23 C
Vitória
sábado, 27 fevereiro 2021

Igreja em São Paulo propõe o fim do uso de títulos religiosos por candidatos

É uma das sugestões da Primeira Igreja Presbiteriana Independente, a mais antiga do Estado. A instituição lançou nesta terça (31) o Reforma Brasil. Um movimento apartidário em defesa da Reforma política.

Um culto aconteceu no templo da Catedral Evangélica de SP com a presença de várias lideranças religiosas da capital paulista, sociedade civil, Ordem dos Advogados do Brasil, Associação Comercial de SP e do renomado jurista Modesto Carvalhosa.

Foram divulgadas sete propostas. Entre elas o fim do foro privilegiado, limite para a reeleições de deputados e senadores, fim das emendas legislativas, foro distrital. Também faz parte a redução da influência do dinheiro nas eleições, aprimoramento dos mecanismos de nomeação para o Judiciário.

Em um dos pontos do texto é mencionado sobre a política brasileira atual. O trecho descrito compara a situação do país a um “vale de ossos secos”. O que significa um “território dominado por legiões de mortos-vivos, instalados no centro do poder”.

O documento foi publicado nas redes sociais com as declarações do pastor titular da igreja, Valdinei Ferreira sobre o movimento: “A crise que vivemos é estrutural, não há uma saída pela direita ou pela esquerda. Precisamos de uma reforma das regras do jogo político”.

O manifesto do Reforma Brasil propõe também que aqueles que desejam se candidatar a cargos públicos não possam mais usar títulos eclesiásticos como “bispo”, “pastor”.

Pastor Valdinei Ferreira, da Igreja Presbiteriana Unda de São Paulo apresentando o “Reforma Brasil”

“Seriedade” de Políticos

Segundo pastor, a ideia não é impedir que alguém seja candidato utilizando seu título religioso, mas alertar que esse uso seja reservado às finalidades religiosas: “Nós repudiamos essa mistura indevida entre religião e política. O uso eleitoreiro dos títulos religiosos não presta nenhum serviço positivo à democracia”, justificou.

Ele ressaltou ainda que a igreja não tem atualmente “nenhum interlocutor” na bancada evangélica. Grupo que reunia 21 membros em 1994 na Câmara dos Deputados e hoje conta com cerca de 85 dos 513 parlamentares. “Nossa intensão é conversar com todos os candidatos para discutir esses temas e pedir deles um posicionamento”, declarou.

A iniciativa foi aprovada por muitos cristãos. Na página da igreja na internet foram vários comentários a favor do movimento: “Todas as igrejas Evangélicas, principalmente as tradicionais advindas da Reforma protestante deve se manifestar e se posicionar contra tudo o que tem ocorrido no Brasil, de forma depravada. Juntos somos fortes, povo de Deus”, disse Rita Alves.

Para ter acesso na íntegra do projeto Reforma Brasil acesse o site aqui.

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Pastores reagem à decisão que barra cultos em SP

Projeto, que torna atividade religiosa como serviço essencial em SP vetado pelo governador João Dória volta para o Legislativo estadual e os deputados podem derrubar o veto. Entenda!

O escolhido: as crianças escolhem seus padrinhos

Organização cristã, Visão Mundial lançou um programa onde crianças escolhem padrinhos e madrinhas. A intenção é tirar as pessoas da pobreza. Saiba mais!

Netanyahu vira estrela de campanha de vacinação

O primeiro-ministro Benjamin Netanyahu convoca a população israelense para se vacinar e para combater as fake news antivacina. Saiba mais!

Natthália Gonçalves e sua admiração pelas histórias bíblicas

A atriz mirim, Natthália Gonçalves interpreta a personagem Chaya, na novela Gênesis, que é exibida pela TV Record

Espere o melhor e se prepare para o pior

Tanto na vida quanto no esporte existem muitas variáveis que não dominamos e que podem mudar o ritmo ou curso da nossa história, caso...

Já pensou em evangelizar um ladrão?

Enquanto era forçada pelo ladrão a dirigir, Leslie começou a orar em voz alta e falou ao assaltante sobre o amor de Jesus. Confira essa história!

Comunhão Digital

- Publicidade -

Fique Por Dentro

Voluntariado no exterior para jovens universitários; Saiba mais!

Organização IYF abre inscrições de voluntariado no exterior para jovens universitários A Organização International Youth Fellowship- IYF(comunhão internacional de jovens), é uma organização com base...

Franklin Graham no Brasil para o “Esperança Rio 2021”

Lançamento do "Esperança Rio 2021" será em Maio e em dezembro a ação evangelística, que terá participação do evangelista Franklin Graham. Saiba mais!

Deive Leonardo ministra em São Paulo fim de semana

O evangelista Deive Leonardo retorna com suas apresentações na capital Paulista nesta sexta-feira, 19 e neste sábado, em Barueri (SP). Saiba mais!

Começou a 23ª edição da Consciência Cristã; Saiba mais!

Consciência Cristã inicia hoje e reúne evangélicos para debater educação, fé, ciência e justiça social. Saiba mais!
- Publicidade -

Plugue-se

Natthália Gonçalves e sua admiração pelas histórias bíblicas

A atriz mirim, Natthália Gonçalves interpreta a personagem Chaya, na novela Gênesis, que é exibida pela TV Record

Deive Leonardo grava primeira série do ano em Florianópolis

Com o tema "Alvorecer", a primeira série gravada de Deive Leonardo promete levar a esperança de um recomeço e de um novo dia. Evento acontece no próximo sábado, 27. Saiba mais!

Cantora Amanda Wanessa sai da UTI

Pelas redes sociais, o marido da cantora, Dobson Santos contou que Amanda Wanessa foi transferida para o quarto: “o milagre está cada vez mais perto”, declarou. Saiba mais!

Deive Leonardo vai se apresentar em Brasília e Goiânia

O evangelista se apresenta na próxima terça-feira, 16, em Brasília e em Goiânia, prometendo trazer importantes reflexões para o público. Saiba mais!