25.5 C
Vitória
sexta-feira, 19 abril 2024

Homenagem à Bíblia para celebrar uma gestão abençoada

"A ideia é fomentar a cultura, o turismo e, claro, valorizar também um artista da nossa cidade", afirma o prefeito Euclério Sampaio, em frente a escultura em homenagem à Bíblia. Foto: Divulgação.

Prefeitura na Grande Vitória inaugurará monumento para agradecer a Deus o progresso em meio aos desafios.

Por Cristiano Stefenoni

Imagine chegar a uma cidade e se deparar, logo na entrada, com uma Bíblia de três metros de altura e mais de uma tonelada de peso? Pois a partir de outubro isso será possível a todos que passarem por Cariacica, um munícipio com mais de 380 mil habitantes, que faz parte da Grande Vitória, no Espírito Santo.

O monumento poderá ser conferido de perto por quem passar pela entrada da cidade, vindo da capital do Estado. O local terá uma praça com bancos e 22 lugares de estacionamento para aqueles que desejarem parar para tirar uma foto junto à escultura.

A obra contém as seguintes inscrições: “Feliz a nação cujo Deus é o Senhor, e o povo que ele escolheu para a sua herança” (Salmos 33:12) e “Se o Senhor não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam; se o Senhor não guardar a cidade, em vão vigia a sentinela” (Salmo 127:1).

- Continua após a publicidade -

O trabalho foi feito pelo artista Hippólito Alves, escultor capixaba especialista em escultura e arte sacra, residente no município e reconhecido em todo o Brasil. A técnica utilizada foi a da fundição, adição e solda, com materiais como resina, grafite, calcita, areia, fibra, espuma, concreto e aço.

A iniciativa contou com o apoio – por meio de um manifesto por escrito – do Fórum Evangélico Nacional de Ação Social e Política do Estado do Espírito Santo (Fenasp/ES), composto por mais de 80 instituições religiosas, associações, conselhos e convenções de diversas denominações evangélicas do Estado.

“A ideia é fomentar a cultura, o turismo e, claro, valorizar também um artista da nossa cidade. Queremos fazer do local um ponto turístico para as pessoas tirarem fotos junto ao monumento e, assim, divulgarem a nossa cidade para outros estados e municípios”, explica o prefeito de Cariacica, Euclério Sampaio (União Brasil), que é evangélico.

Contudo, a escultura da Bíblia, orçada em R$ 165 mil, acabou gerando incômodo em algumas pessoas, o que resultou em uma denúncia anônima, levando o Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES) a instaurar um procedimento para avaliar a aquisição da obra sem processo de licitação.

Mas de acordo com a Lei de Licitações e Contratos Administrativos (Lei n° 14.133/2021), fica reconhecida a inexigibilidade de licitação em relação à obra com base no artigo 74, Inciso II., ou seja, essa forma de aquisição dispensa licitação.

“Por tratar-se de uma obra de arte contratada junto ao próprio artista, Hippolito Alves, que a concebeu e a esculpiu, é um objeto único. A concepção artística não admite concorrência. Tudo que é feito no município é pensado. Investimos em cada área com responsabilidade, um atrativo como esse traz pessoas para o município, gera turismo e consequentemente movimenta a economia de Cariacica”, esclarece o prefeito Euclério.

Homenagem à Bíblia para celebrar uma gestão abençoada
O prefeito Euclério Sampaio dedica a Deus e a sua equipe o sucesso da atual gestão municipal, mesmo em meio aos desafios. Foto: Divulgação/PMC

Prefeito credita a Deus gestão bem-sucedida

A construção do Mercado Municipal, a nova orla de Cariacica, o viaduto da Avenida América, a criação da Guarda Municipal, o Cerco Inteligente de Segurança, mais de 250 ruas drenadas e pavimentadas, dezenas de praças, lixões transformados em casas, o Parque da Biquinha, a instalação de mais de 20 mil empresas (de micros a grandes) e 21.165 empregos gerados até o momento, segundo dados da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação.

Essas e outras iniciativas levaram a gestão atual a ter 90% da aprovação dos moradores de Cariacica, de acordo com uma pesquisa realizada pelo Instituto Perfil, em maio deste ano.

“O sucesso da gestão é botar Deus em primeiro lugar, trabalhar, fazer aquilo que gosta, ter uma equipe boa, um governador como o Renato Casagrande. É um conjunto de fatores. Houve um tempo em que Cariacica vivia com muitas brigas e o prefeito perdia tempo para se defender. Não perco tempo com isso. Eu simplesmente prego união. Um trabalho feito a diversas mãos fica mais bem feito e melhor”, enfatiza o prefeito.

Tentar a reeleição está nos planos

Segundo o prefeito Euclério Sampaio, a tentativa de uma reeleição está em seus planos para o pleito de 2024. “Vou definir isso no final do ano. Estou conversando com os aliados, analisando o pedido para ser candidato à reeleição, então, a tendência é decidir em dezembro. Meu foco agora é na cidade e no desenvolvimento”, afirma.

Parceria com o governo e preocupação com os tributos

Algumas reformas que estão sendo decididas em Brasília, como a minirreforma eleitoral e a tributária, têm deixado o prefeito preocupado com as receitas. “O município e o Estado todo vão perder. Quem votou a favor da reforma tributária votou sabendo que está prejudicando o Estado. Mas fazer o quê?”, lamenta o prefeito.

No entanto, para que o município continue crescendo mesmo em meio às dificuldades, Euclério tem contado com a parceria do governador do estado, Renato Casagrande.

“Nossa parceria com o governador tem sido crucial, fundamental para o que está ocorrendo em nossa cidade. Cariacica é o município com maior número de problemas para serem solucionados. Mas Deus tem abençoado e o governador tem olhado muito para nosso município”, agradece o prefeito.

Ou seja, o versículo que estará na escultura da Bíblia, “Feliz a nação cujo Deus é o Senhor, e o povo que ele escolheu para a sua herança” (Salmos 33:12), nunca foi tão oportuno como agora, diante do momento pelo qual passa a gestão do município de Cariacica.

Localização da praça com o monumento em homenagem à Bíblia (próximo ao Portal de Cariacica): 

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Publicidade

Comunhão Digital

Publicidade

Fique por dentro

RÁDIO COMUNHÃO

VIDA E FAMÍLIA

- Publicidade -