25 C
Vitória
segunda-feira, 30 novembro 2020

Igreja – que faz falta no mundo?

Leia também

USP lança teste rápido de covid-19 pela saliva

Um dos grandes desafios dos pesquisadores foi padronizar o teste, ou seja, criar soluções químicas que mantivessem o coronavírus estável

O Tribunal de Justiça do Rio escolheu seu novo presidente

Henrique Figueira, que foi deputado estadual no Rio e ocupou secretaria na prefeitura durante a gestão Cesar Maia (PFL, hoje DEM)

Azul antecipa fim de acordo de redução de jornada

A redução de salário era de 45% entre o terceiro trimestre de 2020 e o primeiro trimestre de 2021, quando o porcentual começa a cair

 

Para nos ensinar, Jesus utilizou recursos de linguagem que nos aproximam da percepção concreta do que ele queria nos transmitir, tais como parábolas, ilustrações do cotidiano, etc. Por exemplo, mostra o envolvimento do cristão com o mundo por meio de dois elementos presentes no dia-a-dia nosso – sal e luz (Mateus 5.13).

Tanto o sal, quanto a luz têm diversas características interessantes das quais destacamos a influência, isto é, sempre atuam no ambiente em que estão. A luz avança sobre as trevas e nos mostra o que está escondido, indica o caminho seguro. O sal penetra no alimento e altera o seu sabor. Na oração sacerdotal ele salta para a linguagem literal: “Pai, rogo não que os tires do mundo …” (João 17.15).

Estes desafios demonstram claramente o papel do cristianismo, das igrejas, dos cristãos em relação ao mundo à sua volta, em relação à sociedade e ao cotidiano. Nosso papel é viver inseridos no mundo, na vida, é sermos sal e luz, é influenciarmos o meio ambiente em que vivemos, sendo a encarnação de Jesus aqui na terra em vez de sermos consumidores da realidade.

Esta característica do sal e da luz me leva a pensar na função profética da igreja não somente denunciando os males sociais, mas também sendo instrumento de mudanças estruturais na sociedade e no mundo.Mas será que perdemos a nossa função profética? Se mudássemos de onde estamos, alguém sentiria falta? Por que estamos afastados da vivência cotidiana e trancafiados dentro de nossos templos-guetos vivendo apenas um evangelho escatológico que lança o significado da vida e tudo o mais para a eternidade? Nosso papel não é ser sal ou luz da Nova Jerusalém, mas aqui deste mundo.

Parece-me que estamos preparando as pessoas apenas para a morte e a vida no além, deixando de discutir, por exemplo, os dilemas do mundo contemporâneo e como podemos superá-los por meio da aplicação da visão e cosmovisão bíblica? Deixamos que o não cristão dite a nossa agenda de vida com a aprovação de leis e procedimentos públicos que se chocam com nossos ideais.

Jesus orou para que Deus não nos tirasse do mundo, mas persistimos em viver longe do mundo em nossos “mosteiros eclesiásticos” tentando viver em um dia da semana – domingo – o cristianismo de sete dias, cristianismo em tempo integral. Reduzimos cristianismo em atividades, programas e eventos, em vez de vida comprometida com os ideais cristãos onde estivermos. Conseguimos reduzir a Grande Comissão num imperativo equivocado de IR, e quem não pode ir para o campo missionário, então que pague a conta com sua oferta no dia de missões, enquanto que o imperativo da Grande Comissão (Mateus 28.19,20) está em fazer discípulos, ter, portanto, “vida copiável”.

Estamos formando cristãos para exercerem seu papel no mundo como cristãos?Ser cristão é viver Cristo no mundo, no cotidiano, na sociedade, sendo sal e luz, não óleo, muito menos esponja.

Lourenço Stelio Rega Teólogo, eticista, educador. Diretor da Faculdade Teológica Batista de São Paulo.
- Publicidade -

Matérias relacionadas

Vacina contra a covid-19: a marca da besta?

Seria a vacina contra covid-19 a marca da besta, um meio de implantar um chip na população mundial para o controle do anticristo?

A ceia da Páscoa e os nossos dias difíceis

As instruções sobre a Páscoa são muito claras e úteis para os dias atuais. Elas livraram os israelitas dos terrores da visitação e da...

A mulher na Bíblia

A mulher no período bíblico não era tratada como inferior. As esposas dos patriarcas eram ouvidas, respeitadas e admiradas

Terceira Guerra Mundial?

O General Soleimani era um dos mais importantes militares do Irã e sua morte será vingada de qualquer jeito Recebi a seguinte pergunta: Qual a...

A autossabotagem evangélica

Devemos ir além da "Indignação" e chorar pela omissão. Deus chama seu povo a se "humilhar, orar, buscar a sua face e se arrepender...

Como diferenciar homofobia do que a Bíblia diz?

Muitos líderes religiosos são chamados injustamente de homofóbicos, pois pregam contra o pecado de forma geral, incluindo o homossexualismo As mudanças sociais, políticas e jurídicas...

Comunhão Digital

- Publicidade -

Fique Por Dentro

Conferência Paixão pela Juventude 2020

Realizado pela Juventude Batista Brasileira, evento será online e acontece em duas datas. A primeira será neste sábado, 28, e a segunda, dia 5 de dezembro. Saiba mais!

Miniconferência on-line: “Fé e Ciência para Corpos e Mentes”

Cientistas cristãos brasileiros respondem questões de fé e ciência para corpos e mentes. Tema será abordado na mini Conferência online. Saiba mais!

Seminário de ciências bíblicas em edição virtual; começa hoje

Realizado há 20 anos pela Sociedade Bíblica do Brasil, evento incentiva o estudo e capacita líderes sobre o uso da Bíblia.

Grandes artistas do Brasil no “BH profetiza”

Realizado pela cantora Camila Campos, O BH profetiza vai reunir diversos cantores, entre eles Weslei Santos, Gai Sampaio, pastora Helena Tannure e outros. Evento será transmitido ao vivo, nesta terça-feira, 17 
- Publicidade -

Plugue-se

Saiba mais sobre o cristianismo em alguns livros

No Dia do Evangélico Comunhão selecionou 10 livros para estudar e conhecer mais sobre o cristianismo. Saiba mais!

Funkeira Ludmilla no gospel?

Em live no Instagram, nesta quinta (26), a funkeira Ludmilla falou do desejo de apostar na carreira gospel e afirmou ter "recebido um chamado" para levar a palavra de Deus aos fãs. Saiba mais!

“40 Dias – O Milagre Da Vida” nas plataformas de streaming

Filme foi lançado no dia 15 de outubro, em mais de 200 salas em todo o Brasil. E agora será possível assistir em casa, pelo seu aplicativo. Saiba mais!

Superação: “Deus me cercou de anjos”, diz Chris Nikic

Chris Nikic, 21 anos, é a primeira pessoa com o distúrbio genético a finalizar o Ironman, a prova esportiva mais difícil do mundo. Saiba mais!