17.7 C
Vitória
segunda-feira, 27 junho 2022

Igreja Maranata: inaugurada escola para 800 alunos

A inauguração do Instituto Edward Dodd já está em funcionamento e promete ser um diferencial no ensino de crianças a adolescentes

Por Josué de Oliveira

Um marco na história da Igreja Cristã Maranata. Assim as principais lideranças da igreja definiram o Instituto de Ensino Edward Dodd, inaugurado oficialmente na noite do dia 7 de fevereiro, no município de Vila Velha, na região metropolitana do Espírito Santo.

A cerimônia foi realizada durante um culto de ação de graça no Maanaim, localizado no bairro Jaburuna, espaço onde também vai funcionar a escola.

Além de pastores, diversas autoridades do Espírito Santo também prestigiaram o evento.
Entre elas, a vice-governadora do Espírito Santo, Jacqueline Moraes; os deputados estaduais Capitão Assumção e Hudson Leal, e o prefeito de Vila Velha, Arnaldinho Borgo.
A escola tem capacidade para atender 800 alunos do ensino infantil e fundamental. Para o presidente da Igreja Maranata, pastor Gedelti Gueiros, esse é um passo importante na formação dos futuros cidadãos.

Segundo ele, na questão de ensino é preciso lutar pelo aprendizado, sem esquecer dos ensinamentos bíblicos, que são importantes para contribuir para transformar cidadãos conscientes do seu papel na sociedade, além é claro, contando sempre com a colaboração dos pais.

“Queremos dar condições para que eles possam tomar decisões por conta própria. Hoje os valores morais e éticos estão sendo desprezados. E queremos dar continuidade aquilo que é nossa obrigação”, destacou.

Realização do sonho

O secretário-geral da Igreja Maranata, pastor Luiz Eugênio, lembrou que ter uma escola ligada à igreja era um grande sonho que agora está sendo realizado.
Segundo o pastor, o Instituto Edward Dodd será uma instituição onde os fundamentos e regras do MEC serão respeitados, mas que também será um local onde serão reforçados os
ensinamentos de Deus.

“É uma oportunidade para os pais que buscam um ambiente seguro, nesse sentido de questões morais e éticas, terem a tranquilidade de ver seus filhos educados sem que esses princípios sejam violentados”, destacou.

Além disso, segundo o pastor, será um ambiente de luta pela liberdade que em alguns momentos parece estar cerceada. “É poder expor com liberdade a sua fé e suas posições sem ser recriminados. Que os filhos possam ter esse ambiente também no instituto”.

Marco

Para o diretor do Instituto Bíblico Educacional Maranata, pastor Fábio Gomes, a inauguração do Instituto de Ensino Edward Dodd é um marco para a Igreja Maranata.
Ele destacou a importância que o Pastor Edward Dodd, que dá nome à escola, teve para o ensino, juntamente com a sua esposa Sara Dodd, que se dedicaram muito ao trabalho com crianças e adolescentes no ensino da palavra de Deus.

A escola tem capacidade para atender 800 alunos do ensino infantil e fundamental

“Estendemos nossas atribuições agora para o ensino secular. Até agora estávamos ensinando para os membros da igreja, que são as diretrizes e a doutrina da palavra de Deus”, explicou.

Para o pastor, a escola vai trabalhar o evangelho, os aspectos referentes às questões éticas para que as crianças possam ser direcionadas dentro daquilo que a palavra nos manda.
“Além da metodologia avança, com sala de inovação, um ambiente que propicia um melhor ambiente social, temos uma escola confessional, baseada nos valores da palavra. E a sociedade está procurando isso. O que estamos vendo é uma sociedade que tem se desviado completamente daquilo que é a sua palavra”, afirmou.

Liberdade

A representante do Conselho Curador do Instituto de Ensino, Jurama Gueiros Bitran, abordou aspectos do ensino confessional que serão abordados no ensino dos alunos.
“Nós vamos ensinar a Teoria da Evolução? Vamos ensinar, mas como uma teoria. Nós vamos dar ao professor cristão a oportunidade de manifestar seu ponto de vista sem sofrer discriminação”, disse.

Estrutura

Para oferecer o melhor conforto e formação para seus alunos, o Instituto Edward Dodd apostou também na sua estrutura física. A diretora da escola, Mônica Médici, explicou que a metodologia é baseada no contexto histórico-cultural de desenvolvimento humano.

A instituição vai oferecer diversas atividades esportivas como futsal, tae kwon do e Ginástica Rítmica Desportiva (GRD)

Acreditamos que os sujeitos são construídos pela história e cultura de onde estão inseridos. Mas dentro da base disso tudo, está a verdade absoluta que é a palavra de Deus”, reforçou.
Em seu discurso, a diretora reforçou a proposta educacional do Instituto de Ensino Edward Dodd e afirmou que o objetivo da escola é estabelecer novos paradigmas com vistas a colaborar com a sociedade a partir da formação acadêmica e científica de crianças, adolescentes e jovens, dialogando com suas experiências reais de vida; sua cultura, suas memórias e sua identidade.

“A partir de uma metodologia reflexiva, crítica e criativa, a fim de desenvolver a competência, o autogoverno e com responsabilidade à luz dos conhecimentos científicos e princípios cristãos, tendo como base a verdade: a Palavra de Deus”.
Segundo a diretora, esse é um projeto piloto que está sendo pensado para expandir para o Brasil inteiro.

“Começamos com ensino infantil e fundamental, mas a proposta já para o ano que vem é que tenhamos também ensino médio”, informou. A escola vai oferecer diversas atividades esportivas como futsal, tae kwon do, além de aulas de balé, Ginástica Rítmica Desportiva (GRD) e instrumentos musicais.
O instituto também vai ter cozinha experimental, horta, playground e sala de cultura maker.

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Comunhão Digital

- Publicidade -

Fique Por Dentro

- Publicidade -

Plugue-se