Quem é o homem mais velho do mundo

japonês_guinness
Chitetsu Watanabe, de 112 anos, entra para o Livro dos Recordes. Foto: EFE/Japan Pool

O japonês Chitetsu Watanabe, de 112 anos entrou para o Guinness Book, e se tornou o homem mais velho do mundo

O japonês Chitetsu Watanabe, de 112 anos, foi reconhecido nesta quarta (12) como o homem mais velho do mundo pelo Guinness Book, o Livro dos Recordes. Ele recebeu a notícia com um sorriso em uma casa para idosos, na cidade de Joetsu, costa oeste do país.

Amante da caligrafia, Watanabe disse que o segredo de sua longevidade é “rir”, segundo a agência de notícias “Jiji”. Watanabe tem 12 netos e 16 bisnetos, e suas comidas favoritas são pudim e sorvete, que ele segue desfrutando.

Nascido em 5 de março de 1907 em uma família de agricultores, Watanabe mudou-se para Taiwan aos 20 anos. Trabalhou em uma refinaria de açúcar por 18 anos antes de retornar ao Japão após o fim da Segunda Guerra Mundial.

Livro dos recordes

Chitetsu Watanabe foi reconhecido como o homem mais velho do mundo após as mortes do japonês Masazo Nonaka, em janeiro do ano passado, aos 113 anos. E também do alemão Gustav Gerneth, em outubro de 2019, aos 114 anos.

Watanabe é o único homem entre as 30 pessoas mais velhas do mundo, segundo o registro do Gerontology Research Group (GRG).

Longevidade

O Japão é um dos países com a maior expectativa de vida do mundo e onde reside a pessoa mais velha do mundo, a japonesa Kane Tanaka, que completou 117 anos no dia 2 de janeiro.

Segundo o Gerontology Research Group (GRG), depois de Tanaka vêm as francesas Lucile Randon, 116, e Jeanne Bot, 115. Watanabe é o único homem entre as 30 pessoas mais velhas do mundo, segundo o registro desse grupo.

*Da redação, Com informações da Agência EFE