No Complexo Prisional de Canoas, na Região Metropolitana de Porto Alegre (RS), 61 presos participaram de uma cerimônia de batismo organizada pela Igreja Universal do Reino de Deus, na última semana. A ação é parte do programa de evangelismo e discipulado desenvolvido pela denominação no sistema prisional.
A cerimônia foi realizada nos dias 8 e 9 de maio, com a montagem de uma piscina no pátio da unidade para o batismo nas águas. Cada detento que decidiu publicamente seguir a fé cristã recebeu uma Bíblia, como parte do acompanhamento espiritual promovido pelos voluntários da igreja.
Em nota publicada nas redes sociais, a instituição religiosa descreveu o momento como uma “oportunidade única de renovação espiritual e entrega total a Jesus” e reforçou o compromisso de levar a mensagem do evangelho “a lugares onde muitos acreditam que ela não pode chegar”.
A ação recebeu apoio da direção da unidade prisional e de autoridades do sistema penal gaúcho. Para o secretário de Sistemas Penal e Socioeducativo do Rio Grande do Sul, Jorge Pozzobom, a assistência religiosa desempenha um papel relevante na ressocialização dos apenados.
“Acreditamos que a transformação pessoal passa por oportunidades como essa. A fé pode levar esperança, escuta e um novo sentido de vida para quem está privado de liberdade”, afirmou.
A superintendente adjunta da Polícia Penal, Deisy Vergara, também destacou o valor simbólico do batismo. “É um momento importante de manifestação da fé e, sem dúvidas, um pilar fundamental no processo de reinserção social.”
A Igreja Universal mantém atividades regulares de evangelismo em unidades prisionais em todo o país, com cultos, estudos bíblicos e ações sociais voltadas à população carcerária. Com informações Polícia Penal do Rio Grande do Sul
Ver essa foto no Instagram


