24.7 C
Vitória
sexta-feira, 30 outubro 2020

Governador visita unidade de Muniz Freire

Leia também

Anvisa informa que não recebeu pedido de registro formal para vacina russa

Quando a Anvisa revisa todos os documentos técnicos e regulatórios e verifica os dados de segurança e eficácia

STF começa a julgar pedido do PDT para afastar Guedes

"A amplitude do objeto da arguição de descumprimento de preceito fundamental não significa admitir seja qualquer ato", registrou Marco Aurélio

Indicador de incerteza na economia cai para 143,8 pontos em outubro, diz FGV

O componente de Mídia recuou 4,0 pontos, para 126,0 pontos, contribuindo negativamente em 3,5 pontos para a queda do indicador geral no mês

Recebido com muita alegria, o governador Paulo Hartung visitou na manhã desta sexta (17), o Centro Estadual de Ensino Fundamental e Médio em Tempo Integral Bráulio Franco, unidade do programa Escola Viva no município de Muniz Freire.

Ele conheceu os espaços, que foram apresentados pelos próprios estudantes, e compreendeu como é a dinâmica da escola que trabalha o projeto de vida como eixo principal. Logo na chegada, o governador passou por um “corredor de palmas”, rito tradicional do acolhimento realizado nas unidades Escola Viva. Em seguida, guiado pelos jovens protagonistas Ana Júlia, Inara, Clara, Josué, Isadora, Samira, Letícia e Eduarda, conheceu toda a estrutura da unidade. Animados e prestativos, os estudantes foram explicando cada detalhe sobre a metodologia e os aspectos que envolvem o aprendizado.

Após apresentação da escola, os estudantes contaram sobre as experiências vividas e destacaram o que mudou ao ingressarem na Escola Viva. “Essa escola nos proporciona aprofundar ainda mais no que a gente deseja ser. Aqui somos protagonistas, o braço direito da escola e estamos sempre dispostos a ajudar os colegas. Eu, por exemplo, ano passado estudava em uma escola de tempo parcial e não tinha a intenção de mudar para o tempo integral, pois eu tinha um emprego. Mas não me arrependo de ter aberto mão do trabalho, fiz a escolha certa. Sei que essa escola tem um diferencial e eu vou concluir o Ensino Médio com sucesso e fazer uma bela prova do Enem”, disse a estudante da 3ª série, Beatriz Almeida.

Contente com o que viu, o governador Paulo Hartung ressaltou uma história contada pela pedagoga da escola, que o comoveu muito. “Hoje ouvimos um relato emocionante. O estudante Henrique, da Escola Estadual Henrique Coutinho, localizada em Iúna, ficou encantado com o que viu, após fazer uma visita com os seus professores para conhecer a metodologia da Escola Viva de Muniz Freire. Dias após a visita, Henrique viajou 24 km de estrada de chão, de bicicleta, para solicitar uma vaga na escola e pedir a implantação do projeto no município de Iúna para 2017. Segundo ele, já tem mais 18 amigos também interessados em estudar nesse novo modelo de escola em turno único. Quero reafirmar para o Henrique, que atualmente estuda na escola na qual estudei na minha infância, e para todos os estudantes o meu compromisso com a Educação. Vamos levar esse projeto para o Estado inteiro. O maior patrimônio que nós, as famílias e os professores podemos deixar a esses jovens é o acesso ao conhecimento”.

A Escola Viva Braúlio Franco atende 570 alunos e é composta por 16 salas de aula; sala de professores, biblioteca; laboratório de informática; laboratório de Física/Química; laboratório de Biologia/Matemática; sala de Artes; auditório; sala de recursos e quadra poliesportiva coberta.

Mais do que uma escola em tempo integral, a Escola Viva é um novo modelo de Ensino Médio em turno único, que traz inovações pedagógicas e de gestão, orientando o jovem a ser protagonista e a construir seu projeto de vida. “É uma emoção grandiosa ver essa escola bonita e abraçando a metodologia. É muito bom ver os estudantes podendo sonhar com o futuro e uma profissão, podendo seguir e traçar o seu próprio caminho. Estamos encantados”, falou o secretário Haroldo Rocha.

A diretora, Darcila Castro, falou do orgulho do trabalho desenvolvido na unidade. “É com muito prazer que apresentamos a nossa escola. É muito gratificante trabalhar com a construção do projeto de vida dos estudantes. É um trabalho de entrega tanto dos professores quanto dos alunos para se permitir mudar e chegar aos objetivos traçados. É gratificante, desafiador e estimulante”, disse.

