back to top
20.9 C
Vitória
quinta-feira, 30 maio 2024

Guatemala: 3 mil crianças são alcançadas pelo Evangelho

Foto: Reprodução/Bible Society

Realizado desde 2023, Programa da Sociedade Bíblica atende seis escolas do país, que possui uma das mais altas taxas de homicídios da América Latina 

Por Patricia Scott

Na Guatemala, a Sociedade Bíblica está promovendo o programa “Open the Book” (“Abra o Livro”). O objetivo é evangelizar crianças vulneráveis nas escolas do país, que possui uma das mais altas taxas de homicídios da América Latina. São 3.500 mortes violentas por ano, refletindo as ações violentas das gangues e as disputas pelo tráfico de drogas.

Os resultados do programa têm sido positivos. Isto porque as crianças e os adolescentes são receptivos às ações, já que buscam esperança e paz em meio à violência e à pobreza extrema. Iniciado em 2023, o “Open the Book”, desde então, já evangelizou três mil crianças em seis escolas, proporcionando momentos de fé, esperança e oração em meio às adversidades enfrentadas por muitas comunidades na Guatemala.

Uma das escolas visitadas pelo programa está localizada em Tierra Nueva, uma área perigosa da capital guatemalteca, onde a criminalidade é alarmante. Assim, muitas crianças já foram recrutadas por gangues. No entanto, os voluntários testemunham que as histórias bíblicas ressoam com as crianças, oferecendo esperança e ensinando valores sobre superação e confiança em Deus.

- Continua após a publicidade -

Um dos contadores de histórias bíblicas do projeto, o pastor Juan Fidel Perez, de 75 anos, lidera a Igreja Rocha da Salvação em Tierra Nueva, há 45 anos. Segundo ele, “a maioria dos jovens não vai à igreja, então sem o ‘Open the Book’ não seríamos capazes de alcançar e falar com essas crianças”.

O líder religioso relatou que metade das famílias da região vive abaixo da linha da pobreza e um quarto da população é analfabeta. As taxas de abandono escolar são muito elevadas. No entanto, os voluntários do “Open the Book” são respeitados na comunidade. “Os alunos falam com eles fora da escola e eles fornecem apoio às famílias necessitadas”.

Em 2023, uma equipe testemunhou o impacto do “Open the Book” ao visitar a Guatemala, onde cerca de 600 crianças entre quaro e 12 anos participaram de uma reunião, entoando louvores e ouvindo uma história bíblica sobre a libertação de Moisés conduzindo os israelitas para fora do Egito.

Cabe destacar que o programa não se limita às escolas. Os voluntários realizam visitas aos centros de detenção juvenil, além de comunidades de mães solteiras adolescentes e unidades escolares para crianças com necessidades especiais. Com informações Bible Society

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Publicidade

Comunhão Digital

Publicidade

Fique por dentro

RÁDIO COMUNHÃO

VIDA E FAMÍLIA

- Publicidade -