Amazônia: Israel envia grupo de especialistas ao Brasil

Foto: Divulgação/ IDF

O grupo de especialistas israelenses é formado por 11 pessoas e vai prestar assistência imediata no combate às queimadas na Amazônia.

O governo israelense anunciou o envio de uma delegação de especialistas em catástrofes naturais para ajudar o Brasil nos incêndios que devastam a Amazônia.

“Uma delegação israelense de bombeiros e especialistas em resgate parte para o Brasil para ajudar as autoridades locais”. Foi o que informou o Ministério israelense das Relações Exteriores em um comunicado.

A delegação de especialistas é formada por 11 pessoas. E vai prestar assistência imediata no combate às queimadas. Além disso, vai oferecer conhecimento e experiência profissional a oficiais brasileiros.

Incêndios

Os incêndios que ardem em diversas regiões da Amazônia colocaram o Brasil sob forte pressão da comunidade internacional. E provocou uma crise diplomática com a França. Para o presidente francês, Emmanuel Macron, a soberania sobre a Amazônia é uma questão em aberto.

O presidente Bolsonaro rejeitou uma ajuda de 20 milhões de dólares desbloqueada pelos países-membros do G7 para lutar contra as chamas na Amazônia, exigindo uma retratação de Macron antes de avançar em qualquer discussão sobre o tema.

Contudo, o Brasil aceitou a ajuda de Israel, que já havia oferecido o envio de “100 toneladas de material de combate a incêndios. “A cooperação política e estratégica é muito estreita entre os dois países”, destacou a Chancelaria israelense.


Leia mais

Netanyahu sobre o Brasil: “é uma grande potência”
O encontro de Bolsonaro com Netanyahu