26 C
Vitória
sexta-feira, 29 março 2024

Igrejas europeias preparadas para receber refugiados da Ucrânia

Refugiados ucranianos chegam à fronteira com a Polônia - Foto: Czarek Sokolowski/AP

Somente no Reino Unido mais de mil abriram as portas para acolher ucranianos. O número de refugiados espalhados por vários países soma mais de 3 milhões

Por Patricia Scott 

O número de refugiados da Ucrânia em decorrência da guerra provocada pela Rússia já soma 3.063.095 até o último dia 15 de março. A informação é da Agência da ONU para Refugiados (ACNUR). “A escalada do conflito na Ucrânia causou a destruição da infraestrutura civil e vítimas civis, forçando as pessoas a fugir de suas casas em busca de segurança”, ressaltou a agência.

Vale salientar que a fuga da Ucrânia se tornou a maior crise migratória no continente europeu desde a Segunda Guerra Mundial. Essa realidade significa um desafio para os governos locais, empresas, instituições e igrejas. A Polônia é o país vizinho que recebe o maior número de refugiados (mais de 1 milhão estimados em 10 de março), seguido pela Hungria e Eslováquia (ambos com cerca de 200.000), Moldávia (80.000) e Romênia. Estima-se que cerca de 100.000 também devem ter tomado a rota para a Rússia e a Bielorrússia.

Países da Europa Central e Ocidental já estão recebendo refugiados. A República Tcheca divulgou que tenta organizar centros de acolhimento. Isto porque pelo menos 100.000 ucranianos já chegaram ao país de carro ou trem. Dez dias após o início da invasão, a Alemanha acolheu 30.000 refugiados, a Itália cerca de 25.000., o país possui uma das maiores comunidades ucranianas. Já a França conta com cerca de 2.500 refugiados. Centenas também começavam a chegar à Espanha e Portugal. Espera-se que, nas próximas semanas, o número total de pessoas que fogem da Ucrânia chegue a 4 milhões.

- Continua após a publicidade -

Igrejas acolhedoras
Um pequeno número de ucranianos chegou ao Reino Unido até o momento. A plataforma Welcome Churches, que apoiando os afegãos nos últimos meses, abriu um novo site para refugiados ucranianos. O objetivo da iniciativa é ajudá-los a se integrar no Reino Unido, oferecendo conexão com igrejas, centros educacionais, assistência médica e oportunidades de trabalho.

Igrejas europeias preparadas para receber refugiados da Ucrânia
Polônia: Igreja Batista recebe refugiados – Foto: Reprodução/Igreja Batista Chelm

A Sanctuary Foundation, criada pelo Dr. Krish Kandiah, está mobilizando organizações, além de pessoas, que desejam apoiar os recém-chegados da Ucrânia. Kandiah afirmou que a fundação está buscando recursos para mobilizar o maior número de pessoas para ajudar os recém-chegados, além de treinamento e apoio aos anfitriões.

“Esperamos e oramos para que isso faça uma grande diferença para os refugiados ucranianos que vêm para o Reino Unido, mas também que encoraje nossos irmãos e irmãs na igreja ucraniana. Obrigado às mais de 1.000 igrejas e indivíduos cristãos que estão tornando tudo isso possível”, ressaltou Krish Kandiah.

Com sede em muitos países europeus, organizações evangélicas oferecem ajuda aos refugiados ucranianos. Na Suíça, por exemplo, em um esforço conjunto de mais de 50 igrejas e 300 famílias, cerca de 1.500 leitos estão prontos para o primeiro acolhimento de ucranianos.

Uma rede evangélica de famílias foi montada na Espanha para acolher refugiados. Em várias cidades, igrejas ofereceram as instalações para acolher os refugiados. O pastor ucraniano, Roman Zelenski, durante um encontro de oração pela paz em Barcelona, frisou: “Ore para que a ajuda que foi coletada chegue aos lugares onde é necessária. Ore para que as balas e os projéteis não cheguem. Oremos pela Ucrânia e também pela paz na Terra e, sobretudo, nos nossos corações. Todos nós precisamos”.

Com informações Evangelical Focus e Christian Today 

 

 

 

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Publicidade

Comunhão Digital

Publicidade

Fique por dentro

RÁDIO COMUNHÃO

VIDA E FAMÍLIA

- Publicidade -