23 C
Vitória
segunda-feira, 1 março 2021

ICM empenha esforços no combate ao novo coronavírus

A Igreja Cristã Maranata está usando seus canais de comunicação para transmitir cultos e levar orientações para evitar a disseminação do vírus

Há uma crescente crise de saúde global. Muitos países estão em pânico devido à pandemia do novo coronavírus (covid-19). Os níveis alarmantes de contaminação em um curto espaço de tempo tem preocupado a Organização Mundial de Saúde (OMS).

Mediante a esse cenário, a Igreja Cristã Maranata tomou diversas medidas para minimizar a contaminação. Após acompanhar as recomendações das autoridades sanitárias brasileiras, a Igreja mobilizou todos os membros e interrompeu todas as atividades presenciais, entre elas cultos e reuniões semanais.

A Rádio Maanaim é um importante veículo de comunicação a serviço da ICM e transmite a programação ao vivo todos os dias da semana

Entre as ações, o cancelamento do seminário que reunia quinzenalmente 4 mil pessoas, no Maanaim de Domingos Martins (ES), e em outros Maanains espalhados pelo Brasil que reúnem no total um público de 40 mil pessoas.

“Os membros continuam em oração pela nossa pátria, pelas famílias e pela superação deste momento difícil. Entendemos o nosso papel e a nossa responsabilidade social na orientação e na contribuição para essa superação”, afirma o pastor Josias Júnior, gerente de Comunicação da ICM.

Atividades, cultos e reuniões estão sendo transmitidos online, para oferecer aos membros uma experiência diária de culto. “Todos os dias tem culto no canal da ICM no YouTube. Todos os membros estão recebendo a transmissão via satélite e também pela internet”, garante o pastor Luiz Eugênio.

“A vitória é com a Igreja de joelhos, por isso estamos orando sem cessar” – Pastor Luiz Eugênio, secretário-geral e membro do Conselho Presbiterial da ICM

O culto é uma ocasião de renovo espiritual de encontro com Deus e uma oportunidade para exercer a alegria da adoração, destaca o pastor Josias Júnior. “Essa experiência é transformadora e traz um alimento à alma que não se pode encontrar em outra situação”, completa, relatando a importância da transmissão aberta e online das programações pelos canais de comunicação da Igreja.

Através de recomendaçoes sólidas, e da poderosa Palavra de Deus, a ICM tem se empenhando em fornecer mensagens educacionais sobre como prevenir o coronavírus e também o conforto espiritual ao coração dos membros durante o isolamento social.

Vigiai e orai

A Palavra de Deus deixa diversas diretrizes para aqueles que querem se prevenir. A Bíblia descreve no Novo Testamento um conselho de Jesus deixado aos Seus discípulos: “Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; o espírito, na verdade, está pronto, mas a carne é fraca” (Mateus 26:14).

Pastor Anchieta Carvalho durante a transmissão ao vivo do programa pela TV-WEB Maanaim

Com o objetivo de se adequar ao cenário de crise de saúde, a ICM compreende a importância com alguns cuidados básicos com o corpo, alma e espírito e assim também faz alguns alertas para o bem-estar integral do ser humano.

Por se tratar de uma pandemia, alguns métodos de prevenção devem ser adotados para combater a expansão desse vírus, como afirma o pastor e médico Amadeu Loureiro. “Em primeiro lugar, a higienização é muito importante. Então, sempre que voltar da rua, deve-se lavar as mãos, lavar o rosto, utilizando sempre água e sabão e álcool em gel”, explica Loureiro.

A ICM adotou medidas baseadas naquilo que a comunidade científica mundial tem orientado, evitando aglomerações para interromper a transmissão do vírus. “Somos uma sociedade heterogênea, principalmente com relação à faixa etária. Temos crianças, adolescentes, jovens, pessoas idosas e pessoas com comorbidades, e nossos cultos são bastante heterogêneos nesse sentido”, destaca Amadeu.

“Todos os membros estão em contínua oração pela nossa pátria, pelas famílias e pela superação deste momento difícil” – Pastor Josias Júnior, gerente de Comunicação da ICM

O médico também alerta que os contágios mais graves são daquelas pessoas com mais de 60 anos. “Se você tem uma pessoa que está contaminada com o vírus e está isolada, então ela não vai transmitir para ninguém, é por isso que existe o isolamento”, completa.

Os sinais estão se cumprindo. Sob o aspecto profético, este é mais um acontecimento de sua mensagem central: a volta do Senhor Jesus e o arrebatamento da Igreja. No âmbito espiritual, diversas ações têm sido realizadas para manter as pessoas fortalecidas. “A vitória é com a Igreja de joelhos, por isso estamos orando sem cessar”, enfatiza o pastor Luiz Eugênio.

