A igreja no combate à criminalidade

Foto: Facebook/ New Life Covenant Church

No bairro mais violento de Chicago, nos EUA, a criminalidade diminuiu 42% após igreja fazer ações nas ruas

Chicago tem a reputação de ser uma das cidades mais perigosas dos Estados Unidos. Mas um bairro que costumava ser marcado pelo alto índice de violência tem sido transformado através da atuação de uma igreja, a New Life Covenant Church.

Segundo o pastor Wilfredo de Jesus, conhecido como “Choco”, e que lidera a igreja, a criminalidade diminuiu até 42% no bairro Humboldt Park. O local é considerado um dos mais violentos do país.

Em entrevista à revista Charisma News, o pastor cresceu no bairro com cinco irmãos e com a ausência do pai. Um dos irmãos se envolveu com a violência das gangues, enquanto a maioria deles abandonou o ensino médio. Alguns anos depois, ele conseguiu um emprego em um programa do governo para limpar as ruas de Chicago por 90 dias. Choco foi designado para uma área próxima à uma igreja pentecostal.

“Então entrei nesta igreja e disse: ‘Meu nome é Wilfredo de Jesus. Estou aqui para limpar as ruas’. E eles dizem: ‘Você não vai limpar as ruas. Você vai fazer a escola bíblica”, contou.

Vinte e três anos depois, Choco ainda estava naquela igreja. Depois que se tornou pastor, em 2000, tudo mudou. Eles derrubaram os portões da frente, para mostrar à comunidade que eram bem-vindos na casa de Deus. Os membros da igreja começaram a ministrar nas ruas com evangelismo, teatro e até usando palhaços.

Mas uma das ações mais significativas da igreja foi a compra de imóveis. Em 2008, a New Life Covenant decidiu não se intimidar pela crise econômica nos Estados Unidos. Em vez disso, eles compraram prédios e os transformaram em ministérios, como clínicas médicas e lojas de roupas. Como resultado, Choco diz que o crime caiu nessa região em 42%.

“A New Life Covenant possui mais de 30 propriedades. Nós compramos propriedades antes mesmo de ter um prédio da igreja. Nós tínhamos ministérios como um centro de adolescentes e clínicas. Tudo isso veio praticamente antes do nosso prédio da igreja”, ele conta. “Antes disso, ficamos em uma escola por 10 anos”.

Foto: Facebook/ New Life Covenant Church

*Com informações de Charisma News


Leia mais

O papel da família e da igreja no combate à violência urbana 
O papel da Igreja diante da violência nas escolas 
Igreja urgente