26.6 C
Vitória
quinta-feira, 13 agosto, 2020

Igrejas no combate ao Ebola no Congo

Leia também

Bater ponto de trabalho a distância vira questão com pandemia

A Reforma Trabalhista de 2017 regulamenta o teletrabalho como uma prestação de serviços fora das dependências do empregador

Câmara deve votar projeto sobre recuperação judicial na semana que vem

O adiamento da votação foi proposto pelo presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), no plenário

São Paulo quer ser a Capital Mundial do Livro em 2022

O ano de 2022 vai ser importante para a cidade, quando será celebrado o centenário da Semana de Arte Moderna com uma extensa agenda de eventos

Organização cristã World Relief orienta as igrejasa identificarem os casos de ebola no país. “Estamos trabalhando duro na defesa e conscientização da doença”, disse Charles Franzen

O surto de Ebola tornou-se desenfreado na República Democrática do Congo, com a declaração de epidemia feita pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Virou uma emergência de saúde pública oficial de preocupação internacional.

A organização cristã World Relief resolveu fazer diferente para combater o surto causado pelo vírus Ebola no país. Cerca de 300 igrejas se uniram à ONG ajudar na identificação dos casos.

O diretor de ajuda humanitária e resposta a desastres da World Relief, Charles Franzen, disse que o trabalho conjunto no Congo é para conscientizar sobre o perigo do vírus altamente infeccioso.

“Através de sermões e treinamento com conselhos de liderança e comitês nas igrejas, as mensagens sobre o Ebola estão sendo espalhadas pelas congregações”, explicou Franzen em entrevista ao Christian Post.

Segundo Franzen, as igrejas estão localizadas em Kivu do Norte, no território de Djugu e na província de Ituri, onde a situação é pior. Quase 1.800 pessoas morreram na área que tem mais de 2.500 infectados.

“O principal problema em parar a doença é que a equipe médica precisa ser capaz de rastrear cada contato que uma pessoa infectada teve durante o período infeccioso”, disse.

Conheça a World Relief 

Quem tiver em contato com a doença são colocadas em quarentena até que o perigo termine ou elas comecem a apresentar sintomas, e nesse caso elas são tratadas.

Outra dificuldade enfrentada é que as equipes de ajuda humanitária enfrentam interrupções entre facções e tribos na região. Muitos médicos foram espancados e outros mortos. Alguns centro de Ebola foram saqueados e destruídos.

“Não é fácil para nós rastrear todos os contatos conhecidos de uma pessoa infectada ‘por trás das linhas’, por assim dizer, porque o perigo de se tornar uma vítima é muito grande”, explicou.

Surto 

Em um comunicado de imprensa, o diretor geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus declarou. “É hora de o mundo tomar conhecimento e redobrar nossos esforços. Precisamos trabalhar juntos em solidariedade com a RDC para acabar com este surto e construir um sistema de saúde melhor”.

Franzen incentivou as igrejas de fora do país a apoiar organizações sem fins lucrativos como a World Relief para combater o ebola. “Uma das melhores maneiras de a igreja combater o Ebola no Congo é fornecer assistência àqueles que estão prestando assistência e tratamento, como a World Relief. Estamos trabalhando duro na defesa e conscientização da doença, combatendo boatos, treinando voluntários para atender casos primários e ajudar na gestão”, declarou.

*Com informações de Christian Headlines e Christian Post


Leia mais

Ebola: Salvando vidas através do voluntariado
Pastor morre de ebola no Congo
Congo passa por surto de ebola mais letal da história

- Continua após a publicidade -

Comunhão Digital

- Continua após a publicidade -

Fique Por Dentro

2ª Jornada virtual de estudos em direito e religião

O tema da jornada virtual será Cristãos e o poder: equilíbrio possível? Evento virtual será realizado entre os dias 17 a 21 de agosto

Canta Recife Experience com Rodolfo Abrantes e esposa

O Canta Recife Experience é o primeiro evento drive-in cristão do Nordeste. Saiba mais!

Semana de lives da Consciência Cristã 2021; Confira as datas!

O tema das lives, que acontece de hoje, 3, até sábado, 8, é "Feitos à imagem de Deus", que será a abordagem do Consciência Cristã 2021

Helena Tannure e Alda Célia no Congresso Vitoriosas

É a terceira edição do evento, que é voltado para mulheres. O tema do Congresso Vitoriosas 2020 será Transformadas. Saiba mais! 

Plugue-se

Quarteto Gileade alcança 100 mil inscritos no Youtube

O prêmio do YouTube foi conquistado no mês de abril e, atualmente, o canal Quarteto Gileade conta com 125 mil inscritos

Em testemunho de fé, ex miss-universo, Dayana Mendoza se batiza

Dayana Mendoza revelou que encontrou em Jesus as respostas que precisava para sua vida

Baltazar, o atacante brasileiro “artilheiro de Deus”

Conhecido como Baltazar, o "artilheiro de Deus", foi destaque na década de 80, atuando pelo Grêmio de Porto Alegre e hoje, aos 61 anos é pastor e empresário. Conheça essa história!

“Entre a vingança e o perdão”: superando as dificuldades

Deus e perdoa, e você? Embarque nessa viagem sobre superação e perdão com “Entre a vingança e o perdão”