27.2 C
Vitória
quinta-feira, 28 março 2024

Culto bilingue em igreja chinesa de Porto Alegre (RS)

Culto durante apresentação da cantata de natal. Foto: Reprodução

Aos domingos, a Igreja chinesa em Porto Alegre celebra seus cultos em português e mandarim.

A Igreja Presbiteriana Chinesa, localizada em Porto Alegre (RS), tem cultos ministrados em mandarim e português simultaneamente. Os culltos bilingues acontecem todos os domingos. Tudo o que é dito em português é repetido em mandarim.

Na hora dos cantos e leituras coletivas da Bíblia, os participantes pode mescolher o idioma que preferir. “Deus entende todos os idiomas”, afirmou Kuo Wan Feng, 71 anos. Ele é o membro mais antigo da igreja.

Presença de chineses

A igreja chinesa foi fundada em 1980. Foi fundada pela famíia de Kuo Wan Feng. A comunidade cresceu com a presença de chineses e seus descendentes. “A denominação foi iniciada por minha mãe, quatro anos depois que minha família se mudou de São Paulo para a capital gaúcha”, contou.

Os primeiros cultos eram feitos por um pastor de Mogi das Cruzes (SP) que a cada 15 dias viajava até Porto Alegre para pregar. Quando ele não conseguia viajar, enviava uma fita cassete com o culto gravado.

- Continua após a publicidade -

A casa da família de Kuo Wan Feng precisou ser reformada para virar uma igreja e assim se consolidou o ministério que hoje é liderado pelo pastor Jurandir da Silva. Ele chegou a morar na China entre os anos de 1993 e 2005; E por isso consegue entender a cultura que tem muita importância para os membros da igreja.

Culto bilingue em igreja chinesa de Porto Alegre (RS)
Igreja Presbiteriana Chinesa de Porto Alegre (RS). Foto: Reprodução

“Eles dão muito valor à cultura, e eu tive bastante contato com ela, por ter morado lá. Tem muitas diferenças. Algumas comidas, por exemplo, eu não gosto, mas como para me integrar. Hoje é uma comunidade heterogênea”, disse o pastor.

É Calebe, filho dele quem traduz do português para o mandarim.

Apesar da forte cultura, hoje os membros mais velho são chineses. Mas são um número cada vez menor. “Daqui a 10 ou 15 anos vai virar uma igreja brasileira. Mas eu não vejo problema. O mais importante é manter as pessoas, principalmente as crianças, no caminho certo”, diz Kuo Wan Feng.

Veja apresentação do coral da igreja na cantata de natal

*Com informações do site Zero hora


leia mais

Dom da interpretação

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Publicidade

Comunhão Digital

Publicidade

Fique por dentro

RÁDIO COMUNHÃO

VIDA E FAMÍLIA

- Publicidade -