23 C
Vitória
sábado, 31 outubro 2020

Beirute! Igrejas ajudam na reconstrução da cidade

Leia também

Anvisa informa que não recebeu pedido de registro formal para vacina russa

Quando a Anvisa revisa todos os documentos técnicos e regulatórios e verifica os dados de segurança e eficácia

STF começa a julgar pedido do PDT para afastar Guedes

"A amplitude do objeto da arguição de descumprimento de preceito fundamental não significa admitir seja qualquer ato", registrou Marco Aurélio

Indicador de incerteza na economia cai para 143,8 pontos em outubro, diz FGV

O componente de Mídia recuou 4,0 pontos, para 126,0 pontos, contribuindo negativamente em 3,5 pontos para a queda do indicador geral no mês

O chefe da ONG cristã Together For The Family, Izdihar Isaac, disse as igrejas tem feito a diferença para reconstruir Beirute após a explosão

Mais de um mês após a grande explosão que deixou quase 200 mortos e mais de 6 mil feridos em Beirute, a cidade e o restante do Líbano passaram por grandes mudanças, enquanto continuam as buscas pessoas desaparecidas e a coleta de destroços no meio de um grave crise econômica.

Em meio à intensidade dos protestos que se seguiram aos trágicos acontecimentos, o primeiro-ministro Hasan Diab e todo o seu gabinete renunciaram. Dias depois, o diplomata Mustafa Adib, foi nomeado primeiro-ministro do país.

Nesse cenário caótico que vive o país, Izdihar Isaac, chefe da ONG cristã Together For The Family, que atende refugiados no acampamento libanês de Bekaa, deu um panorama da situação do Líbano. Em uma entrevista ao Evangelical Focus, ele contou como as igrejas estão fazendo a diferença.

“Um mês após a explosão, cerca de cem mil pessoas em Beirute ainda estão meio desabrigadas, algumas pessoas consertaram suas casas, janelas ou portas e outras simplesmente não têm dinheiro ou sua casa está totalmente destruída”, disse ele. “Muitas ruas ainda estão destruídas, a maioria das lojas, bares e restaurantes nem pensou em começar a reformar suas instalações por causa da situação econômica”.

Reconstrução de Beirute

Isaac relatou que diversas igrejas tiveram seus templos danificados pela explosão. “As igrejas próximas ao porto realmente sofreram com a explosão, não apenas as janelas quebradas, mas também os bancos e toda a madeira de suas estruturas principais. As igrejas distantes do porto, tiveram que consertar janelas e portas quebradas”, explicou.

Porém, apesar dos sérios danos por elas sofridos, as congregações têm consciência de que o povo como um todo sofreu com a explosão e vive atualmente uma situação crítica. Por isso, têm se empenhado em ajudar a reconstruir Beirute.

“Quase todas as igrejas do Líbano estão ajudando diretamente na reconstrução de Beirute e muitos continuam orando pela recuperação do país. As igrejas também estão nas ruas, ajudando as pessoas em tudo o que precisam e, especialmente, orando com as pessoas e dando Bíblias de graça”, acrescentou.

O chefe da ONG cristã também afirmou que os cristãos têm visto a situação como uma oportunidade de mostrar às pessoas que há esperança no Evangelho, em Jesus. “Uma das melhores mensagens que lemos foi ‘Onde você coloca sua esperança?’. Há uma igreja que sempre inicia as conversas com os moradores de rua com essa pergunta, depois de dar o que precisam”, contou.

Refugiados

Segundo Isaac, a situação dos refugiados continua preocupante após a explosão. Ele explicou que assim como outras famílias afetadas pela tragédia, esses grupos também estão recebendo ajuda de muitas igrejas.

“Muitos dos refugiados estão morando em tendas, de modo que a explosão não os afetou tanto. Outros que já estavam morando em casas foram seriamente afetados pela explosão, perdendo suas janelas e portas. Os refugiados em Beirute estão recebendo a mesma ajuda que as famílias libanesas. Eles recebem as mesmas porções de comida que os libaneses recebem, e as casas dos que têm, são arrumadas da mesma forma que os vizinhos libaneses”, explicou Isaac.

*Com informações de Evangelical Focus

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Rede de apoio espiritual para vestibulandos

Iniciativa é do Congresso de Jovens Universitários para ajudar vestibulandos em oração e apoio. Integre-se a rede! Saiba mais!

Conheça “Vem descansar”, de Central 3

Canção é a primeira do novo EP da Central 3

Culto vai celebrar os 48 anos do Hospital Evangélico

Por conta da pandemia, culto de ação de graças será em formato drive-in, em Vila Velha (ES). 

Hallelujah Party: “não ao Halloween”

Através de diferentes abordagens Igrejas brasileiras nos Estados Unidos comemoram o feriado de Halloween com criatividade e a Palavra de Deus O Dia das Bruxas...

Por “defender a verdade” bispo é punido, mas renuncia

Ao ser punido pela direção da igreja Episcopal em Nova York, nos EUA por defender o casamento entre homem e mulher, bispo é punido por "violar a disciplina da igreja"

Larissa e Isabela e Mariana Valadão cantam o amor

Baseada no amor cristão, música é o quarto lançamento de Larissa e Isabela pela Sony

Comunhão Digital

- Publicidade -

Fique Por Dentro

Culto vai celebrar os 48 anos do Hospital Evangélico

Por conta da pandemia, culto de ação de graças será em formato drive-in, em Vila Velha (ES). 

Semana dos manuscritos do Mar Morto; Saiba mais!

Arqueólogos e especialistas vão apresentar um dos mais impactantes achados da humanidade, na semana dos manuscritos do Mar Morto. Evento, que começa nesta segunda,19, é gratuito!

Live Solidária “Um Com Eles” em Libras

A live solidária, realizada pela Portas Abertas, será transmitida pelo Facebook, e estará acessível a todos que entendem a língua brasileira de sinais. Saiba mais!

Desafio Superação em corrida virtual; É neste domingo, 18

Em alusão ao Outubro Rosa, o Desafio Superação vai mobilizar mulheres cristãs de todo o Brasil em prol da saúde. Saiba mais!
- Publicidade -

Plugue-se

Larissa e Isabela e Mariana Valadão cantam o amor

Baseada no amor cristão, música é o quarto lançamento de Larissa e Isabela pela Sony

Nova fase da Academia da Bíblia SBB

Com novos cursos, o projeto de capacitação bíblica da SBB deseja auxiliar o cristão no estudo aprofundado da Palavra de Deus. Saiba mais!

Quando Deus é a fonte do equilíbrio em campo e da força emocional

Sucesso na Liga dos Campeões da Europa, o goleiro Keylor Navas, 33 anos, dirige estudos bíblicos com um grupo de 10 pessoas em Paris.

Clovis Pinho, o que vem por aí?

Novo single de Clovis Pinho deve chegar ao mercado em novembro. Saiba mais!