30.5 C
Vitória
sexta-feira, 4 dezembro 2020

Igreja em São Paulo propõe o fim do uso de títulos religiosos por candidatos

Leia também

Gilmar, Toffoli, Alexandre e Lewandowski voltam para reeleição

Para Gilmar Mendes a regra de permitir apenas uma reeleição deve valer apenas a partir de agora, por conta do princípio da "anualidade"

Neoenergia vence disputa em leilão pela CEB-D

O grupo italiano era visto por especialistas no setor elétrico como grande favorito, tendo em vista o maior potencial de sinergias

Com fim do auxílio, desigualdade pode voltar aos anos 80

O auxílio diminuiu a diferença de renda entre os mais pobres e os mais ricos, o que pode ser verificado pela redução do índice de Gini

É uma das sugestões da Primeira Igreja Presbiteriana Independente, a mais antiga do Estado. A instituição lançou nesta terça (31) o Reforma Brasil. Um movimento apartidário em defesa da Reforma política.

Um culto aconteceu no templo da Catedral Evangélica de SP com a presença de várias lideranças religiosas da capital paulista, sociedade civil, Ordem dos Advogados do Brasil, Associação Comercial de SP e do renomado jurista Modesto Carvalhosa.

Foram divulgadas sete propostas. Entre elas o fim do foro privilegiado, limite para a reeleições de deputados e senadores, fim das emendas legislativas, foro distrital. Também faz parte a redução da influência do dinheiro nas eleições, aprimoramento dos mecanismos de nomeação para o Judiciário.

Em um dos pontos do texto é mencionado sobre a política brasileira atual. O trecho descrito compara a situação do país a um “vale de ossos secos”. O que significa um “território dominado por legiões de mortos-vivos, instalados no centro do poder”.

O documento foi publicado nas redes sociais com as declarações do pastor titular da igreja, Valdinei Ferreira sobre o movimento: “A crise que vivemos é estrutural, não há uma saída pela direita ou pela esquerda. Precisamos de uma reforma das regras do jogo político”.

O manifesto do Reforma Brasil propõe também que aqueles que desejam se candidatar a cargos públicos não possam mais usar títulos eclesiásticos como “bispo”, “pastor”.

Pastor Valdinei Ferreira, da Igreja Presbiteriana Unda de São Paulo apresentando o “Reforma Brasil”

“Seriedade” de Políticos

Segundo pastor, a ideia não é impedir que alguém seja candidato utilizando seu título religioso, mas alertar que esse uso seja reservado às finalidades religiosas: “Nós repudiamos essa mistura indevida entre religião e política. O uso eleitoreiro dos títulos religiosos não presta nenhum serviço positivo à democracia”, justificou.

Ele ressaltou ainda que a igreja não tem atualmente “nenhum interlocutor” na bancada evangélica. Grupo que reunia 21 membros em 1994 na Câmara dos Deputados e hoje conta com cerca de 85 dos 513 parlamentares. “Nossa intensão é conversar com todos os candidatos para discutir esses temas e pedir deles um posicionamento”, declarou.

A iniciativa foi aprovada por muitos cristãos. Na página da igreja na internet foram vários comentários a favor do movimento: “Todas as igrejas Evangélicas, principalmente as tradicionais advindas da Reforma protestante deve se manifestar e se posicionar contra tudo o que tem ocorrido no Brasil, de forma depravada. Juntos somos fortes, povo de Deus”, disse Rita Alves.

Para ter acesso na íntegra do projeto Reforma Brasil acesse o site aqui.

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Rodolfo Abrantes canta “Temos Tempo”

Além de um clipe no Youtube, canção, que tem autoria de Rodolfo Abrantes, está disponível em todas as plataformas de música

Fé contra a covid-19

Em Cariacica (ES), a vida de um pastor, que está na batalha contra a covid-19 há 22 dias, estimulou um grupo de evangélicos a orar em frente ao hospital. Saiba mais!

Anderson Freire e Elaine Martins em Humilde Rei

Foi a primeira vez que os cantores gravaram juntos

Wilson Witzel é batizado em igreja evangélica

O batismo ocorreu um dia antes de Witzel protocolar sua defesa no tribunal misto, que julga o processo de impeachment dele. Saiba mais!

Da Cracolândia para missões

Conhecida como a ex-bruxa da Cracolândia, Silvia Regina escreve mais um capítulo de sua história ao receber o diploma de missões. Saiba mais!

Valdemiro Santiago em crise financeira e familiar

Desde que teve os bens penhorados pela justiça, fundador e líder da Igreja Mundial, Valdemiro Santiago, tem passado por uma crise financeira e agora familiar. Saiba mais!

Comunhão Digital

- Publicidade -

Fique Por Dentro

Conferência Paixão pela Juventude 2020

Realizado pela Juventude Batista Brasileira, evento será online e acontece em duas datas. A primeira será neste sábado, 28, e a segunda, dia 5 de dezembro. Saiba mais!

Miniconferência on-line: “Fé e Ciência para Corpos e Mentes”

Cientistas cristãos brasileiros respondem questões de fé e ciência para corpos e mentes. Tema será abordado na mini Conferência online. Saiba mais!

Seminário de ciências bíblicas em edição virtual; começa hoje

Realizado há 20 anos pela Sociedade Bíblica do Brasil, evento incentiva o estudo e capacita líderes sobre o uso da Bíblia.

Grandes artistas do Brasil no “BH profetiza”

Realizado pela cantora Camila Campos, O BH profetiza vai reunir diversos cantores, entre eles Weslei Santos, Gai Sampaio, pastora Helena Tannure e outros. Evento será transmitido ao vivo, nesta terça-feira, 17 
- Publicidade -

Plugue-se

Novo álbum musical do Missionário R. R. Soares

O álbum "Em O nome de Jesus", com 12  músicas inéditas, foi lançado depois de cinco anos. Primeiro single do projeto está disponível em todas as plataformas e Youtube

Wilson Witzel é batizado em igreja evangélica

O batismo ocorreu um dia antes de Witzel protocolar sua defesa no tribunal misto, que julga o processo de impeachment dele. Saiba mais!

3 palavrinhas é indicado ao premio Gerando Salvação

Na categoria “Projeto Infantil”, o 3 palavrinhas, que é considerado o maior canal infantil gospel do mundo, concorre ao lado de Aline Barros e outras estrelas do segmento. Saiba mais!

Saiba mais sobre o cristianismo em alguns livros

No Dia do Evangélico Comunhão selecionou 10 livros para estudar e conhecer mais sobre o cristianismo. Saiba mais!