23 C
Vitória
quinta-feira, 9 julho, 2020

Horário de verão termina neste fim de semana

Mais lidas

São Paulo centraliza rastreamento de casos de coronavírus

Nova estratégia de monitoramento teve início na segunda-feira

Sancionada lei que prioriza testes para profissionais essenciais

Esses trabalhadores deverão ser tratados e orientados. Saiba mais!

CNI: acordo traz segurança a comércio exterior de produtos brasileiros

CNI comemorou ratificação do Protocolo de Nagoia. Saiba mais!

Sebrae: cresce interesse por cursos a distância para empreender

Inscrições este ano, até o momento, chegam a 1,5 milhão de pessoas. Saiba mais!

O horário especial, que começou em outubro, poderá começar em novembro a partir do próximo ano

Chega ao fim da meia noite deste sábado (17), o horário de verão iniciado em 15 de outubro de 2017. Desta forma, todos os relógios deverão ser atrasados em 1 hora. De acordo com a Agência Brasil, a partir deste ano o horário será reduzido. Em vez de o horário especial começar em outubro, terá início em novembro.

Isso porque o presidente Michel Temer assinou um decreto no dia 15 de dezembro reduzindo em duas semanas o horário de verão em 2018. A medida começará a valer no primeiro domingo de novembro, mas a data do final não foi modificada e continuará sendo o terceiro domingo de fevereiro.

A redução foi um pedido do presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Gilmar Mendes, que solicitou a mudança na vigência do horário de verão de 2018 por causa das eleições. Segundo o tribunal, a medida facilitará a apuração dos votos, uma vez que o país não terá uma diferença tão extensa de fusos horários. O primeiro turno da eleição de 2018 será dia 7 de outubro e o segundo, dia 28 do mesmo mês.

Um dos exemplos citados pelo tribunal foi o Acre, onde as urnas são fechadas três horas depois da contagem de votos ter sido iniciada nas regiões Sul, Sudeste e parte do Centro-Oeste. Atualmente, adotam o horário de verão os Estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal.

Iniciativa analisada pelo governo

Segundo um estudo do Ministério de Minas Energia, foi registrada uma queda na efetividade da medida, já que o perfil do consumo de eletricidade não estava mais ligado diretamente ao horário, mas, sim, à temperatura.

Além disso, o levantamento apontou que o horário especial adotado na época mais quente do ano não resulta mais em economia porque não há relação direta com a redução de consumo e a demanda. Entretanto, apesar do governo discutir o fim do horário de verão, alega que falta tempo hábil para consultar a população sobre o assunto, levando ao adiamento da decisão.

De acordo com dados do Ministério de Minas e Energia, em 2016 o horário de verão durou 126 dias e gerou uma economia de R$ 159,5 milhões ao sistema. Mas o custo é considerado irrelevante para o setor. Desta forma, a melhor solução é adotar a redução do período para que haja uma mudança significativa.

- Continua após a publicidade -

Comunhão Digital

- Continua após a publicidade -

Fique Por Dentro

Show drive-in do 3 Palavrinhas esse mês; Saiba mais!

O grupo infantil 3 palavrinhas vai se apresentar na Arena Sessions, no estádio Allianz Parque, em São Paulo dia 19 de julho Atenção criançada! O...

Artistas cristãos na ação social “Eu Soul VC”

Entre os artistas cristãos confirmados estão Casa Worship, Renascer Praise, André e Felipe, Rebeca Carvalho e Leandro Borges

The send Argentina é adiado para 2021

Em comunicado, os organizadores do The Send disseram que a data exata será definida assim que o governo tiver o poder de reativar eventos maciços

Em agosto, 16º Fórum de Ciências Bíblicas

Com o tema “A Bíblia para as novas gerações”, evento será realizado nos dias 13 e 14 de agosto, no Centro de Eventos de...

Plugue-se

Bíblia em áudio com inteligência artificial por aplicativo

Como outros aplicativos de meditação populares, o aplicativo Soultime, quando aberto, reproduz sons da natureza, como vento e canto dos pássaros.

Foi só um susto! Samuel, da dupla Daniel e Samuel se recupera bem

Samuel, que sofreu um infarto nesta segunda-feira, 7, segue internado na UTI de um hospital de Anápolis (GO) para monitoramento médico

“Cristo em você”: Como a mudança de Deus vive através de milagres

 Filme até destaca como Deus trabalha nas nações europeias seculares.

Ator TC Stallings relata como conheceu Jesus em documentário

O filme vem após TC Stallings perder sua mãe e avó neste ano. Ele dedicou o documentário à sua mãe que morreu em 15...