foram criativas, como a realização de mais de um culto por dia e a marcação dos bancos para manter a distância de 1,5 metro por pessoa. “Aqui na nossa igreja nós tivemos três cultos, separando os fiéis pelas classes da Escola Sabatina. Todos evitando contato físico, mas amando retornar à casa de Deus”, explica Jessé Anastácio, pastor da Igreja Adventista Central de Florianópolis.

“Tivemos dois cultos na sede do distrito, além de transmitir pelo YouTube. Algumas pessoas ainda ficaram receosas para visitarem a igreja, mas preparamos tudo para evitar o contágio do vírus. Todos os presentes estavam muito felizes por retornarem aos cultos”, acrescenta Antônio Mendes, pastor em Itajaí.

Minas Gerais

Em Montes Claros (MG), a liberação para atividades religiosas foi dada após publicação do último decreto pela prefeitura. As regras estabelecem que as famílias devem manter distância de 4 quatro metros entre elas. A celebração também tem que durar até 45 minutos e ter até 30 pessoas.

Também é permitida uma celebração por semana. Além disso, os templos devem oferecer itens de higienização e os fiéis só podem entrar com máscara.

“É um recomeço, mesmo com todas as restrições. Esse reencontro foi fundamental. À medida que os decretos e as decisões forem mais flexíveis, muito mais fortes voltaremos, sem deixar de manter as recomendações sanitárias. Sem poder nos abraçar, agora, estamos ressignificando a forma de expressar sentimentos. As palavras ganharam mais força que o afeto físico”, disse Alan Taques, pastor da Primeira Igreja Batista da cidade.

Joinville

Em Joinville, Santa Catarina, foram retomados os cultos na sede da Igreja Assembleia de Deus e o espaço interno foi preparado pra receber os membros, segundo orientações do governo como medida de controle à pandemia.

Os bancos receberam faixas de isolamento para seguir o decreto que determina que os assentos sejam alternados e espaçados. O objetivo foi manter a distância entre as pessoas.

Além disso, a medida também prevê que a lotação dos templos deve ser de 30% da capacidade máxima. As pessoas tem que estar de máscaras. E as igrejas tem que disponibilizar álcool gel.

retorno_cultos
Na Assembleia de Deus de Joinvile (SC), o espaço entre os bancos foi adaptado para receber as pessoas. Foto: Ieadjo

Guarujá (SP)

A Prefeitura de Guarujá, no litoral de São Paulo, liberou a reabertura dos templos religiosos na cidade. O decreto, publicado nesta quinta-feira (23), determina que espaços utilizem apenas 30% da capacidade total de lotação. As restrições devem seguir até o fim da pandemia causada pelo novo coronavírus.

De acordo com o texto, os templos religiosos poderão receber pessoas apenas para ‘aconselhamentos individuais’, além de só permitir a entrada de pessoas que estejam usando máscaras.

Os templos religiosos deverão oferecer, em lugar visível, álcool em gel ou água e sabão para a higienização dos frequentadores, como medida de prevenção ao novo coronavírus. Além disso, o decreto determina que os locais utilizem apenas o máximo de 30% da capacidade total de lotação de pessoas.

Os templos religiosos serão orientados a se adequar às regras do decreto por fiscais da prefeitura, que irão vistoriar os locais. Após esta orientação, se houver desobediência das normas, o templo poderá ser autuado.

Orientações sobre retorno aos cultos presenciais Igreja Adventista

*Com informações de Notícias Adventistas e Igreja Assembleia de Deus em Joinville

- Continua após a publicidade -

Comunhão Digital

- Continua após a publicidade -

Fique Por Dentro

Show drive-in do 3 Palavrinhas esse mês; Saiba mais!

O grupo infantil 3 palavrinhas vai se apresentar na Arena Sessions, no estádio Allianz Parque, em São Paulo dia 19 de julho Atenção criançada! O...

Artistas cristãos na ação social “Eu Soul VC”

Entre os artistas cristãos confirmados estão Casa Worship, Renascer Praise, André e Felipe, Rebeca Carvalho e Leandro Borges

The send Argentina é adiado para 2021

Em comunicado, os organizadores do The Send disseram que a data exata será definida assim que o governo tiver o poder de reativar eventos maciços

Em agosto, 16º Fórum de Ciências Bíblicas

Com o tema “A Bíblia para as novas gerações”, evento será realizado nos dias 13 e 14 de agosto, no Centro de Eventos de...

Plugue-se

“Cristo em você”: Como a mudança de Deus vive através de milagres

 Filme até destaca como Deus trabalha nas nações europeias seculares.

Ator TC Stallings relata como conheceu Jesus em documentário

O filme vem após TC Stallings perder sua mãe e avó neste ano. Ele dedicou o documentário à sua mãe que morreu em 15...

Tito e Gabriella e Casa Worship cantam “Máscaras”

Música já está disponível em todas as plataformas de streaming. Tito e Gabriella e Casa Worship gravaram a música ao vivo em Goiânia

“Bíblia de Estudo Swindoll”: mais compreensão e curiosidades

Além de facilitar a compreensão, a "Bíblia de Estudo Swindoll" traz curiosidades sobre o livro mais vendido do mundo