DF – Governo e Igrejas juntas em ações sociais

DF, Kildare Araújo Meira é o coordenador de Assuntos Religiosos do DF. Foto: Reprodução

Governo anunciou criação de uma coordenação específica para ampliar diálogo com segmento religioso

Brasília – Uma decisão anunciada pelo novo governador do Distrito Federal (DF), Ibaneis Rocha (MDB), no início do mandato chamou a atenção. É que no último dia 7, o emedebista anunciou a criação de uma Coordenação de Assuntos Religiosos, que vai atuar no enfrentamento de problemas como “a violência familiar, o combate às drogas e a evasão escolar”.

A nova pasta, que será diretamente ligada ao gabinete do governador, vai atuar em parceria com segmentos religiosos em trabalhos da área de assistência social. Além de ampliar o debate com as igrejas e investir em ações voltadas ao enfrentamento da intolerância religiosa.

“Precisamos quebrar paradigmas. Acabar com a dualidade: Estado e Sociedade Civil. Somos um governo de diálogo com todos os segmentos. O Estado é laico, mas não podemos excluir o diálogo com as igrejas, que têm historicamente um papel social importante”, afirmou o responsável pela nova pasta, Dr. Kildare Araújo Meira, que por mais de três anos presidiu a Comissão de Direito do Terceiro Setor da OAB/DF.

Segundo Meira, o Governo pretende usar a experiência das igrejas e do terceiro setor na área social. “Queremos trazer essas organizações religiosas para ajudar nos problemas existentes. Vamos conversar, mapear os problemas, ouvir as propostas de soluções”, disse.

Outra preocupação do governo é a questão fundiária dos templos. “Precisamos avançar na regularização dos lotes para trazer mais segurança jurídica para todos”, sentenciou.

Intolerância

O novo coordenador de Assuntos Religiosos também ressaltou a necessidade de ações voltadas ao enfrentamento da intolerância.

“Vivemos num Brasil onde tudo é motivo de divisão e questionamento. As ideias e convicções, ao invés de unir, estão separando. Nós enxergamos a sociedade como um todo, sem segmentação. E assim vamos trabalhar. Queremos uma Brasília unida e com mais qualidade de vida para todos”.

O governador Ibaneis Rocha afirmou que a Coordenação é um passo importante para unir todas as religiões em torno da sociedade do DF. “Dr. Kildare é uma pessoa de minha total confiança, um advogado preparado e com conhecimento enorme de todas as religiões do Distrito Federal. A indicação teve todo o apoio de Dom Sérgio e Dom Marcone. Vamos juntos trabalhar para fazer da nossa cidade uma cidade melhor, e as religiões são parte fundamental nesse projeto”, disse o governador.


Leia mais

No DF, governo regulariza terrenos de três igrejas
“STF é, talvez, o maior perigo à liberdade religiosa no Brasil”, afirma advogado

Aproveite as promoções especiais na Loja da Comunhão!