Prevenção! A igreja no combate ao fumo

Na questão do combate ao fumo, Igreja Adventista lançou manual para fumantes deixarem o vício. O tabagismo é a principal causa de morte evitável em todo o mundo

Hoje (29) de Agosto é celebrado o “Dia Nacional de Combate ao Fumo”. Segundo o Instituto Nacional de Combate ao Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA), o tabaco causa até 90% de todos os cânceres de pulmão. Cerca de 80% dos fumantes iniciam a prática antes dos 18 anos e no Brasil, 20% antes dos 15 anos.

No Brasil, estima-se que 428 pessoas morrem por dia por causa da dependência da nicotina, além de perdas financeiras com despesas médicas e diminuição de produtividade ocasionadas pelo vício. O cigarro é responsável pela maior parte dos casos de câncer e de fatores de risco em doenças cardiorrespiratórias.

Por isso a Igreja Adventista do Sétimo Dia promove a iniciativa “Como parar de fumar em cinco dias”. Trata-se de um manual com dicas para ajudar as pessoas a largarem o cigarro. “A saúde física, mental e espiritual é uma das preocupações da Igreja Adventista e o curso ‘Como Parar de Fumar’ faz parte deste trabalho que é oferecido gratuitamente”, informa o manual.

Malefícios do fumo

José Francisco Veloso, pastor, psicanalista e doutor em dependência química que atua na área há 45 anos diz que o cigarro causa diversos malefícios diretamente ao pulmão e ao sangue, prejudicando desde o cérebro até o dedão do pé.

José Francisco Veloso, pastor, psicanalista e Dr. em dependência química
José Francisco Veloso, pastor, psicanalista e Dr. em dependência química

“Até porque cada cigarro carrega 28 tipos de tóxicos, além da nicotina e o alcatrão. A boca é uma zona erógena, é um lugar do nosso corpo onde dá prazer, e quem coloca um cigarro na boca vai colocar outras coisas mais além de prazer”, destacou.

Quando questionado sobre o narguilé, Veloso ressalta que tem nicotina sim, mesmo sendo disfarçada. “O grande mal é o engano que os fabricantes passam para aqueles que usam, pois o narguilé também contém monóxido de carbono e outros metais mais pesados”, comenta.

“Como uma sessão de narguilé dura de 20 minutos a uma hora, o fumante chega a engolir até 50 litros de fumaça, a mesma quantidade inalada ao se fumar 100 cigarros”, declarou o pastor.

CAMPANHA NACIONAL

A fim de ressaltar que todas as formas de consumo de tabaco fazem mal, as peças do Dia Nacional de Combate ao Fumo 2019 destacam os riscos do uso do narguilé. Este é um importante alerta, já que no ano de 2008 a pesquisa especial sobre tabagismo mostrou que o Brasil tinha quase 300 mil consumidores de narguilé.

O evento organizado pelo Instituto Nacional do Câncer (INCA) teve como objetivo a apresentação do relatório da Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre epidemia global do tabaco e o lançamento do estudo “A curva epidêmica do tabaco no Brasil: para onde estamos indo?”.

Saiba mais sobre os malefícios do fumo

LEIA MAIS

Gab Rocha: Superação e um novo Começo