Momento global em favor do Meio Ambiente

Foto: Reprodução

Igrejas, escolas e associações são convocadas para mudanças de hábitos e ações coletivas em favor da causa ambiental

Começou na última segunda (03) e vai até domingo (9), a campanha Renovar Nosso Mundo – Brasil, que promove o Momento Global sobre Lixo e Resíduo Plástico. A mobilização acontece na semana em que se comemora o Meio Ambientem a fim de chamar atenção para o problema.

A campanha destaca a questão do lixo e resíduos de forma global, sua relação com outras questões, como a qualidade de vida das pessoas, bem como as medidas que os cristãos podem adotar para abordar o tema por meio de mudanças de hábitos individuais e ações coletivas.

Uma das ações é fazer lobby junto a empresas que produzem resíduos plásticos gerados por seus produtos assumam a responsabilidade para não poluir o ambiente.

Uma carta assinada por dezoito organizações foi enviada (via e-mail e Correios) para os CEOs e para os responsáveis pela área de sustentabilidade das quatro empresas. Entre outras coisas, a carta pede que até 2020 essas empresas relatem o número de unidades de produtos plásticos de uso único que usam e vendem no Brasil; que reduzam essa quantidade pela metade até 2025 e passem a usar materiais ecologicamente sustentáveis

A carta foi acompanhada do relatório “Não há tempo a perder”, com dados globais sobre lixo e resíduos. Segundo o relatório, entre 400 mil e 1 milhão de pessoas morrem a cada ano nos países em desenvolvimento devido a doenças relacionadas com os resíduos mal geridos – uma pessoa a cada 30 segundos. O estudo foi produzido pela Tearfund, pela Fauna & Flora International (FFI), pela WasteAid e pelo Institute of Development Studies (IDS).

Momento Global

Igrejas, organizações e pessoas são convidadas a participar do Momento Global. Uma das formas de se envolver é assinando a Petição Online para que a Coca-Cola, a PepsiCo, a Nestlé e a Unilever assumam a responsabilidade pelos resíduos plásticos de seus produtos.

Igrejas podem incluir em suas reuniões momentos de oração, realizar uma liturgia sobre o cuidado da criação (veja um modelo aqui) e incentivar pessoas a assumirem um estilo de vida mais sustentável. Pequenos grupos da igreja, da escola ou da comunidade podem promover caminhadas e limpeza em locais como praças, praias, parques, etc.

Veja


Leia mais

Sustentabilidade: uma questão de ética e espiritualidade
Dia mundial do Meio ambiente – ações podem preservar o planeta

Aproveite as promoções especiais na Loja da Comunhão!