Escola Viva
A Escola Viva possui um currículo diversificado, com organização flexível. A programação escolar conta com as disciplinas obrigatórias (Português, Matemática, Química, Física e etc.) e também eletivas, em que os estudantes escolhem de acordo com seu interesse e aptidão. A escola disponibiliza um rol de disciplinas eletivas com temas como Cinema, Teatro, Robótica, entre outras disciplinas, oferecidas semestralmente.
Além da estrutura diferenciada e do currículo inovador, na Escola Viva os profissionais possuem dedicação integral e o tempo que o aluno permanece na escola é de 9 horas e 30 minutos. A carga horária vai das 7h30 às 17 horas, sendo 1h20 minutos para o almoço e dois intervalos de 20 minutos para o lanche, ofertados dentro da escola.
O programa Escola Viva possui um conjunto de inovações: acolhimento aos estudantes, às equipes escolares e às famílias; avaliação diagnóstica/nivelamento; disciplinas eletivas; salas temáticas; ênfase práticas em laboratórios; tecnologia de gestão educacional; tutoria; aulas de projeto de vida; aulas de práticas e vivências em protagonismo; aula de estudo orientado; e aprofundamento de estudo (preparação acadêmica/mundo do trabalho).
O Programa de Escolas Estaduais de Ensino Médio em Turno Único, denominado “Escola Viva”, foi instituído pela Lei Complementar Nº 799 e prevê a implantação de 30 escolas em turno único até 2018. Para conhecer mais sobre o programa Escola Viva, acesse o site www.escolaviva.es.gov.br.

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Paulo Hartung desiste da releição ao governo do ES

Por meio de coletiva de imprensa, o governador do Espírito Santo descartou a possibilidade de indicar um nome ao governo Após o anúncio de que não...

Novo secretário-executivo do MEC é do ES

A pasta estava sem secretário-executivo desde que Maria Helena Guimarães pediu exoneração e deixou o cargo em meados de maio. O economista Haroldo Corrêa Rocha...

Governador do ES fala aos evangélicos e analisa o mandato

"A Igreja tem um papel importante na construção da família” Economista por formação, o capixaba de Guaçuí Paulo Cesar Hartung Gomes, 60, caminha para o...

Começa hoje período de rematrícula nas escolas públicas

Os alunos matriculados na rede pública estadual interessados em realizar rematrícula para o próximo ano ou solicitar transferência para outra escola, devem ficar atentos...

Joaquim Barbosa diz que chamaria Paulo Hartung

“Se eu entrasse nisso, iria chamá-lo”, teria afirmado o ex-presidente do Supremo, Joaquim Barbosa, se referindo à possível parceria com Paulo Hartung para eleições...

Pr. Oliveira é homenageado pelo Governo

Escola Viva em Cobilândia, Vila Velha (ES), recebeu nome do pastor Oliveira de Araújo. Para homenagear o Pastor Oliveira de Araújo, importante liderança religiosa para...

Comunhão Digital

- Publicidade -

Fique Por Dentro

Culto vai celebrar os 48 anos do Hospital Evangélico

Por conta da pandemia, culto de ação de graças será em formato drive-in, em Vila Velha (ES). 

Semana dos manuscritos do Mar Morto; Saiba mais!

Arqueólogos e especialistas vão apresentar um dos mais impactantes achados da humanidade, na semana dos manuscritos do Mar Morto. Evento, que começa nesta segunda,19, é gratuito!

Live Solidária “Um Com Eles” em Libras

A live solidária, realizada pela Portas Abertas, será transmitida pelo Facebook, e estará acessível a todos que entendem a língua brasileira de sinais. Saiba mais!

Desafio Superação em corrida virtual; É neste domingo, 18

Em alusão ao Outubro Rosa, o Desafio Superação vai mobilizar mulheres cristãs de todo o Brasil em prol da saúde. Saiba mais!
- Publicidade -

Plugue-se

Larissa e Isabela e Mariana Valadão cantam o amor

Baseada no amor cristão, música é o quarto lançamento de Larissa e Isabela pela Sony

Nova fase da Academia da Bíblia SBB

Com novos cursos, o projeto de capacitação bíblica da SBB deseja auxiliar o cristão no estudo aprofundado da Palavra de Deus. Saiba mais!

Quando Deus é a fonte do equilíbrio em campo e da força emocional

Sucesso na Liga dos Campeões da Europa, o goleiro Keylor Navas, 33 anos, dirige estudos bíblicos com um grupo de 10 pessoas em Paris.

Clovis Pinho, o que vem por aí?

Novo single de Clovis Pinho deve chegar ao mercado em novembro. Saiba mais!