O objetivo da iniciativa é capacitar futuros intérpretes e incentivar uma maior inclusão da comunidade surda na região e nas igrejas
Por Patricia Scott
Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), cerca de 5% da população de Vitória, no Espírito Santo, apresenta algum grau de deficiência auditiva, o que reforça a importância de iniciativas de acessibilidade. É importante destacar que os surdos fazem parte dos oito segmentos menos evangelizados no Brasil. Trata-se de uma população com língua e cultura próprias e com necessidades específicas.
Nesse sentido, a Associação Espírito-Santense, da Igreja Adventista do Sétimo Dia, lançou um curso gratuito de Língua Brasileira de Sinais (Libras). O objetivo é capacitar futuros intérpretes e incentivar uma maior inclusão da comunidade surda no Estado.
A proposta da igreja ultrapassa o ensino da Língua Brasileira de Sinais (Libras). Isto porque visa também sensibilizar e engajar a comunidade em práticas de comunicação que contribuam para um ambiente mais acolhedor e acessível para todos.
O curso será ministrado pelo pastor e instrutor de Libras José Júnior, reconhecido por sua dedicação à inclusão e seu engajamento comunitário. O início das aulas está previsto para o dia 5 de novembro, nesta terça-feira. As aulas acontecem às terças-feiras e quintas-feiras, de 19h30 às 20h30, pelo Zoom.
O curso está aberto a todos os interessados em aprender Libras e ampliar a comunicação inclusiva na igreja. Para realizar inscrição, acesse o link.