27.3 C
Vitória
quarta-feira, 14 abril 2021

Governo do Espírito Santo suspende ônibus por mais sete dias

Os ônibus coletivos do sistema Transcol não vão circular na região metropoltina da Grande Vitória até o próximo domingo (dia 11). A manutenção da frota nas garagens foi comunicada pelo governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, na noite desta sexta-feira (2) durante pronunciamento pelas redes sociais.

Segundo o novo mapa de risco da Covid-19, que passa a valer na segunda-feira (4), a Grande Vitória permanecerá em risco extremo de contágio. Com isso, os ônibus do Transcol e os interestaduais, que deixaram de rodar no último domingo (28), só voltam a circular no dia 12 de abril, uma segunda-feira, e somente até as 22 horas. Os coletivos estão suspensos aos sábados, domingos e feriados.

Segundo a nova matriz de risco, o comércio continuará fechado na próxima semana e só poderá voltar a abrir, de modo escalonado, a partir do dia 12. A partir dessa data, o funcionamento será permitido às quartas, quintas e sextas-feiras, sendo que as lojas de rua poderão abrir das 10 às 18 horas e os shopping centers, do meio-dia às 20 horas. Às segundas e terças-feiras, além de sábados e domingos, os estabelecimentos permanecerão fechados.

Outra novidade é que os supermercados só vão poder funcionar até as 20 horas e deverão fechar aos domingos e feriados. Após as 20 horas, apenas os serviços essenciais, como farmácias e estabelecimentos de atendimento de saúde emergencial poderão estar abertos.

Segundo o novo mapa da Secretaria de Estado da Saúde, são 37 cidades capixabasem risco extremo de contágio, incluindo toda a Grande Vitória; 39 municípios em risco alto e apenas dois em risco moderado. Não há nenhum município em risco baixo.

Quando voltarem a circular os ônibus vão atender, a recomendação do governo é o uso em horários alternados. “Vamos recomendar que os trabalhadores da indústria possam acessar o ônibus até as 7 horas, que os serviços possam acessar o ônibus das 7 horas às 9 horas e o comércio das 9 até as 11 horas. É por isso que o comércio de rua começa a funcionar às 10 horas e os serviços a partir das 9 horas para que a gente possa fazer uma distribuição dos trabalhadores em um tempo maior que a gente reduza a aglomeração no transporte público quando ele voltar a partir do dia 12.”

Mês pesado

Casagrande justificou as novas medidas dizendo que o contágio continua alto no Estado e afirmou que este mês será “pesado”, com muitas mortes. “Abril será um mês pesado, ainda haverá muitas pessoas perdendo a vida.”

O governador fez um apelo: “Mesmo que você não concorde comigo, não goste do meu jeito de governar, não aprove em nada meu governo, precisamos reduzir a transmissão. Não deixe de usar máscara, há uma lei federal que obriga o uso. Salvar vidas é fundamental.”

Casagrande garantiu que o estado está preparando. “Estamos realizando testagem em massa, com 310 mil testes rápidos”. Atualmente, segundo ele, o estado tem 948 leitos de UTI funcionando, sendo que destes, 866 estão ocupados. “Somente em março abrimos 200 leitos”, disse Casagrande, que anunciou ainda a abertura de mais 500 leitos, entre os de UTI e enfermaria. “Vamos passar de 1.100 leitos até o final do mês”, informou.

O governador finalizou a transmissão desejando uma boa Páscoa aos capixabas. “Que a gente possa ter uma Páscoa em que Cristo renasça em nossos corações e que nosso amor faça com que a gente possa cumprir nossas obrigações, salvar vidas e a vida de quem a gente gosta. Uma boa Páscoa para todos”.

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Comunhão Digital

- Publicidade -

Fique Por Dentro

- Publicidade -

Plugue-se