27.4 C
Vitória
quinta-feira, 26 novembro 2020

Haverá dia seguinte!

Leia também

AstraZeneca admite erro de dosagem em vacina

Os reguladores dos Estados Unidos estabeleceram como padrão para a autorização de vacinas a eficácia de 50%

Expectativa de vida das mulheres continua acima da dos homens, diz IBGE

Em 2019, um homem de 20 anos tinha 4,6 vezes mais chance de não chegar aos 25 anos do que uma mulher da mesma...

Componentes de inflação mais alta são passageiros, diz BC

Campos Neto destacou que o horizonte relevante da política monetária tem um prazo mais largo, de olho no fim de 2021 e em 2022

“O choro pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manhã” (Sl 30.5)

Desde dezembro de 2019, quando a doença foi identificada pela primeira vez em Wuhan, na China, fomos surpreendidos por uma interminável noite cujas sombras vêm ameaçando nações inteiras: a Covid-19.

Até o dia 29 de abril, somente no Brasil foram confirmados 73.235 casos e 5.083 mortes. No mundo somam-se 3,11 milhões de casos e 217 mil  mortos. Os números assustam.

Mais preocupados ficamos quando o necessário confinamento social revelou outras faces sombrias dessa noite como, por exemplo, o crescimento da violência doméstica nos países da América Latina, incluindo, o Brasil.

O confinamento para conter a pandemia disparou os pedidos de ajuda de vítimas. As solicitações por telefone aumentaram 39% desde o início da quarentena.

Alerta ainda para o aumento no número de abuso de crianças. Em artigo publicado no O Globo, pediatra que atende menores vítimas de abusos afirma que a pandemia de Covid-19 criou condições favoráveis à ampliação da violência infantil e que os casos não serão checados por profissionais especializados.

Enquanto isso, disparou o consumo da tecnologia para fins sexuais. O isolamento tem impulsionado a aquisição de brinquedinhos sexuais, levando lojas nos EUA a um incremento de 30% no volume de vendas, segundo Isto é Dinheiro. Tem-se um flagrante aumento na adesão da pornografia, uso de chats ou conversas virtuais de cunho sexual, sem falar da troca de nudes.

Interminável para alguns, as faces sombrias desta noite não foram geradas pela Covid-19; tão simplesmente foram expostas ou facilitadas agora.

Vale lembrar que esta não é a primeira tragédia que assola o planeta. Muitas outras aconteceram. A Covid não é fato isolado, único ou exclusivo. Eclesiastes lembra que não há nada de novo debaixo do sol. O mundo já foi alcançado por outros tipos de noites.

Igualmente não será a primeira vez que seres humanos se aproveitarão do caos para provocar mais destruição alheia ou a própria e, infelizmente, aumentar o terror.

À época do tsunami, em 2003, que devastou a Indonésia e Sri Lanka, deixando 150 mil mortos na Ásia, muitos exploraram a possibilidade de sequestro de crianças órfãs. Enfim, em tempos de tragédias o mal se realça.

Vale a gente se perguntar que tipo de legado deixaremos para as gerações seguintes, abrangendo, as nossas famílias. Violências, maus-tratos, relacionamentos abusivos, promiscuidade ou ausência de limites? Ou tudo isso junto?

Como prosseguirão as vítimas da opressão: sem consolo? Sem justiça? Sem afago? Sem proteção?

Ainda em Eclesiastes há uma constatação: “Vi ainda todas as opressões que se fazem debaixo do sol: vi as lágrimas dos que foram oprimidos, sem que ninguém os consolasse; vi a violência na mão dos opressores, sem que ninguém consolasse os oprimidos.”

A noite, para muitos, parece se encerrar aqui: “sem que ninguém…”

Mas em Jesus temos O dia seguinte assegurado. Em Jesus, o choro da noite se encerra e a alegria virá pela manhã. Em Jesus, há promessa e há realidade: “O Espírito do Senhor está sobre mim, pelo que me ungiu para evangelizar os pobres; enviou-me para proclamar libertação aos cativos e restauração da vista aos cegos, para por em liberdade os oprimidos e apregoar o ano aceitável do Senhor”. (Lc 4.18)

Jesus veio para libertar os oprimidos da noite escura que assola suas almas. E Ele continuará fazendo isso por meio de pessoas que acreditam e encarnam essa missão.

