30.5 C
Vitória
sexta-feira, 4 dezembro 2020

Igrejas incendiadas no Chile: “repudiável”, diz Marco Cruz

Leia também

Com fim do auxílio, desigualdade pode voltar aos anos 80

O auxílio diminuiu a diferença de renda entre os mais pobres e os mais ricos, o que pode ser verificado pela redução do índice de Gini

Transformador reserva é enviado a Macapá

O Ministério de Minas e Energia, revelou que a empresa tem sinalizado que o equipamento pode ser ligado ainda na segunda quinzena deste mês

‘Rachadinha’ é empecilho para candidatura de Arthur Lira

As investigações apontam que a "rachadinha" na Assembleia de Alagoas ocorreu, em parte, quando Lira ocupava um cargo no Legislativo estadual

O secretário-geral da Portas Abertas, chamou os ataques as igrejas do Chile no domingo, 18, de “reprovável”. Organização atua há mais de 65 anos no apoio a cristãos perseguidos em mais de 70 países

Os protestos de domingo (18) no Chile que vandalizaram igrejas, levaram a polícia a prender 580 pessoas no centro de Santiago. Os eventos foram convocados para comemorar um ano do início das manifestações sociais no país e reuniu 30 mil pessoas.

A Portas Abertas, organização que apoia cristão perseguidos em mais de 70 países, há mais de 65 anos, também luta pela liberdade religiosa em todos os países. Segundo Marco Cruz, secretário-geral da Portas Abertas, os ataques a igrejas cristãs devem ser vistos com cuidado e sempre contextualizando os momentos.

“Qualquer ataque contra a igreja deve ser condenado. O que aconteceu no Chile é repudiável e reprovável. Independentemente de ideologia política ou dos objetivos dos manifestantes. Caso isso não seja investigado e combatido, a liberdade de expressão de fé e pensamento pode correr risco.

Isso é válido para os cristãos quanto para qualquer outra expressão de fé. A liberdade religiosa é um direito social (das pessoas e comunidades) e público (de todo um povo). Essas manifestações de cunho político devem ser observadas e monitoradas”.

Perseguição cristã

O Chile é reconhecidamente um país livre de perseguição religiosa a cristãos. Segundo a pesquisa realizada pela Portas Abertas anualmente, que resulta na Lista Mundial da Perseguição, que classifica os 50 países mais perseguidos no mundo, o Chile não configura pontuação necessária para constar do ranking.

Mas outros países da América Latina estão no ranking e os cristãos enfrentam a perseguição sistemática, como Cuba, Colômbia (que enfrenta perseguição em áreas em que as guerrilhas e narcotraficantes detêm o controle político e econômico), México (em regiões como Chiapas e Ohaca, que são perseguidas pelo tradicionalismo indígena).

marco_cruz
Marco Cruz, secretário-geral da Portas Abertas. Foto: Portas Abertas

Outros países latino-americanos monitorados pela Portas Abertas, com movimentos crescentes contra cristãos, são: Venezuela, Bolívia, Nicarágua, El Salvador, são foco dos estudos, monitoramento, para uma possível atuação mais concreta da organização. “Estamos trabalhando pelos cristãos da América Latina e para que a liberdade religiosa seja totalmente respeitada nesses países”, afirma Cruz.

Outros países, livres de perseguição religiosa na América Latina, como o Brasil, Argentina, Paraguai e outros, há uma questão se a liberdade nesses países está totalmente garantida, depois desses ataques no Chile.

Liberdade religiosa?

Segundo Cruz, não é possível afirmar que a liberdade religiosa no Chile está afetada por causa de uma única manifestação.

“Isso só não pode se tornar recorrente, pois daí, sim, teremos um incidente de perseguição religiosa sistemática, mas por isso devemos estar alertas e sempre contextualizar o momento. Se houver manifestações no Brasil ou qualquer outra país, que culmine em incêndios de igrejas ou outros patrimônios religiosos, teremos um ponto de atenção e de atuação da Portas Abertas”, alerta.

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Rodolfo Abrantes canta “Temos Tempo”

Além de um clipe no Youtube, canção, que tem autoria de Rodolfo Abrantes, está disponível em todas as plataformas de música

Fé contra a covid-19

Em Cariacica (ES), a vida de um pastor, que está na batalha contra a covid-19 há 22 dias, estimulou um grupo de evangélicos a orar em frente ao hospital. Saiba mais!

Anderson Freire e Elaine Martins em Humilde Rei

Foi a primeira vez que os cantores gravaram juntos

Wilson Witzel é batizado em igreja evangélica

O batismo ocorreu um dia antes de Witzel protocolar sua defesa no tribunal misto, que julga o processo de impeachment dele. Saiba mais!

Da Cracolândia para missões

Conhecida como a ex-bruxa da Cracolândia, Silvia Regina escreve mais um capítulo de sua história ao receber o diploma de missões. Saiba mais!

Valdemiro Santiago em crise financeira e familiar

Desde que teve os bens penhorados pela justiça, fundador e líder da Igreja Mundial, Valdemiro Santiago, tem passado por uma crise financeira e agora familiar. Saiba mais!

Comunhão Digital

- Publicidade -

Fique Por Dentro

Conferência Paixão pela Juventude 2020

Realizado pela Juventude Batista Brasileira, evento será online e acontece em duas datas. A primeira será neste sábado, 28, e a segunda, dia 5 de dezembro. Saiba mais!

Miniconferência on-line: “Fé e Ciência para Corpos e Mentes”

Cientistas cristãos brasileiros respondem questões de fé e ciência para corpos e mentes. Tema será abordado na mini Conferência online. Saiba mais!

Seminário de ciências bíblicas em edição virtual; começa hoje

Realizado há 20 anos pela Sociedade Bíblica do Brasil, evento incentiva o estudo e capacita líderes sobre o uso da Bíblia.

Grandes artistas do Brasil no “BH profetiza”

Realizado pela cantora Camila Campos, O BH profetiza vai reunir diversos cantores, entre eles Weslei Santos, Gai Sampaio, pastora Helena Tannure e outros. Evento será transmitido ao vivo, nesta terça-feira, 17 
- Publicidade -

Plugue-se

Novo álbum musical do Missionário R. R. Soares

O álbum "Em O nome de Jesus", com 12  músicas inéditas, foi lançado depois de cinco anos. Primeiro single do projeto está disponível em todas as plataformas e Youtube

Wilson Witzel é batizado em igreja evangélica

O batismo ocorreu um dia antes de Witzel protocolar sua defesa no tribunal misto, que julga o processo de impeachment dele. Saiba mais!

3 palavrinhas é indicado ao premio Gerando Salvação

Na categoria “Projeto Infantil”, o 3 palavrinhas, que é considerado o maior canal infantil gospel do mundo, concorre ao lado de Aline Barros e outras estrelas do segmento. Saiba mais!

Saiba mais sobre o cristianismo em alguns livros

No Dia do Evangélico Comunhão selecionou 10 livros para estudar e conhecer mais sobre o cristianismo. Saiba mais!