Os cristãos têm servido a famílias muçulmanas com cuidados de emergência e hospedagem
Por Patricia Scott
No Líbano, os cristãos estão enfrentando os efeitos do conflito entre o exército israelense e as milícias do Hezbollah, o que resultou em uma crise nacional. Mesmo assim, em resposta, igrejas e organizações cristãs estão oferecendo ajuda a milhares de famílias que fogem das regiões do sul do país. Um dos grupos envolvidos é a True Vine Baptist Church, situada na cidade de Zahlé, na província central de Beqaa. A igreja também administra uma escola para refugiados que atende 600 crianças, mas as aulas precisaram ser suspensas por questões de segurança.
Pelo menos 30 famílias que escaparam dos ataques no sul do Líbano encontraram abrigo com o apoio dos batistas. Ao todo, 150 pessoas estão sendo acolhidas na escola, nas instalações da igreja ou nas casas de membros da congregação.
A ONG cristã alemã Himmelsperlen está colaborando com a True Vine Baptist Church, que já ajudava refugiados sírios no Líbano com assistência médica e fornecimento de roupas. Margret Meier, presidente da Himmelsperlen, afirmou que a liderança da True Vine Baptist Church tem conseguido atender também famílias muçulmanas. “É um privilégio servir aos xiitas em nome de Jesus”, disseram.
Embora os ataques israelenses tenham, em algum momento, afetado a cidade de Zahlé, incluindo o bairro onde está localizada a True Vine, a região é considerada mais segura em comparação ao sul do Líbano.
Atualmente, a agência missionária alemã está preparando um contêiner com suprimentos de emergência que devem chegar ao Líbano por mar no final de outubro. “A necessidade é particularmente grande neste momento. A comunidade cristã está ajudando as pessoas que fugiram das aldeias vizinhas com tudo o que é necessário: abrigo, alimentos e itens de higiene. Vamos continuar orando pela paz na região.”
Existem 32 igrejas batistas no Líbano, totalizando 1.600 membros, conforme informações de fontes locais. Embora a população do país seja predominantemente muçulmana, cerca de 30% se identifica como cristã. Com informações Evangelical Focus
Ver essa foto no Instagram