22.1 C
Vitória
sexta-feira, 1 julho 2022

Hospital Municipal Materno Infantil da Serra vai triplicar número de leitos até abril

Comunhao_hospital_materno_infantil
Hospital Materno Infantil da Serra (ES). Foto: Prefeitura da Serra

Por Marcelo Rosa

Até abril ou, no máximo, maio deste ano, o Hospital Municipal Materno Infantil da Serra, Maria da Glória Merçon Vieira Cardoso, localizado em Colina de Laranjeiras, em Serra, deverá passar a contar com mais 126 leitos em funcionamento. A informação foi dada pela secretária municipal de Saúde, Bernadete Coelho Xavier, ao creditar o aumento do atual número de 50 vagas à parceria entre a Prefeitura e o Governo do Estado.

“Quando estiver operando na totalidade, o HMMI terá a capacidade mensal para 638 internações obstétricas de risco habitual e 255 de risco alto, além de 51 internações de cirurgia pediátrica; 128 internações de ginecologia clínica e cirúrgica; 55 internações em Unidade de Terapia Neonatal (UTIN); 51 internações de Tratamento Intermediário Neonatal Convencional (UCINCO); 26 internações em Unidades de Tratamento Intermediário Neonatal Prematuro (UCINCA), ou leito-canguru; 51 internações em Unidade de Terapia Intensiva Adulta (UTI); isso sem contar com as 3.240 consultas de pronto-socorro e 2.304 consultas em ambulatório de especialidades, além disso, um cartório civil funcionará no local para fazer o registro dos bebês”, detalhou a secretária.

Entregue à população, no último dia 19, o HMMI ocupa uma área de quase 26 mil metros quadrados, o equivalente a dois campos e meio de futebol. Neste primeiro momento, conta com 50 leitos para alojamento de gestantes e puérperas de risco habitual, Centro Obstétrico com três salas cirúrgicas e sete quartos PPP (de Pré-Parto, Parto e Pós-Parto), exames de imagem e laboratoriais e sala de vacina. No Materno Infantil, a mãe não sai de perto do seu filho.

Apesar de recém aberta, a unidade já faz parte da história de vida da dona de casa, Lorrane Fraga Leandro. Foi a primeira a dar à luz, no Hospital. Vitória nasceu de cesariana, com três quilos e 691 gramas e medindo, 47,5 centímetros.

“Fiquei emocionada, quando soube disso, por meio da equipe responsável pela realização do parto. Nunca havia passado pela minha cabeça que, um dia, eu pudesse ‘inaugurar’ uma maternidade”, relatou a dona de casa, que é mãe pela terceira vez.

Estrutura e parto humanizado são diferenciais

A unidade soma quase dezesseis mil metros quadrados de área construída. A estrutura é moderna, equipada. Além do setor para a Classificação de Risco, preconizado pelas autoridades de Saúde, o Hospital Municipal Materno Infantil da Serra se propõe a oferecer um atendimento diferenciado, baseado na humanização.

Comunhao_hospital_materno
Hospital Materno Infantil da Serra (ES). Foto: Prefeitura da Serra

“A Política do Parto Humanizado está garantida com a inserção do acompanhante no processo de atendimento ao bebê e à gestante, ou seja, o acompanhante estará com a mãe e o bebê, o tempo todo. Além disso, os leitos hospitalares são do tipo PPP: Pré-parto, Parto e Pós-parto, isso significa que a gestante permanece, no mesmo local, até receber alta”, explicou o secretária de Saúde da Serra, Bernadete Coelho Xavier.

Ela destaca que o Hospital também fica responsável por acompanhar o recém-nascido, após o parto. “Ultrassonografia, exames e testes que todo bebê recém-nascido deve fazer, como o teste do pezinho, tipagem sanguínea, teste do olhinho e da orelhinha, também serão oferecidos no local”, informa.

A área externa também chama a atenção pelas dimensões. Conta com duas guaritas de entrada (uma para o público em geral e outra restrita a funcionários). O estacionamento tem 131 vagas para o público, 141 para funcionários e oito vagas para serviço (utilitários e caminhões).

Equipe multiprofissional arranca elogios

Ana Carolina dos Santos é enfermeira obstetra e não consegue esconder a satisfação por fazer parte da equipe multiprofissional, que atua no Hospital Maternal Infantil da Serra. “É muito gratificante saber que, juntos, cada um de nós busca fazer o melhor para tornar, ainda mais especial, esse momento para as mamães, que chegam aqui.

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Comunhão Digital

- Publicidade -

Fique Por Dentro

- Publicidade -

Plugue-se