26.7 C
Vitória
sexta-feira, 18 setembro 2020

Igreja: é ou não serviço essencial durante a pandemia?

Leia também

Lava Jato denuncia Cabral e Bezerra por propinas em contratos do DER

Segundo a peça, registros contábeis apreendidos com o operador de Cabral na Calicute mostram que Maciste efetuou, entre 2011 e 2017

Edital convoca peritos médicos para trabalho presencial em agências do INSS

Nesta quinta-feira, 17, o diretor-presidente da ANMP, Luiz Argolo, informou que os peritos não haviam sido convidados para as inspeções nas agências para verificar as medidas de segurança contra a covid-19

Mortes por acidentes de trânsito em SP têm menor índice da história, diz Detran

A queda inédita também se reflete no número de atropelamentos, que chegou a 758 vítimas fatais neste ano, contra 1.196 em 2015, ou seja 37% a menos de óbitos

No ES, um projeto de lei propõe como essencial funcionamento de igrejas. Medida teria validade durante vigência de estado de calamidade pública. Em várias partes do Brasil, templos já foram reabertos

Por Priscilla Cerqueira

Desde o início da pandemia se discute se a igreja é ou não considerada serviço essencial. Por conta da pandemia, no Brasil inteiro elas passaram a transmitir seus cultos e missas pela internet. Mas no final de maio, o governo do Paraná liberou a reabertura de igrejas e templos religiosos no Estado. Foi a pioneira no país.

A lei, proposta por deputados da bancada evangélica da Assembleia Legislativa, estabelece esses espaços como locais de “atividade essencial”.

A exemplo do Paraná, as igrejas e os templos do Distrito Federal, fechados desde o dia 19 de março, reabriram no dia sete de junho. A retomada das atividades foi permitida por um decreto publicado pelo governador Ibaneis Rocha (MDB), no sábado, 30 de maio.

No entanto, nem todos terão encontros coletivos imediatamente. Para funcionar, em meio à pandemia do novo coronavírus, as atividades religiosas deverão seguir algumas regras. Decreto estabelece obrigatoriedade do distanciamento, uso de máscaras e proíbe participação de crianças e idosos. Templos contam com número reduzido de fiéis.

Espírito Santo

Já no Espírito Santo, tramita na Assembleia Legislativa do Estado um projeto de Lei, que determina que seja considerado essencial o funcionamento de igrejas e templos de qualquer culto no estado durante período de calamidade pública. Porém, o número de pessoas presentes nesses locais poderá ser limitado.

A medida é de autoria dos deputados Delegado Danilo Bahiense (PSL) e Pastor Marcos Mansur (PSDB). Na justificativa, a proposta considera que as igrejas e demais templos exercem atividade que pode ser considerada essencial à manutenção da tranquilidade espiritual da sociedade em um momento de crise de toda ordem provocada pela pandemia da Covid-19.

“É certo que as igrejas e demais templos exercem papel fundamental na sociedade, mormente em períodos de dificuldades como a que vivemos atualmente. A palavra sagrada, direcionada àqueles que buscam um socorro da alma, é fundamental neste momento de grave conturbação social provocada pelo isolamento, pelas dificuldades financeiras enfrentadas pela sociedade de modo geral”, consta na justificativa da matéria.

Pastores defendem

“Apoio totalmente essa propositura e veio numa boa hora. A pandemia não tem efeito somente do vírus em si, mas na área mental, emocional e espiritual na vida das pessoas, que precisam de amparo nessas áreas. E as igrejas tem condições de prestar esse serviço que já realizam, e pode, de uma forma especial, amenizar esse momento que passa a sociedade. É muito importante o papel das igrejas”, destacou o pastor Evaldo dos Santos, da Primeira Igreja Batista da Praia da Costa, em Vila Velha (ES).

No Espírito Santo, os evangélicos representam 1 milhão e 600 mil pessoas. Para o pastor Álvaro Lima, presidente da Conselho Estadual das Igrejas Evangélicas do Espírito Santo (Ceigeves), a aprovação da lei seria um reconhecimento de um trabalho salutar, necessário e essencial da igreja para a sociedade.

“É plausível, razoável que se reconheça a igreja como serviço essencial…o trabalho religioso é fundamental em todos os aspectos da sociedade. está na hora dos poderes reconhecerem o trabalho que a igreja faz. Estamos na ponta trabalhando. Queremos que o nosso trabalho seja respeitado, pois obedecemos as leis, buscamos a Deus e orientamos nossos membros. l”, destacou.

