29.8 C
Vitória
quinta-feira, 3 dezembro 2020

Aos 104 anos, idosa realiza sonho de ler a Bíblia

Leia também

Atividades de comércio e serviços mais do que triplicaram, diz CNC

O comércio tradicional fica mais sujeito ao vaivém da atividade econômica e à capacidade de consumo da população

Embraer aponta retomada difícil, mas reforça otimismo

A Embraer estima que 4.420 novos jatos de até 150 assentos serão entregues pelo setor até 2029

Prorrogação da Força Nacional em penitenciária de Brasília

A Força Nacional atua na penitenciária desde 2019, pouco antes do então ministro da Justiça, Sergio Moro

Dona Duzinha dos Reis participa de um projeto de alfabetização de adultos no Mato Grosso. Ela conseguiu realizar o sonho de ler a Bíblia e escrever o próprio nome

Dona Duzinha dos Reis Rosa esperou chegar aos 104 anos para finalmente conseguir realizar um sonho. Seu maior objetivo era estudar e ser alfabetizada para ler a Bíblia. Com a ajuda do projeto Muxirum de alfabetização de adultos, ela conseguiu aprender a ler as Escrituras sagradas e ainda escrever o próprio nome.

Natural de Minas Gerais, Duzinha nunca pôde estudar. Quando criança, morava na roça, em Minas Gerais, e o pai nunca deixou. Depois de casada, também não teve a oportunidade. “Até que tentei, mas meu marido ficou doente e acabei desistindo. O povo ia dizer que eu abandonei meu marido doente. Achei melhor ficar com ele e não estudei mais”, lembra.

Há 40 anos ela se mudou para o Mato Grosso e vive atualmente em Araputanga (345 km de Cuiabá). Aposentada, Dona Duduzinha tem netos, bisnetos e ainda prepara suas próprias refeições e faz alguns serviços domésticos. Uma das netas, que mora na parte dos fundos da casa, é que cuida dela.

A professora Sandra Regina é a responsável por sua alfabetização e foi quem a incentivou a se inscrever no projeto Muxirum. Ela conta que conheceu a aposentada durante um culto na igreja que as duas frequentavam.

“Quando estava montando a turma de alfabetização, eu a procurei para saber se não tinha interesse em estudar, e ela aceitou na hora. Ela quer escrever seu nome em toda aula, por isso, faço um exercício somente para ela. Outro dia, durante a aula, estava muito frio e as outras alunas estavam reclamando e queriam ir embora mais cedo. Mas ela não aceitou acabar a aula. Disse ter ido para estudar e que iria ficar até o final”, completa.

Sobre o projeto

O ‘Muxirum’ é um projeto de alfabetização de adultos e idosos que tem por objetivo reduzir a taxa de analfabetismo no Mato Grosso. O curso tem duração de 270 horas, distribuídas em seis meses, com carga horária mínima de 10 horas semanais.

A ação é desenvolvida numa parceria entre as prefeituras municipais, igrejas, sindicatos, clubes de serviços, sindicatos rurais e outros segmentos organizados da sociedade mato-grossense.

*Com informações de Olhar Direto


Leia mais

Com sonho de ler a Bíblia casal é alfabetizado
Programa de alfabetização usa a Bíblia para ensianr a ler

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Anderson Freire e Elaine Martins em Humilde Rei

Foi a primeira vez que os cantores gravaram juntos

Wilson Witzel é batizado em igreja evangélica

O batismo ocorreu um dia antes de Witzel protocolar sua defesa no tribunal misto, que julga o processo de impeachment dele. Saiba mais!

Jogo virtual para alfabetizar crianças

O jogo virtual é um aplicativo que é efetivo, principalmente quando utilizado pela criança sob supervisão e com o engajamento de um adulto. Saiba mais!

Da Cracolândia para missões

Conhecida como a ex-bruxa da Cracolândia, Silvia Regina escreve mais um capítulo de sua história ao receber o diploma de missões. Saiba mais!

Valdemiro Santiago em crise financeira e familiar

Desde que teve os bens penhorados pela justiça, fundador e líder da Igreja Mundial, Valdemiro Santiago, tem passado por uma crise financeira e agora familiar. Saiba mais!

3 palavrinhas é indicado ao premio Gerando Salvação

Na categoria “Projeto Infantil”, o 3 palavrinhas, que é considerado o maior canal infantil gospel do mundo, concorre ao lado de Aline Barros e outras estrelas do segmento. Saiba mais!

Comunhão Digital

- Publicidade -

Fique Por Dentro

Conferência Paixão pela Juventude 2020

Realizado pela Juventude Batista Brasileira, evento será online e acontece em duas datas. A primeira será neste sábado, 28, e a segunda, dia 5 de dezembro. Saiba mais!

Miniconferência on-line: “Fé e Ciência para Corpos e Mentes”

Cientistas cristãos brasileiros respondem questões de fé e ciência para corpos e mentes. Tema será abordado na mini Conferência online. Saiba mais!

Seminário de ciências bíblicas em edição virtual; começa hoje

Realizado há 20 anos pela Sociedade Bíblica do Brasil, evento incentiva o estudo e capacita líderes sobre o uso da Bíblia.

Grandes artistas do Brasil no “BH profetiza”

Realizado pela cantora Camila Campos, O BH profetiza vai reunir diversos cantores, entre eles Weslei Santos, Gai Sampaio, pastora Helena Tannure e outros. Evento será transmitido ao vivo, nesta terça-feira, 17 
- Publicidade -

Plugue-se

Wilson Witzel é batizado em igreja evangélica

O batismo ocorreu um dia antes de Witzel protocolar sua defesa no tribunal misto, que julga o processo de impeachment dele. Saiba mais!

3 palavrinhas é indicado ao premio Gerando Salvação

Na categoria “Projeto Infantil”, o 3 palavrinhas, que é considerado o maior canal infantil gospel do mundo, concorre ao lado de Aline Barros e outras estrelas do segmento. Saiba mais!

Saiba mais sobre o cristianismo em alguns livros

No Dia do Evangélico Comunhão selecionou 10 livros para estudar e conhecer mais sobre o cristianismo. Saiba mais!

Funkeira Ludmilla no gospel?

Em live no Instagram, nesta quinta (26), a funkeira Ludmilla falou do desejo de apostar na carreira gospel e afirmou ter "recebido um chamado" para levar a palavra de Deus aos fãs. Saiba mais!