A igreja tem responsabilidade de combater a corrupção?

Leia também

Mercado de capitais melhora em julho; captações somam R$ 34 bilhões

O mercado exibiu no mês passado R$ 30,8 bilhões em captações, a queda foi de 49,2%.

Transporte interestadual abre guerra judicial entre governo e empresas

O governo já venceu em 18 ações e foi derrotado em apenas uma. Outras três seguem em tramitação

São Paulo registra 628.415 casos confirmados pela covid-19

Houve um aumento de 5% no número de óbitos na última semana em relação ao período anterior

“O papel da igreja, seja este como pessoa ou como instituição, é de denunciar publicamente qualquer comportamento desleal, vigarista ou imoral que afronte a ética”

Inicialmente, é preciso entender que o Brasil tem uma triste tradição envolvendo políticos e partidos com a corrupção, que se favorecem do cargo e mandatos para realizar operações fraudulentas com o erário público, buscando se beneficiar pessoalmente com isso.

De outro modo, sob a perspectiva cristã, é importante entender que o papel da igreja, seja este como pessoa ou como instituição, é de denunciar publicamente qualquer comportamento desleal, vigarista ou imoral que afronte a ética, a probidade e aos valores civilizatórios de uma sociedade justa, equânime e paritária, pois são estes princípios compreendidos na fé cristã.

Eventual ausência de mobilização de atos públicos por parte da igreja, não significa que ela não esteja engajada e mobilizada no combate a corrupção, até porque, boa parte dos protagonistas que encabeçam os movimentos de combate a corrupção são, em grande maioria participantes da igreja, como ocorre por exemplo com os procuradores da Operação Lava-Jato.

Nesse sentido, partindo de uma acepção teológica, nos termos de Mateus 5:13, estes atores são a igreja, logo os valores propagados e defendidos pela igreja estão inspirando e engendrando uma nova consciência social, gotejando valores éticos e morais influenciando positivamente no conjunto da sociedade, razão pela qual é possível concluir que a igreja tem colaborado e contribuindo significativamente para o combate a corrupção.

- Continua após a publicidade -

Comunhão Digital

- Continua após a publicidade -

Fique Por Dentro

Canta Recife Experience com Rodolfo Abrantes e esposa

O Canta Recife Experience é o primeiro evento drive-in cristão do Nordeste. Saiba mais!

Semana de lives da Consciência Cristã 2021; Confira as datas!

O tema das lives, que acontece de hoje, 3, até sábado, 8, é "Feitos à imagem de Deus", que será a abordagem do Consciência Cristã 2021

Helena Tannure e Alda Célia no Congresso Vitoriosas

É a terceira edição do evento, que é voltado para mulheres. O tema do Congresso Vitoriosas 2020 será Transformadas. Saiba mais! 

Lagoinha abre curso Linhas de ensino; Saiba mais!

As aulas das turmas do primeiro módulo do Curso Linha de ensino se iniciam a partir de 17 de agosto. Saiba mais!

Plugue-se

‘Fala, Pai’: podcast especial para homens

O "Fala, pai" apresenta  31 reflexões, com cerca de três minutos voltadas para os homens. Saiba mais!

Dia dos Pais: aqueça os corações com um bom filme

O Dia dos Pais é celebrado neste domingo, 9, mas que tal aproveitar o fim de semana para aquecer o coração com um filme especial?

“Confiar” é o terceiro single de Larissa e Isabela pela Sony

Larissa e Isabela são vencedoras do Festival de Música Gospel Eagle, edição ES, que aconteceu em setembro do ano passado

Como o estudo da Bíblia pode transformar uma pessoa

No Rio Grande do Sul, uma mulher passou a estudar a Bíblia sozinha. Hábito  alcançou toda a família e foi todo mundo transformado a partir do estudo da Bíblia