back to top
23.3 C
Vitória
sexta-feira, 24 maio 2024

I.A traduzirá Bíblia em línguas raras

O programa de I.A pretende traduzir as Escrituras para línguas raras, como por exemplo, o híndi, um dialeto utilizado no Norte e no Centro da Índia. Foto Freepik

O objetivo dos criadores do Greek Room é que ele chegue a 80 línguas traduzidas no próximo ano.

Por Cristiano Stefenoni

Do tradutor São Jerônimo (séculos 4 e 5) à Inteligência Artificial (século 21), a tradução da Bíblia sempre foi fundamental para a divulgação do Evangelho. E agora, a tecnologia promete fazer em tempo recorde aquilo que demorava décadas. Por meio de um programa de I.A, o Greek Room pretende traduzir as Escrituras para línguas raras, como por exemplo, o híndi, um dialeto utilizado no Norte e no Centro da Índia.

Essa ferramenta chega em boa hora, afinal, das 7.388 línguas no mundo, apenas 724 têm toda a Bíblia traduzida e 1.617 só o Novo Testamento, segundo dados da Aliança Global Wycliffe.

A iniciativa veio de dois pesquisadores cristãos da área de Engenharia e Ciência da Computação, Ulf Hermjakob e Joel Mathew, do Instituto de Ciências da Informação da Universidade do Sul da Califórnia (USC), nos EUA.

- Continua após a publicidade -

Em entrevista à BBC News Brasil, eles afirmaram que o Greek Room ainda está na fase piloto, sendo experimentado de forma colaborativa por agências de tradução ao redor do mundo.

“Neste momento, estamos fornecendo [as ferramentas de IA] para cerca de sete, oito línguas, a maioria delas asiáticas. Mas queremos chegar a uma escala de 70 a 80 línguas no próximo ano”, disse Hermjakob.

A pesquisa tem sido financiada por uma agência que faz parte da organização internacional Every Tribe Every Nation (Eten), que trabalha com metas para impulsionar o acesso de todas as populações à Bíblia até 2033.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Publicidade

Comunhão Digital

Publicidade

Fique por dentro

RÁDIO COMUNHÃO

VIDA E FAMÍLIA

- Publicidade -