O programa visa capacitar lideranças religiosas e membros da comunidade para prevenir e identificar atos de violência, criando uma rede de proteção eficaz
Por Patricia Scott
Mais de 80% dos casos de violência contra crianças e adolescentes acontecem dentro de seus próprios lares, conforme o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania. Já a Fundação Abrinq alerta que mais de 124 crianças e adolescentes sofrem violência sexual, diariamente no Brasil. Diante desse cenário alarmante e preocupante, o ChildFund Brasil, em parceria com a Ordem dos Pastores Batistas do Brasil (OPBB), está lançando a iniciativa “Igreja Guardiã”.
Mauricio Cunha, diretor de país do ChildFund Brasil, destaca que “os abusos contra crianças frequentemente ocorrem no ambiente familiar, onde deveriam estar mais protegidas. Isso evidencia a necessidade urgente de intervenção em todas as esferas da sociedade”.
O projeto “Igreja Guardiã” visa capacitar lideranças religiosas e membros da comunidade para prevenir e identificar abusos, criando uma rede de proteção eficaz. “A iniciativa também promove a conscientização sobre os direitos das crianças e adolescentes, transformando as comunidades em espaços de vigilância e cuidado”, explica Cunha.


O programa oferece curso online gratuito de 20 horas, destinado a capacitar igrejas de diferentes denominações, além dos líderes, para lidar com situações de abuso e violência contra crianças e adolescentes. A iniciativa busca fomentar uma cultura de proteção e cuidado dentro das comunidades religiosas.
O “Igreja Guardiã” fornece materiais didáticos gratuitos, incluindo módulos de treinamento e materiais de apoio que abordam temas como psicologia na proteção infantil, estratégias para garantir a segurança nas igrejas, mitos e realidades sobre a violência infantil, perfil das vítimas e agressores, e orientação pastoral para a condução do ministério com excelência.
Ao final do curso, os participantes recebem um certificado e um selo que atesta seu compromisso com a proteção das crianças e adolescentes. Este selo, que pode ser exibido digitalmente ou fisicamente (opcional), é um símbolo de credibilidade e responsabilidade. Isto porque destaca as instituições ou indivíduos como espaços seguros e dedicados ao bem-estar dos jovens, reforçando seu papel central nas comunidades como locais de confiança e suporte.
“Com isso, o programa busca transformar culturalmente a proteção de crianças e adolescentes, tornando-a uma responsabilidade compartilhada por toda a comunidade”, conclui Mauricio Cunha.
Para participar do programa “Igreja Guardiã”, Instituições e indivíduos interessados podem se inscrever através do site. Após o registro, terão acesso a uma plataforma de ensino a distância (EaD) com todo o material necessário para a capacitação.
Sobre o ChildFund Brasil
É uma organização dedicada à promoção e defesa dos direitos de crianças e adolescentes, assegurando que eles tenham seus direitos respeitados e possam alcançar seu pleno potencial. Fundada em 1966, a sede nacional da instituição está localizada em Belo Horizonte (MG). A organização é parte de uma rede internacional associada ao ChildFund International, que atua em 23 países e tem um impacto positivo na vida de 14,8 milhões de crianças e suas famílias. Reconhecida por seu trabalho, o ChildFund Brasil figura entre as 25 melhores organizações do Brasil, de acordo com o ranking da The Dot Good. Em 2022, foi eleita a melhor ONG de assistência social do Brasil e, por três anos consecutivos (2018, 2019 e 2021), recebeu o prêmio de Melhor ONG para Crianças e Adolescentes, concedido pelo Prêmio Melhores ONGs.