23.8 C
Vitória
quinta-feira, 18 abril 2024

Hospital em Vitória, no Espírito Santo, investe em Capelania Cristã

Foto: Reprodução

O Hospital Santa Rita de Cássia recebeu a visita da Associação dos Capelães do estado do Espírito Santo e do vereador Davi Ismael

A Capelania hospitalar é uma capacitação que ajuda o cristão a prestar assistência religiosa à comunidade. Esse trabalho representa uma atividade minuciosa, que presta apoio aos pacientes internados a partir do serviço religiosa, trazendo conforto e esperança. O Hospital Santa Rita de Cássia, em Vitória, capital do Espírito Santo, tem buscado trazer aperfeiçoamento para esse trabalho. Nesse sentido, a instituição recebeu na última segunda-feira (10), a visita de representantes da Associação dos Capelães do estado do Espírito Santo (ASCES) e o vereador de Vitória Davi Ismael. 

De acordo com o presidente da ASCES, Sérgio Junger, a partir dessa reunião, foi estabelecido um relacionamento de colaboração entre a Associação dos Capelães Cristãos e o Hospital Santa Rita de Cássia. O objetivo é normatizar a visita da assistência religiosa dos cristãos junto a essa instituição ASCES. 

O encontro recebeu, ainda, a representatividade governamental, na figura do Davi Esmael, que reforçou a importância desse serviço. “Acreditamos que o fortalecimento da fé das pessoas num momento de tanta fragilidade é essencial para sua recuperação”, diz o vereador. 

A ASCES s se colocou à disposição para contribuir com o Hospital na capacitação dos capelães a atuarem dentro dos hospitais, por meio do Instituto Capelania Cristã, que fornece cursos preparatórios aos capelães. 

- Continua após a publicidade -

Além disso, com essa reunião, foi firmada a parceria de cumprir a Lei de nº 9.982, que ,no art. 1º assegura aos religiosos de todas as confissões o acesso aos hospitais da rede pública ou privada, bem como aos estabelecimentos prisionais civis ou militares, para dar atendimento religioso aos internados, desde que em comum acordo com estes, ou com seus familiares no caso de doentes que já não mais estejam no gozo de suas faculdades mentais.

O hospital fará uma formação específica para todos os que desejam atuar como capelães na instituição, em que serão abordadas as regras e práticas corretas para o bom atendimento às pessoas que precisam desse suporte emocional.

O programa de Capelia local é da Associação Feminina de Educação e Combate ao Câncer (Afecc) do Hospital Santa Rita. O hospital em foco é mantido pela Afecc. A diretora da associação, Fabricia Boechat, explica o papel desse serviço dentro do hospital: “Zelar pela humanização do ambiente hospitalar, visando o bem-estar dos pacientes, familiares, equipe de saúde, voluntários proporcionando conforto humano e espiritual, respeitando as pessoas e suas convicções religiosas”, afirma a Diretora. “Leveza, amor, compaixão e empatia dão sentido a Afecc”, conclui.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Publicidade

Comunhão Digital

Publicidade

Fique por dentro

RÁDIO COMUNHÃO

VIDA E FAMÍLIA

- Publicidade -