21.8 C
Vitória
domingo, 25 outubro 2020

IBGE: final de setembro teve saída de formais, mas alta na ocupação é tendência

Leia também

Pesquisa! Desigualdade nas refeições básicas

O Sudão do Sul está mais uma vez no topo da lista, com ingredientes básicos custando 186% da renda diária de uma pessoa

Covid-19: Anticorpos duram sete meses no organismo

Estudo com 6 mil pessoas mostrou que os infectados pela covid-19 geram uma reação imunológica adequada. Saiba mais!

Investimento Direto no País soma US$ 1,597 bi em setembro, diz BC

No acumulado dos 12 meses até setembro deste ano, o saldo de investimento estrangeiro ficou em US$ 50,026 bilhões

A população desempregada foi estimada em um recorde de 14,0 milhões de pessoas na quarta semana de setembro

Por Daniela Amorim (AE)

O aumento na taxa de desemprego na quarta semana de setembro pode ter sido provocado pela dispensa de trabalhadores formais, uma vez que a taxa de informalidade cresceu no País ante a terceira semana do mês. No entanto, a tendência do mercado de trabalho permanece sendo de aumento na ocupação, acompanhada também de elevação no número de desempregados, afirmou Maria Lucia Vieira, coordenadora de Trabalho e Rendimento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

A taxa de desemprego no País subiu a 14,4% na quarta semana de setembro, o maior resultado já alcançado na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Covid (Pnad Covid) semanal, iniciada em maio pelo IBGE.

“A população ocupada vinha crescendo, e nessa semana teve uma variação negativa. É muito difícil afirmar que postos de trabalho foram destruídos. A expectativa para esse fim de ano seria a partir de agora que a ocupação passasse a aumentar, devido às festas de fim de ano, de Natal”, afirmou Maria Lucia.

A taxa de informalidade subiu a 34,2% na quarta semana de setembro, ante 33,6% na semana anterior. O resultado sugere que as vagas fechadas na última semana da pesquisa fossem de trabalhadores formais. “Nessa semana podem ter sido (dispensados os trabalhadores) formais”, concordou Maria Lucia.

Em apenas uma semana, houve aumento no número de pessoas buscando emprego, e redução no total de trabalhadores ocupados. A população desempregada foi estimada em um recorde de 14,0 milhões de pessoas na quarta semana de setembro, cerca de 700 mil a mais que o registrado na semana anterior. Já o total de pessoas trabalhando desceu a 83,0 milhões, 700 mil a menos que o patamar da semana anterior.

“É muito volátil. A tendência é a desocupação aumentando sim, mas tem uma tendência de aumento da população ocupada desde meados de julho”, ponderou a coordenadora do IBGE. A população fora da força de trabalho – que não estava trabalhando nem procurava por trabalho – somou 73,4 milhões na quarta semana de setembro, cerca de 200 mil a menos que na semana anterior. Entre os inativos, cerca de 25,6 milhões de pessoas disseram que gostariam de trabalhar. Economistas acreditam que a volta de parte dessa população à busca por trabalho deva pressionar as próximas leituras da taxa de desemprego no País.

O IBGE decidiu encerrar as divulgações semanais da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Covid (Pnad Covid), mas manterá a coleta telefônica de informações para garantir as publicações da Pnad Covid mensal até o fim de 2020.

Segundo Maria Lucia, a equipe de análise dos dados estava sobrecarregada pela prorrogação da pesquisa além dos três meses planejados inicialmente. Aliado a isso, as variações pouco significativas dos principais indicadores do mercado de trabalho fizeram o órgão decidir que não havia necessidade de prorrogar as publicações semanais, optando por manter apenas as mensais.

“A divulgação mensal já respondia (sobre o mercado de trabalho) de forma mais rápida que a Pnad Contínua”, concluiu Maria Lucia Vieira.

- Publicidade -

Matérias relacionadas

8,073 milhões de pessoas estavam em trabalho remoto em setembro, diz IBGE

Os empregadores, 9,4% trabalhavam de forma remota em setembro, e apenas 5,0% dos trabalhadores por conta própria estavam em trabalho remoto

Até setembro, 21,9 milhões tinham feito teste para coronavírus no País, diz IBGE

Quanto maior a classe de rendimento domiciliar per capita, maior o porcentual de pessoas que realizaram algum teste para a covid-19

Taxa de desemprego subiu de 13,6% em agosto, diz IBGE

O contingente de inativos diminuiu de 75,2 milhões em agosto para 74,1 milhões em setembro, uma redução de 1,5%

Atenção primária à saúde no Brasil é abaixo da ideal, aponta IBGE

A pesquisa mostra que, neste mesmo período, a prevalência da obesidade feminina foi a que mais aumentou, passando de 14,5% para 30,2%

A postura do homem no lar

Homens e mulheres não são, nem nunca foram oponentes, e sim foram criados e projetados pelo criador para serem ordeiros, unânimes e parceiros

Alimentação e bebidas pressionam alta do IPCA de setembro, afirma IBGE

Os alimentos para consumo no domicílio passaram de aumento de 1,15% em agosto para um avanço de 2,89% em setembro

Comunhão Digital

- Publicidade -

Fique Por Dentro

Semana dos manuscritos do Mar Morto; Saiba mais!

Arqueólogos e especialistas vão apresentar um dos mais impactantes achados da humanidade, na semana dos manuscritos do Mar Morto. Evento, que começa nesta segunda,19, é gratuito!

Live Solidária “Um Com Eles” em Libras

A live solidária, realizada pela Portas Abertas, será transmitida pelo Facebook, e estará acessível a todos que entendem a língua brasileira de sinais. Saiba mais!

Desafio Superação em corrida virtual; É neste domingo, 18

Em alusão ao Outubro Rosa, o Desafio Superação vai mobilizar mulheres cristãs de todo o Brasil em prol da saúde. Saiba mais!

Vovô Raul Gil recebe artistas gospel em live; Saiba mais

A live gospel do Vovô Raul Gil será no dia 21 de outubro e vai reunir personalidades e artistas evangélicos. Saiba mais!
- Publicidade -

Plugue-se

Respostas simples para questões complexas sobre a fé cristã

"Cristianismo bem explicado" é o quarto livro da série da Mundo Cristão, dedicada a esclarecer pontos difíceis sobre convívio social, Bíblia e teologia.

Kemuel fará reality; Novidade será anunciada em live

Isadora Pompeo, Rebeca Carvalho, Sarah Beatriz, Neil Barreto, Felipe Vilela e Pyero Tavolazzi são alguns dos convidados da live com Kemuell neste domingo, 25

Discos de platina e platina triplo para Davi Sacer

om milhões de plays, o cantor e compositor recebe premiações durante a gravação do seu novo projeto no Rio de Janeiro (RJ)

“40 Dias – Milagre Da Vida”: impacto e esperança

Pastores e líderes de diversos lugares do país, mobilizaram pessoas de suas igrejas, amigos e familiares para conferirem no cinema a história impactante de Abby Johnson