25 C
Vitória
sábado, 6 março 2021

Igrejas precisam entregar a Declaração de Imposto de Renda na Fonte

A chamada DIRF deve ser enviada pelas igrejas e demais instituições até dia 26 de fevereiro. Documento é obrigatório

Pessoas físicas, jurídicas, inclusive Igrejas e instituições sem fins lucrativos precisam apresentar a Declaração de Imposto de Renda na Fonte (DIRF). Prazo é até o dia 26 de fevereiro. É comum as Igrejas pagarem valores sujeitos a retenção de Imposto de Renda na Fonte relativos a salário, remuneração de Ministros de Confissão Religiosa (prebenda pastoral) e pagamento de aluguel a proprietários (pessoas físicas).

A especialista em Tributação de igrejas, Elis Coutinho, também auditora da Convenção Batista do Estado do Espírito Santo, lembra que a DIRF contém informações tanto de pessoas físicas e jurídicas, referente a imposto de renda e outras contribuições retidas em pagamentos a terceiros”.

A Dirf deverá ser gerada pelo Programa Gerador da DIRF, apresentada por meio do programa Receitanet, disponível no site da Receita Federal do Brasil na Internet, com o uso do Certificado Digital (Certificado Digital é a identidade digital da pessoa física e jurídica no meio eletrônico).

A transmissão da Dirf efetuada com o Certificado Digital possibilitará à Igreja acompanhar o processamento da declaração por intermédio do site da Receita Federal do Brasil, na Internet.

Obrigatoriedade

Elis explica que a legislação não libera exceção para igrejas. “Se a igreja pagou ou creditou se imposto de renda deverá apresentar. É comum as igrejas pagarem prebenda aos pastores que está sujeito a imposto de renda, mesmo que em apenas um mês ocorreu a retenção deverá apresentar”. 

As Igrejas e demais pessoas obrigadas a apresentar a DIRF deverão informar todos os beneficiários de rendimentos. “Isso relacionado a todos os beneficiários e valores pagos a estes, inclusive retenções previdenciárias e imposto de renda e pensão alimentícia caso tenha. Informar se pagou assistência médica coletivo empresarial”, orienta Elis.

O que acontece se não enviar a DIRF?

A falta de apresentação da Dirf no prazo fixado ou a sua apresentação após o prazo está sujeita a multa, mínima, de 500 reais, sendo passível de redução pela metade quando apresentada espontaneamente. “Além de impedimentos relativos à certidão na receita federal”, explica a contadora.

Quando a Igreja ou demais Instituições sem fins lucrativos estiverem obrigadas a apresentação da Dirf e não a fizerem, poderão ficar com pendências junto à Receita Federal do Brasil. Podendo, inclusive, ficar com o CNPJ inapto, bem como impossibilitado de obter Certidão Negativa de Débitos junto à Receita Federal do Brasil, dificultando, assim, a abertura e manutenção de contas bancárias, obtenção de financiamentos, compra e venda de veículos e de bens imóveis.

As Igrejas e as demais pessoas declarantes deverão manter todos os documentos contábeis e fiscais relacionados com o Imposto sobre a Renda ou contribuições retidas na fonte, bem como as informações relativas a beneficiários sem retenção de Imposto sobre a Renda ou de contribuições na fonte, pelo prazo de cinco anos, contados da data da apresentação da Dirf à Receita Federal do Brasil.

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Dória recua e reconhece igrejas como atividade essencial

Na quinta-feira, 25, Dória havia vetado atividades religiosas como serviço essencial em SP e agora voltou atrás na decisão. Saiba mais!

Suprema Corte EUA: autoridades não podem impedir o culto

Decisão do Tribunal é uma resposta a dois processos movidos por igrejas devido às restrições no estado. Saiba mais!

Igreja de SP será ponto de vacinação de covid-19

A vacinação contra a covid-19, em idosos acima de 90 anos em São Paulo, vai começar na próxima segunda-feira, 8. Saiba mais!

EUA: Igrejas cedem espaço para alunos estudarem

Com escolas fechadas, igrejas dos EUA estão cedendo espaço aos alunos para ensino remoto. Saiba mais!

SOS Manaus! O Brasil se comove com o Amazonas

Além de empresas e artistas de todo o Brasil, igrejas evangélicas e instituições cristãs estão oferecendo apoio espiritual e ajuda material para Manaus (AM), que vive uma crise sanitária de covid-19. Saiba mais!

MS: Pastores vão ao MP para evitar fechamento de igrejas

Consideradas serviços essenciais durante a pandemia da covid-19, as igrejas podem funcionar com limitações e medidas de biossegurança em Mato Grosso do Sul. Saiba mais!

Comunhão Digital

- Publicidade -

Fique Por Dentro

Voluntariado no exterior para jovens universitários; Saiba mais!

Organização IYF abre inscrições de voluntariado no exterior para jovens universitários A Organização International Youth Fellowship- IYF(comunhão internacional de jovens), é uma organização com base...

Franklin Graham no Brasil para o “Esperança Rio 2021”

Lançamento do "Esperança Rio 2021" será em Maio e em dezembro a ação evangelística, que terá participação do evangelista Franklin Graham. Saiba mais!

Deive Leonardo ministra em São Paulo fim de semana

O evangelista Deive Leonardo retorna com suas apresentações na capital Paulista nesta sexta-feira, 19 e neste sábado, em Barueri (SP). Saiba mais!

Começou a 23ª edição da Consciência Cristã; Saiba mais!

Consciência Cristã inicia hoje e reúne evangélicos para debater educação, fé, ciência e justiça social. Saiba mais!
- Publicidade -

Plugue-se

SBB: levando a Palavra para hospitais e presídios do Brasil

Campanha da SBB quer criar uma rede de apoio com igrejas e capelanias para que a Palavra de Deus alcance vidas e leve esperança a hospitais e presídios do Brasil. Saiba mais!

Irmão Lázaro tem melhora em seu quadro de saúde

Assessoria do vereador informou que irmão Lázaro apresentou melhora na oxigenação. Ele está internado com covid-19. Saiba mais!

Natthália Gonçalves e sua admiração pelas histórias bíblicas

A atriz mirim, Natthália Gonçalves interpreta a personagem Chaya, na novela Gênesis, que é exibida pela TV Record

Deive Leonardo grava primeira série do ano em Florianópolis

Com o tema "Alvorecer", a primeira série gravada de Deive Leonardo promete levar a esperança de um recomeço e de um novo dia. Evento acontece no próximo sábado, 27. Saiba mais!