Portanto, seja você um libertador. Seja você a voz que denuncia mas também que consola e, por meio de ações criativas e corajosas, promove esperança.

Em tempos de tragédia o mal até pode realçar, mas a Graça certamente brilhará mais forte na medida em que nós, como igreja, nos engajarmos na missão deixada pelo Cristo. Deus te abençoe!


Débora Fonseca e Cunha coordena a Missão Luz na Noite. Formada em Psicologia e Direito, tem mais de 20 anos de experiência em aconselhamento cristão na área de sexualidade humana, é autora de Uma Fera em Busca de Sentido e Aconselhando Cristãos em Luta com a Homossexualidade e está na produção de seu terceiro livro

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Venezuela! Um terço dos médicos já morreu de covid-19

Como se não bastasse a grave crise humanitária que vive o país há algum tempo, agora são os profissionais de saúde que sofrem de covid-19. Saiba mais!

Espetáculo “Árvore que canta” 2020 é cancelado

Tradicional em Vitória (ES), a Árvore que canta 2020, que acontece há 21 anos, foi cancelada por conta da pandemia do novo coronavírus. Saiba mais!

Dia mundial de Ação de graças

Quero inspirar você neste texto a aceitar a verdade defendida pelo dia de Ação de graças, mesmo que não valorize o feriado.

Midian Lima e sua primeira canção em espanhol

Um dos grandes sucessos de Midian Lima, "Jó", ganhou uma versão em espanhol. Cantora canta em participação de Arthur Callazans

De desempregado a milionário: “provisão de Deus”

Horas depois de ficar desempregado, um trabalhador do interior do Paraná ganha 1 milhão em um sorteio. Saiba mais!

Fernandinho e os 16 anos de Ministério pastoral

Uma das maiores referências musicais no mercado gospel, Fernandinho, completou 16 anos de ministério pastoral: "Quero continuar servindo ao meu Deus e à Sua Igreja!", escreveu o cantor

Comunhão Digital

- Publicidade -

Fique Por Dentro

Miniconferência on-line: “Fé e Ciência para Corpos e Mentes”

Cientistas cristãos brasileiros respondem questões de fé e ciência para corpos e mentes. Tema será abordado na mini Conferência online. Saiba mais!

Seminário de ciências bíblicas em edição virtual; começa hoje

Realizado há 20 anos pela Sociedade Bíblica do Brasil, evento incentiva o estudo e capacita líderes sobre o uso da Bíblia.

Grandes artistas do Brasil no “BH profetiza”

Realizado pela cantora Camila Campos, O BH profetiza vai reunir diversos cantores, entre eles Weslei Santos, Gai Sampaio, pastora Helena Tannure e outros. Evento será transmitido ao vivo, nesta terça-feira, 17 

Conferência pastoral Fidelidade Extrema

Realizado pela Associação Evangelística Billy Graham, a Conferência começou hoje, 13 e vai até amanhã. Saiba mais!
- Publicidade -

Plugue-se

Fernandinho e os 16 anos de Ministério pastoral

Uma das maiores referências musicais no mercado gospel, Fernandinho, completou 16 anos de ministério pastoral: "Quero continuar servindo ao meu Deus e à Sua Igreja!", escreveu o cantor

Primeira brasileira a presidir Tribunal de Apelações da ONU

“Na presidência, quero tentar honrar essa tradição brasileira de boa diplomacia, com respeitabilidade honestidade e boa-fé”, disse a magistrada

Deive Leonardo grava última série do ano: Confira!

Gravação será no dia 12 de dezembro, em São José do Rio Preto (SP). Saiba mais!

Atriz é demitida por se posicionar contra a homossexualidade

Após usar sua página no facebook para escrever seu posicionamento contra a homossexualidade, a atriz cristã foi demitida de uma peça de teatro que participaria como atriz principal. Saiba mais!