24.7 C
Vitória
sábado, 16 janeiro 2021

Mais ações sociais e menos evangelismo

Um estudo feito no Reino Unido constatou que as agências missionárias mais novas se empenham mais nos esforços sociais do que no envio missionário.

Organizações missionárias mais recentes são mais propensas a se concentrar em projetos de ações sociais do que na proclamação do Evangelho, de acordo com um estudo compilado por Eddie Arthur, da Wycliffe Bible Translators.

O estudo analisou o setor de agências missionárias no Reino Unido e descobriu que as organizações estabelecidas depois de 1971 eram menores em tamanho do que suas antecessoras, tanto financeiramente quanto em termos de escopo, e menos propensas a serem evangelísticas.

Constatou-se que as agências missionárias históricas ofereciam mais oportunidades de missão a longo e curto prazo e eram mais ativas no envio de missionários. Eles também tinham um amplo foco mundial.

Igreja americana usa criatividade para solidariedade

Por outro lado, as organizações mais novas eram mais propensas a se envolver em apenas um ou dois projetos de ação social, realizados em um único local.

Apesar da proliferação de agências missionárias menores após este período, Arthur disse que elas estavam tendo um “impacto limitado no setor como um todo”. Elas também recebem uma parcela menor de doações de cristãos.

“Esse padrão é uma indicação de quais agências o público cristão britânico está interessado em apoiar”, disse Arthur.

Na amostra de 144 agências analisadas para o estudo, apenas 51 organizações foram estabelecidas antes de 1970. Dentre o total de organizações missionárias, apenas 49 das agências pesquisadas (34%) realmente enviaram missionários.

O estudo prevê que o ministério evangelístico em grande escala por parte das agências missionárias continuará diminuindo no futuro.

“O movimento que se afasta do evangelismo para investir em ação social continuará. Embora várias agências de médio porte mantenham um foco evangelístico, estas são as agências que provavelmente continuarão enviando missionários do Reino Unido, enquanto outras agências provavelmente não irão continuar enviando missionários”, disse o pesquisador.

Arthur também avalia que a “estagnação” da igreja evangélica britânica provavelmente contribuiria para os desafios financeiros das agências missionárias e dificultaria o recrutamento de missionários.

“É provável que muitas outras agências pequenas e empreendedoras, concentradas em um projeto em um único local, passem a existir”, observa. “No entanto, essas agências serão apoiadas por aqueles que estão próximos a elas e terão um impacto limitado no setor como um todo”.

*Com informações de Christian Today


Leia mais

A Igreja pode ampliar sua relevância na comunidade
Transformação social a partir da igreja
A igreja flutuante

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Sobreviventes do Holocausto serão vacinados contra covid-19

Vacinas serão fornecidas por Israel. Os sobreviventes do Holocausto vão receber equipes médicas e voluntários em sua casa. Saiba mais!

Morre o pai da cantora Cassiane

O anúncio de sua morte foi feito pelas redes sociais de Cassiane. As causas da morte ainda não foram reveladas pela família. Saiba mais!

MS: Pastores vão ao MP para evitar fechamento de igrejas

Consideradas serviços essenciais durante a pandemia da covid-19, as igrejas podem funcionar com limitações e medidas de biossegurança em Mato Grosso do Sul. Saiba mais!

Meninas cristãs soterradas em terremoto na Indonésia

Mesmo soterradas as duas meninas passam bem e estão conversando com a equipe de resgate, mas ainda não foram retiradas dos escombros. Saiba mais!

Mais brasileiros voltaram a igreja nos últimos meses

Pesquisa apontou que dobrou o número de brasileiros que voltaram aos cultos presenciais em igrejas do Brasil, nos últimos 3 meses. Saiba mais!

3 palavrinhas e seus bonecos exclusivos

Pensados para garantir a diversão das crianças, os bonecos Sarah, Davi e Miguel já estão disponíveis no mercado

Comunhão Digital

- Publicidade -

Fique Por Dentro

Encontro para a Consciência Cristã em fevereiro; Saiba mais!

Pela primeira vez em mais de duas décadas, o tradicional encontro para a Consciência Cristã será realizado online.

The Send online será neste sábado, 9

Um dos maiores eventos de louvor, adoração evangelismo no mundo, o The send, costuma reunir milhares de pessoas. Saiba mais!

Passion Conference no último dia do ano; Saiba mais!

O cantor Fernandinho é o único artista brasileiro a participar da Passion Conference. Saiba mais!

Aulas criativas e transformadoras sobre a Bíblia

Para quem ensina a Bíblia, mas tem dificuldade no preparo das aulas, um workshop gratuito será apresentado pelo pastor Lécio Dornas, em janeiro. Saiba mais!
- Publicidade -

Plugue-se

Morre o pai da cantora Cassiane

O anúncio de sua morte foi feito pelas redes sociais de Cassiane. As causas da morte ainda não foram reveladas pela família. Saiba mais!

Juliano Son e seu “Voaremos”

Em parceria com Júlia Vitória, o artista inicia 2021 desejando novos vôos ao vento do Espírito Santo. Saiba mais!

Larry e Devi Titus em a vida a dois como você nunca viu!

Em "Ele diz, ela diz", Larry e Devi Titus traz uma abordagem inovadora, dedicada a casais em que marido e mulher têm personalidade marcante e atuam em alguma esfera de liderança

Amanda Wanessa apresenta melhoras em seu quadro de saúde

Cantora sofreu um acidente grave na semana passada. Nas redes sociais, família informou que Amanda Vanessa está sem sedativos e com a pressão normal. Saiba mais!