25.9 C
Vitória
domingo, 12 julho, 2020

Devo guardar o sábado?

Mais lidas

Verstappen crava melhor tempo dos treinos livres do GP da Estíria

Neste domingo, a largada será às 10h10. Saiba mais!

Capixaba Natália Gaudio defende maior longevidade para atletas brasileiras

Após estar na Rio 2016, atleta quer Tóquio e não descarta Paris. Saiba mais!

Casaquistão desmente afirmações chinesas sobre novo vírus mortal

Embaixada chinesa na capital do país advertiu sobre nova doença com "índice de mortalidade superior à Covid-19"

ONU diz que pandemia pode elevar pobreza na América Latina

Em documento, ONU destaca fragilidade do sistema de saúde da América Latina

A lei de guardar o sábado é uma prática judaica, dada aos judeus. E nós cristãos não somos obrigados a observá-la

Por ser um tema polêmico, Comunhão entendeu a necessidade de ouvir duas respostas para a pergunta. Por isso, nesta edição será diferente. Confira!

A Bíblica mostra que Deus criou todas as coisas e no sétimo dia (sábado) descansou. No original hebraico é usada a palavra ‘shabath’ que significa parar, descansar e contemplar. Mais adiante, nas leis dadas através de Moisés, há uma ratificação para que o povo guarde o sábado ou descanse neste dia.

Esta lei foi dada aos israelitas naqueles dias. Se hoje almejássemos observá-la, teríamos que observar também todas as outras 612 leis do mitzvot judaico, encontradas no velho testamento. Em seus escritos, Paulo deixa bem claro o quanto é desnecessário tentar obrigar os gentios (não judeus) a observar as leis dadas aos hebreus. Inclusive, este foi ponto de divergência e duras discussões com Pedro e os apóstolos em Jerusalém (Galatas 2:14-16).

Da mesma forma que o adultério, quando definido por Jesus, não seria apenas um homem se deitando com uma mulher, mas o simples olhar desejoso e cobiçoso, assim também a questão não é ‘parar tudo’ no sábado, mas viver uma vida toda descansando no Senhor e contemplando as suas maravilhas, não apenas um dia na semana, mas um estilo de vida de devoção.

A lei do sábado é uma prática judaica, dada aos judeus, e nós cristãos não somos obrigados a observá-la. Em momento algum isto está explícito nem subentendido nos ensinamentos de Cristo. Jesus não veio quebrar a lei mas cumpri-la (Mateus 5: 17-18). Porém o que realmente quis nos ensinar foi sua essência e não apenas suas regras.

Confira a outra resposta

O texto Bíblico mais importante sobre o sábado está em Genesis 2:1-3: ‘E havendo Deus acabado no dia sétimo a obra que fizera, descansou no sétimo dia de toda a sua obra, que tinha feito. E abençoou Deus o dia sétimo, e o santificou; porque nele descansou de toda a sua obra que Deus criara e fizera’. Isso significa que o sábado foi instituído num contexto global (na criação), não preso a um povo, etnia ou religião. O mandamento em Êxodo 20:8-11 reforça esta compressão salientando dois aspectos muito importantes: (1) ele diz “Lembra-te do dia do sábado, para o santificar”, em outras palavras, o dia instituído não deveria ser esquecido; (2) “Porque em seis dias fez o Senhor os céus e a terra…”, ou seja, o motivo da guarda tem que a ver com o reconhecer que Deus é o Criador que descansou, abençoou e santificou este dia. O sábado foi um dia observado por Jesus (Lucas 4:16, 31), ação que também pode ser vista em seus seguidores (Lucas 23:53-56; Atos 13:14, 27, 42, 44; 17:2; 18:4). Que este dia tão especial também faça parte de sua vida. Bênçãos!


leia mais

Descanso
Lei permite faltar a provas por crença religiosa

- Continua após a publicidade -

Comunhão Digital

- Continua após a publicidade -

Fique Por Dentro

Amigos e artistas “Juntos pelo sertão” drive-in

Evento, que será realizado no dia 14 de julho, vai reunir artistas e preletores como Aline Barros, Isaías Saad, Gabriel Guedes, Juliano Son, Eli Soares, Hernandes Dias Lopes e outros.

Show drive-in do 3 Palavrinhas esse mês; Saiba mais!

O grupo infantil 3 palavrinhas vai se apresentar na Arena Sessions, no estádio Allianz Parque, em São Paulo dia 19 de julho Atenção criançada! O...

Artistas cristãos na ação social “Eu Soul VC”

Entre os artistas cristãos confirmados estão Casa Worship, Renascer Praise, André e Felipe, Rebeca Carvalho e Leandro Borges

The send Argentina é adiado para 2021

Em comunicado, os organizadores do The Send disseram que a data exata será definida assim que o governo tiver o poder de reativar eventos maciços

Plugue-se

Igreja Adventista lança plataforma de podcasts

Com mais de mil episódios disponíveis, o 7Cast tem foco claro: compartilhar esperança em áudio A Igreja Adventista lançou no início de julho o "7Cast"....

Seguir os ensinos de Deus é a melhor escolha

“Se Não Fosse o Seu Amor” é o livro de estreia da empresária Larissa Pessoa, um romance que mostra que seguir os ensinos de Deus é a melhor escolha

Generosidade: O padeiro doador de pão e de fé

O dono de uma padaria no interior de São Paulo decidiu transformar a crise provocada pela pandemia de Covid-19 em uma oportunidade de ajudar quem precisa.

Fórum de Ciências bíblicas 2020: A Bíblia e a Criança

O Fórum de Ciências Bíblicas 2020, que terá temática para as crianças, será realizado nos dias 13 e 14 de agosto