O que é ser um homem segundo o coração de Deus?

Depois de rejeitar Saul, levantou-lhes Davi como rei, sobre quem testemunhou: Encontrei Davi, filho de Jessé, homem segundo o meu coração; ele fará tudo o que for da minha vontade” (Atos 13.22)

É surpreendente a declaração deste texto bíblico, pois aponta numa direção que jamais olharíamos. Se fosse instituída uma eleição mundial entre cristãos, baseada no conteúdo bíblico sobre quem seria “O homem segundo o coração de Deus”, creio que Davi jamais ganharia.

Não porque ele não tivesse virtudes em si mesmo, pelo contrário, as tinha em abundância. Mas porque não seria esta a visão da maioria, acredito, para escolha deste ícone bíblico.

Por isso a Bíblia jamais erra quando diz que Deus não vê como o homem vê, o homem vê a aparência Deus vê o coração.

O que Deus viu em Davi para que ele fosse considerado um homem segundo o seu coração? Perfeição absoluta? Não. Davi demonstrou ser um homem muito falho.

Dependência continua de Deus? Não, em muitos momentos da sua vida Davi deixou de andar com Deus. Resistência total ao pecado? Não. Davi sucumbiu diante de Bateseba. Completa integridade no falar? Não. Davi mentiu em Nobe.

Mas o que Deus viu em Davi para que ele pudesse ser um homem segundo o seu coração?

DEUS VIU UM MENINO DESTEMIDO que precisava de um Pai Amoroso.
DEUS VIU UM JOVEM FRÁGIL que precisava de Deus forte.
DEUS VIU UM GUERREIRO CORAJOSO que precisava de Um Deus invencível.
DEUS VIU UM REI AGUERRIDO que precisava ser direcionado.
DEUS VIU UM ANCIÃO HUMILDE que precisava ser perdoado, cuidado e amparado.

É este Davi que Deus enxerga em você? Se for, você também poderá participar da Galeria dos Homens segundo o coração de Deus.


leia mais

Os desafios de um homem cristão
Paul Washer: O evangelho de Deus e do homem
Russell Sheed: O homem em comunidade