“A Igreja está em escala de oração 24 horas para o Senhor operar livramento no meio do Seu povo e na nação. O recado que quero deixar para a Igreja se encontra no livro de Salmos. ‘Tem misericórdia de mim, ó Deus, tem misericórdia, pois em Ti a minha lama se refugia; à sombra das Tuas asas me abrigo, até que se passem as calamidades’” (Salmos 57:1), complementa Luiz.

Transmissão online

Através da tecnologia, a ICM aumentou a proximidade dos membros com a Palavra de Deus. Nas redes sociais, a instituição orienta e comunica todas as ações necessárias para combater a disseminação do vírus.

Da mesma forma, a Rádio Maanaim tem levado conforto a seus ouvintes durante o isolamento social. “A rádio está transmitindo programação ao vivo todos os dias da semana. Desde as 6 horas da manhã, com a transmissão de um culto matinal, executa sua programação ao vivo”, destaca o pastor Josias Júnior.

Por outro lado, uma equipe está de plantão 24 horas para auxiliar os membros e pastores em relação às medidas adotadas na Igreja em todo o mundo. O suporte está sendo realizado pelo telefone 0800 707 3076.

A Igreja também está transmitindo cultos ao vivo em português, inglês e espanhol pelo YouTube e na fanpage da Rádio Maanaim no Facebook. Além disso, a programação da TV-WEB Maanaim acontece durante todos os dias da semana.

“É uma forma de manter o nosso povo em casa, orientado, até que os órgãos de saúde nos deem uma sinalização de que nós podemos mudar de comportamento”, explica o pastor e médico Amadeu Loureiro.

Assim, com o link aberto, a ICM disponibiliza diariamente os cultos e mensagens bíblicas para todos os lares que quiserem participar das programações, atendendo o público do Brasil, da América Latina, da América do Norte e da Europa, continente fortemente atingido pela pandemia da covid-19.

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Justiça determina que AM use dinheiro de fundo de turismo para comprar vacinas

Hoje com cerca de R$ 150 milhões em caixa, para comprar vacinas contra a covid-19 Por Liege Albuquerque, especial para o Estadão (AE) A juíza federal...

Netanyahu vira estrela de campanha de vacinação

O primeiro-ministro Benjamin Netanyahu convoca a população israelense para se vacinar e para combater as fake news antivacina. Saiba mais!

Primeira vacinada na Bahia está com covid-19 antes de tomar a 2ª dose

O quadro clínico é estável, mas, com falta de ar, a enfermeira tem auxílio de oxigênio externo para respirar Por Fernanda Santana, especial para o...

Covas antecipa vacinação de idosos com 80 anos ou mais para sábado, 27

O anúncio ocorreu em uma coletiva de imprensa de novas medidas contra o avanço da pandemia da covid-19 Por Priscila Mengue (AE) O prefeito de São...

André Aquino canta “Maranata”

Canção marca nova temporada de lançamentos de André Aquino em 2021. Canção aborda sobre sua trajetória na músic

Chile vacina mais de 15% da população e lidera a corrida na América Latina

Em 21 dias, mais de 3 milhões de habitantes haviam recebido a vacina Por Fernanda Simas (AE) O bom planejamento na compra de imunizantes contra a...

Comunhão Digital

- Publicidade -

Fique Por Dentro

Voluntariado no exterior para jovens universitários; Saiba mais!

Organização IYF abre inscrições de voluntariado no exterior para jovens universitários A Organização International Youth Fellowship- IYF(comunhão internacional de jovens), é uma organização com base...

Franklin Graham no Brasil para o “Esperança Rio 2021”

Lançamento do "Esperança Rio 2021" será em Maio e em dezembro a ação evangelística, que terá participação do evangelista Franklin Graham. Saiba mais!

Deive Leonardo ministra em São Paulo fim de semana

O evangelista Deive Leonardo retorna com suas apresentações na capital Paulista nesta sexta-feira, 19 e neste sábado, em Barueri (SP). Saiba mais!

Começou a 23ª edição da Consciência Cristã; Saiba mais!

Consciência Cristã inicia hoje e reúne evangélicos para debater educação, fé, ciência e justiça social. Saiba mais!
- Publicidade -

Plugue-se

Natthália Gonçalves e sua admiração pelas histórias bíblicas

A atriz mirim, Natthália Gonçalves interpreta a personagem Chaya, na novela Gênesis, que é exibida pela TV Record

Deive Leonardo grava primeira série do ano em Florianópolis

Com o tema "Alvorecer", a primeira série gravada de Deive Leonardo promete levar a esperança de um recomeço e de um novo dia. Evento acontece no próximo sábado, 27. Saiba mais!

Cantora Amanda Wanessa sai da UTI

Pelas redes sociais, o marido da cantora, Dobson Santos contou que Amanda Wanessa foi transferida para o quarto: “o milagre está cada vez mais perto”, declarou. Saiba mais!

Deive Leonardo vai se apresentar em Brasília e Goiânia

O evangelista se apresenta na próxima terça-feira, 16, em Brasília e em Goiânia, prometendo trazer importantes reflexões para o público. Saiba mais!