back to top
24.9 C
Vitória
quinta-feira, 23 DE janeiro DE 2025

Igrejas acolhem vítimas das chuvas no Sul

solidariedade_tragédia_rs
Mesmo com diversos templos atingidos pelas cheias, essa rede cristã de solidariedade vem encontrando espaços e cada vez mais voluntários - Foto por: Julio Ferreira - PMPA

Mesmo com diversos templos atingidos pelas inundações, a rede cristã de solidariedade move crentes de diversas denominações

Por Daniel Hirschmann

A tragédia climática que se abateu sobre o Rio Grande do Sul gerou uma onda de solidariedade e mobilização em todo o Brasil, com a formação de uma rede de auxílio e compaixão. Nesse cenário, igrejas e instituições evangélicas estão se unindo para ajudar o povo gaúcho, manifestando o amor de Cristo.

As iniciativas abrangem acolher desabrigados nos templos, fornecer alimentos, água e outros recursos às famílias e aos voluntários, além de dar suporte espiritual e psicológico aos afetados. Mesmo com diversos templos atingidos pelas inundações, essa rede cristã de solidariedade, que move crentes de diversas denominações, vem encontrando espaços e cada vez mais voluntários para auxiliar no socorro às vítimas da tragédia.

- Publicidade -

Convenção Batista

A Convenção Batista Brasileira (CBB) tem missionários e voluntários atuando em localidades atingidas, para atender às necessidades mais urgentes da população. Há representantes das igrejas batistas prestando ajuda e socorro em cidades da Grande Porto Alegre, como Canoas e São Leopoldo, além da própria capital gaúcha. Também há missionários em ação em Rolante, Santo Antônio da Patrulha, Arroio dos Ratos e Taquara, entre outros municípios.

“Além disso, abrimos inscrições para voluntariado, que já foram preenchidas. Inicialmente, enviaremos 60 voluntários, através da Junta de Missões Nacionais. E, em breve, a Carreta Missionária estará no Rio Grande do Sul, para apoiar o trabalho”, informa a CBB.

Igreja Cristã Maranata

A Igreja Cristã Maranata (ICM) está utilizando os seus Maanaíns, onde ocorrem as reuniões, como pontos de alojamento para pessoas desabrigadas pelas chuvas no Rio Grande do Sul. A ICM também está fornecendo alimentos, água e outros itens necessários aos atingidos pela tragédia. Como o Rio Grande do Sul está com problemas de abastecimento, a ICM está levando mantimentos, roupas e agasalhos a partir do Paraná e Santa Catarina.

Nesta semana, um carro com suprimentos de emergência partiu de Florianópolis (SC) em direção ao Maanaim de Porto Alegre, levando itens essenciais para os atingidos pela tragédia. Entre as doações, estavam 500 litros de água mineral, 1.200 litros de leite integral, 720 caixinhas de achocolatado, além de sabonetes, absorventes, creme dental e caixas de Ivermectina.

Agência Adventista

A Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais (Adra), da Igreja Adventista do Sétimo Dia, também está mobilizada para dar assistência às vítimas no Rio Grande do Sul, oferecendo apoio alimentar, lavagem de roupas e suporte psicológico. No domingo (05/5), chegou à região afetada a Carreta Solidária, unidade móvel com capacidade para preparar 1,5 mil refeições por dia, lavar e secar 105 quilos de roupa por turno e oferecer atendimento psicossocial à comunidade.

A carreta ficará no Parque da Oktoberfest, em Igrejinha, por 15 dias, podendo ser deslocada para onde houver maiores necessidades. O veículo também servirá de ponto de arrecadação de doações de alimentos, roupas, água e itens de limpeza e higiene pessoal.
O diretor da Adra Brasil, Fábio Salles, enfatizou a importância do apoio e da solidariedade nacional e internacional para superar os efeitos dos temporais. “Nossa resposta às emergências reflete nosso compromisso inabalável com a dignidade humana e o bem-estar das populações vulneráveis”, afirmou.

Assembleia de Deus

A Assembleia de Deus no Brasil lançou a campanha SOS Rio Grande do Sul – “a maior ação social já vista na história da igreja” –, que até agora já resultou em milhares de roupas arrecadadas e toneladas de alimentos distribuídos e servidos desde o início das enchentes. A campanha ajuda com ofertas voluntárias de dinheiro e doação de alimentos, água, roupas, colchões, toalhas, travesseiros e produtos de higiene pessoal aos necessitados.
O Conselho de Ação Social da Convenção de Igrejas Evangélicas e Pastores da Assembleia de Deus no Rio Grande do Sul (Ciepadergs) está arrecadando itens doados nas igrejas de municípios como Santa Rosa, Passo Fundo, Rosário do Sul, Itaara e Sapucaia do Sul. A assembleia de Deus teve diversos templos inundados pelas águas em municípios gaúchos, mas também tem acolhido desabrigados em templos que não foram atingidos.

Aliança Evangélica

A Aliança Evangélica Cristã Brasileira está atuando em três cidades-base – Lajeado, Caxias do Sul e Gravataí –, a partir de onde trabalha em outros nove municípios – Novo Hamburgo, Vila de Santo Antônio, São Leopoldo, Gravataí, Igrejinha, Taquara, Sapiranga, Canoas, Eldorado, Estância Velha, Volta e Dois Irmãos.

A organização, que reúne representantes de diversas denominações, conta que mais de 300 voluntários estão se deslocando para ajudar nesses locais, além daqueles que já estão alocados em pontos atingidos pelas cheias. Também está recebendo caminhões com doações. “Precisamos de produtos de limpeza, primeiros socorros, cobertores e evitem mandar roupas nesse momento, pois isso cria uma situação complicada”, diz o presidente da Aliança, Olgálvaro Junior, em vídeo no Instagram.

Também pelo Instagram, o diretor-executivo da Aliança Evangélica, Cassiano Batista da Luz, explicou que a mão de obra é a maior necessidade neste momento. A Aliança precisa de profissionais voluntários nas áreas de fotografia, produção audiovisual e filmmaker, por exemplo, para produção de imagens, tanto para prestar contas quanto para seguir na mobilização. Outra necessidade é de pessoal para ajudar na remoção de entulhos nos locais afetados.

Presbiteriana

O Conselho de Ação Social (CAS) da Igreja Presbiteriana do Brasil (IPB) está ajudando com doações financeiras para arrecadar alimentos, água e itens emergenciais para as famílias. As doações podem ser feitas para o pix da Igreja presbiteriana de Canoas.

Receba notícias no seu WhatsApp

Receba as novidades no seu e-mail

Acompanhe nosso canal no Google news

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Publicidade

Comunhão Digital

Publicidade

Fique por dentro

RÁDIO COMUNHÃO

VIDA E FAMÍLIA

- Publicidade -