A Igreja Cristã Maranata está usando seus canais de comunicação para transmitir cultos e levar orientações para evitar a disseminação do vírus
Há uma crescente crise de saúde global. Muitos países estão em pânico devido à pandemia do novo coronavírus (covid-19). Os níveis alarmantes de contaminação em um curto espaço de tempo tem preocupado a Organização Mundial de Saúde (OMS).
Mediante a esse cenário, a Igreja Cristã Maranata tomou diversas medidas para minimizar a contaminação. Após acompanhar as recomendações das autoridades sanitárias brasileiras, a Igreja mobilizou todos os membros e interrompeu todas as atividades presenciais, entre elas cultos e reuniões semanais.
Entre as ações, o cancelamento do seminário que reunia quinzenalmente 4 mil pessoas, no Maanaim de Domingos Martins (ES), e em outros Maanains espalhados pelo Brasil que reúnem no total um público de 40 mil pessoas.
“Os membros continuam em oração pela nossa pátria, pelas famílias e pela superação deste momento difícil. Entendemos o nosso papel e a nossa responsabilidade social na orientação e na contribuição para essa superação”, afirma o pastor Josias Júnior, gerente de Comunicação da ICM.
Atividades, cultos e reuniões estão sendo transmitidos online, para oferecer aos membros uma experiência diária de culto. “Todos os dias tem culto no canal da ICM no YouTube. Todos os membros estão recebendo a transmissão via satélite e também pela internet”, garante o pastor Luiz Eugênio.
O culto é uma ocasião de renovo espiritual de encontro com Deus e uma oportunidade para exercer a alegria da adoração, destaca o pastor Josias Júnior. “Essa experiência é transformadora e traz um alimento à alma que não se pode encontrar em outra situação”, completa, relatando a importância da transmissão aberta e online das programações pelos canais de comunicação da Igreja.
Através de recomendaçoes sólidas, e da poderosa Palavra de Deus, a ICM tem se empenhando em fornecer mensagens educacionais sobre como prevenir o coronavírus e também o conforto espiritual ao coração dos membros durante o isolamento social.
Vigiai e orai
A Palavra de Deus deixa diversas diretrizes para aqueles que querem se prevenir. A Bíblia descreve no Novo Testamento um conselho de Jesus deixado aos Seus discípulos: “Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; o espírito, na verdade, está pronto, mas a carne é fraca” (Mateus 26:14).
Com o objetivo de se adequar ao cenário de crise de saúde, a ICM compreende a importância com alguns cuidados básicos com o corpo, alma e espírito e assim também faz alguns alertas para o bem-estar integral do ser humano.
Por se tratar de uma pandemia, alguns métodos de prevenção devem ser adotados para combater a expansão desse vírus, como afirma o pastor e médico Amadeu Loureiro. “Em primeiro lugar, a higienização é muito importante. Então, sempre que voltar da rua, deve-se lavar as mãos, lavar o rosto, utilizando sempre água e sabão e álcool em gel”, explica Loureiro.
A ICM adotou medidas baseadas naquilo que a comunidade científica mundial tem orientado, evitando aglomerações para interromper a transmissão do vírus. “Somos uma sociedade heterogênea, principalmente com relação à faixa etária. Temos crianças, adolescentes, jovens, pessoas idosas e pessoas com comorbidades, e nossos cultos são bastante heterogêneos nesse sentido”, destaca Amadeu.
O médico também alerta que os contágios mais graves são daquelas pessoas com mais de 60 anos. “Se você tem uma pessoa que está contaminada com o vírus e está isolada, então ela não vai transmitir para ninguém, é por isso que existe o isolamento”, completa.
Os sinais estão se cumprindo. Sob o aspecto profético, este é mais um acontecimento de sua mensagem central: a volta do Senhor Jesus e o arrebatamento da Igreja. No âmbito espiritual, diversas ações têm sido realizadas para manter as pessoas fortalecidas. “A vitória é com a Igreja de joelhos, por isso estamos orando sem cessar”, enfatiza o pastor Luiz Eugênio.
“A Igreja está em escala de oração 24 horas para o Senhor operar livramento no meio do Seu povo e na nação. O recado que quero deixar para a Igreja se encontra no livro de Salmos. ‘Tem misericórdia de mim, ó Deus, tem misericórdia, pois em Ti a minha lama se refugia; à sombra das Tuas asas me abrigo, até que se passem as calamidades’” (Salmos 57:1), complementa Luiz.
Transmissão online
Através da tecnologia, a ICM aumentou a proximidade dos membros com a Palavra de Deus. Nas redes sociais, a instituição orienta e comunica todas as ações necessárias para combater a disseminação do vírus.
Da mesma forma, a Rádio Maanaim tem levado conforto a seus ouvintes durante o isolamento social. “A rádio está transmitindo programação ao vivo todos os dias da semana. Desde as 6 horas da manhã, com a transmissão de um culto matinal, executa sua programação ao vivo”, destaca o pastor Josias Júnior.
Por outro lado, uma equipe está de plantão 24 horas para auxiliar os membros e pastores em relação às medidas adotadas na Igreja em todo o mundo. O suporte está sendo realizado pelo telefone 0800 707 3076.
A Igreja também está transmitindo cultos ao vivo em português, inglês e espanhol pelo YouTube e na fanpage da Rádio Maanaim no Facebook. Além disso, a programação da TV-WEB Maanaim acontece durante todos os dias da semana.
“É uma forma de manter o nosso povo em casa, orientado, até que os órgãos de saúde nos deem uma sinalização de que nós podemos mudar de comportamento”, explica o pastor e médico Amadeu Loureiro.
Assim, com o link aberto, a ICM disponibiliza diariamente os cultos e mensagens bíblicas para todos os lares que quiserem participar das programações, atendendo o público do Brasil, da América Latina, da América do Norte e da Europa, continente fortemente atingido pela pandemia da covid-19.