27.2 C
Vitória
quinta-feira, 28 março 2024

Há cada 8 minutos, um novo caso de câncer de próstata é diagnosticado

O tumor é o segundo mais comum entre os homens e, na maioria dos casos, não apresenta sintomas. Por isso, o acompanhamento médico e a realização periódica de exames são essenciais para o diagnóstico precoce.

Após os alertas do Outubro Rosa com relação ao câncer de mama, no próximo mês a atenção está voltada para os homens. O Novembro Azul tem como objetivo conscientizar a população masculina sobre a prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata, segunda neoplasia mais comum entre os homens no Brasil.

Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), a estimativa é de que, neste ano, 68 mil novos casos sejam diagnosticados, o equivalente a um novo caso a cada 8 minutos. Estima-se que um em cada seis homens vai desenvolver o câncer de próstata durante sua vida.

O câncer de próstata ocorre principalmente em homens a partir dos 50 anos de idade. Segundo a oncologista da Medquimheo, Morgana Stelzer Rossi, existem fatores de risco bem estabelecidos para o câncer de próstata: aumento da idade, origem étnica e predisposição genética. “Quando há casos do câncer na família antes dos 60 anos, a chance de ter o tumor é de três a 10 vezes maior em relação à população. Desta forma, é recomendável que a prevenção seja feita a partir dos 45 anos”, explica a oncologista.

- Continua após a publicidade -

Câncer de Próstata
A próstata é uma glândula do sistema reprodutor masculino que pesa cerca de 20 gramas e tem o tamanho aproximado de uma ameixa. Essa glândula fica localizada logo abaixo da bexiga e sua principal função, juntamente com as vesículas seminais, é produzir o esperma. O tumor surge por conta da reprodução desordenada das células da próstata.

Sintomas
Na maioria dos casos, a doença é silenciosa. Quando apresenta sintomas, a doença pode estar mais avançada. O paciente pode sentir dificuldade de urinar e vontade de ir ao banheiro com mais frequência. “Impotência, sangue na urina, dor ou ardor durante a micção também são sinais que podem surgir, bem como dor óssea e fraqueza”, explica a especialista.

Prevenção
Embora gere desconforto para alguns homens, a melhor forma de prevenir a doença é realizar o exame de toque retal a partir dos 50 anos de idade e ir ao urologista anualmente. Quando diagnosticada precocemente, as chances de cura da doença são de 95%.

Além disso, é importante manter uma dieta rica em frutas, verduras, legumes, grãos e cereais integrais, que diminuem o risco de câncer. Nesse sentido, outros hábitos saudáveis também são recomendados, como fazer, no mínimo, 30 minutos diários de atividade física, manter o peso adequado à altura, diminuir o consumo de álcool e não fumar.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Publicidade

Comunhão Digital

Publicidade

Fique por dentro

RÁDIO COMUNHÃO

VIDA E FAMÍLIA

- Publicidade -