Pernambuco: “Igreja é saúde”

Em Pernambuco, algumas igrejas evangélicas se juntaram em um movimento chamado de “Igreja é Saúde”, nas redes sociais, pedindo ao Governo a retomada dos cultos presenciais nos templos. As atividades nos espaços religiosos estão suspensas devido à pandemia do novo coronavírus, desde o dia 23 de março.

Em um vídeo publicado no Instagram, o pastor Arthur Pereira, da Igreja do Amor, de Paulista, Grande Recife, afirma que “durante a pandemia, muita coisa mudou. Só o que não mudou foi o apoio da igreja à comunidade”. Os pastores temem um possível esquecimento por parte do governo em relação à volta das reuniões presenciais.

Em entrevista ao Jornal do Commercio, o pastor Arthur afirmou que os dados de violência doméstica, depressão e suicídio têm crescido durante a quarentena. Ele acredita que a convivência das pessoas na igreja pode alterar essa realidade.

“É claro que uma pessoa que está presente na igreja é menos propensa a viver tudo isso. Uma coisa é você ficar em casa, ouvindo uma palavra, outra coisa é você viver uma experiência pessoal com Deus e com seus irmãos, mesmo sem poder tocar, seguindo as orientações passadas, como o uso de máscaras e álcool em gel. Só o fato de você estar junto é outra realidade. Na verdade, é terapêutico”, afirmou.

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Júlia Vitória: “Amo expressar meu amor por Jesus em música”

Aos 18 anos Júlia Vitória virou um fenômeno nas plataformas digitais de música do Brasil. Conheça a artista!

Balões com mensagens de amor e de esperança em Cataguases (MG)

Como forma de evangelizar, principais pontos turísticos, comércio e locais públicos de Cataguases (MG) ganharam 1.500 balões com mensagens de amor e esperança. Saiba mais!

A força tarefa de jovens cristãos para salvar animais no Pantanal

Na tentativa de salvar animais do incêndio que atinge o Pantanal, jovens da igreja Adventista está coletando alimentos para uma ONG distribuir entre os animais.

Ajude um cego a ler a Bíblia e ter a vida transformada

A iniciativa quer distribuir a Bíblia para cegos em todo o Brasil e promover a acessibilidade para pessoas com deficiência visual. Saiba mais!

Conheça “Nunca esquecerei”, de Um.sounds

Canção é o segundo lançamento do grupo pela Sony Music. Um.sounds é da UM Church de Nova Friburgo (RJ)

Amanda Loyola, floresce uma potência vocal do gospel

Artista capixaba, que ficou conhecida ao participar do quadro Jovens Talentos, do Programa Raul Gil, já lançou três canções pela Sony.

Comunhão Digital

- Publicidade -

Fique Por Dentro

Arte da Graça em casa; Conscientização do setembro amarelo

Em formato online, o evento une shows e workshops incentivando a tolerância, paz e música. Saiba mais!

Aquecimento Sepal 2020, com Edméia Williams e Rodrigo Gomes

Transmissão acontecerá nesta segunda-feira, 14 de setembro, às 19 horas. Saiba como participar!

Encontro nacional Renas: “Ser criança em tempos de incerteza”

É a 13ª edição do Encontro Nacional da Rede Evangélica Nacional de Ação Social (Renas). Evento, que acontece em outubro, será online. Saiba mais!

Jornada Agentes de transformação online; Saiba mais!

Realizado pelo grupo Valorem, organização que reúne empreendedores cristãos para servir o reino de Deus através de negócios, a Jornada Agentes de transformação, acontece dias 11 e 12 de setembro.
- Publicidade -

Plugue-se

Ajude um cego a ler a Bíblia e ter a vida transformada

A iniciativa quer distribuir a Bíblia para cegos em todo o Brasil e promover a acessibilidade para pessoas com deficiência visual. Saiba mais!

Amanda Loyola, floresce uma potência vocal do gospel

Artista capixaba, que ficou conhecida ao participar do quadro Jovens Talentos, do Programa Raul Gil, já lançou três canções pela Sony.

Brasil está lendo menos, mas a Bíblia ainda é o livro preferido

Apesar dos leitores brasileiros estarem lendo menos, pesquisa "Retratos da leitura" apontou que a Bíblia continua sendo o livro preferido dos brasileiros. Saiba mais!

Luciano Camargo reverencia o gospel em trabalho solo inédito

Com 29 anos de carreira ao lado irmão, Zezé de Camargo, Luciano Camargo acaba de lançar 15 músicas dedicadas ao gospel. O álbum "A Ti entrego". Saiba mais!