20.6 C
Vitória
quinta-feira, 4 junho, 2020

Google registra aumento nas buscas pelo termo “oração”

- Continua após a publicidade -

Mais lidas

Comissão Europeia avança para disponibilizar € 11,5 bi para recuperação da crise

A Comissão Europeia aprovou nesta quarta-feira, 3, modificações em seu orçamento para 2020 para disponibilizar 11,5 bilhões de euros para a recuperação econômica já em 2020.

Vacina contra covid-19 desenvolvida em Oxford será testada no Brasil

A vacina contra a covid-19 que está sendo desenvolvida na Universidade de Oxford, no Reino Unido, será testada também no Brasil, conforme publicação no Diário Oficial da União.

CPI identifica 2 milhões de anúncios do governo em sites de ‘conteúdo inadequado’

Relatório produzido pela CPI das Fake News mostra que o governo federal investiu dinheiro público para vincular 2 milhões de anúncios publicitários em canais que apresentam "conteúdo inadequado".

Bolsonaro formaliza general Eduardo Pazuello como ministro interino da Saúde

O presidente Jair Bolsonaro formalizou no Diário Oficial da União (DOU) desta quarta-feira (3) o nome do general Eduardo Pazuello para exercer, interinamente, o cargo de ministro de Estado da Saúde.

Em tempos de crise, ficamos mais abertos a Deus?

A professora Jeanet Sinding Bentzen, da Universidade de Copenhague, na Dinamarca, analisou estatísticas do Google sobre o aumento das buscas pela palavra “oração”. Segundo a docente, em 75 países observou-se uma relação entre esse crescimento e a expansão dos contágios do novo coronavírus nessas últimas semanas.

Ela já vinha estudando o impacto dos desastres naturais na religiosidade das pessoas. “A procura por religião tem aumentado dramaticamente desde o começo da pandemia, com líderes políticos e grupos auto-organizados motivando os cidadãos a rezarem. As buscas no Google sobre oração dispararam em março de 2020, quando a covid-19 se tornou global”, disse a professora.

“É altamente provável que o aumento na intensidade da oração vá continuar”, complementa.

Risco de morte

O motivo poderia estar ligado a vínculos afetivos fortes ameaçados pelo risco de morte. Essa perspectiva costuma despertar o anseio pela existência de uma continuidade espiritual da vida após o término da vida biológica.

Por outro lado, não se verificou o mesmo grau de interesse religioso durante a crise econômica global de 2007-2008. Na época a ameaça mais direta não era à vida das pessoas amadas, mas sim às condições financeiras.

Os dados proporcionados pelas buscas no Google não são suficientes para traçar perspectivas completas. Bem como fundamentadas cientificamente sobre o impacto da crise atual na religiosidade das pessoas.

Entretanto, é válido interpretá-los como um indício de que, em momentos de real risco de vida para pessoas queridas, nota-se uma tendência maior a buscar conforto espiritual.

Algumas perguntas interessantes a se fazer: em tempos de crise, ficamos mais abertos a Deus? Se sim, isto tende a ser fogo de palha ou pode mesmo nos levar a uma verdadeira transformação de vida?

*Da Redação, com informações de Aleteia. 

- Continua após a publicidade -

Revista Digital

- Continua após a publicidade -

Fique Por Dentro

Encontro Sepal em nova data

A data do encontro Sepal, que aconteceria em maio foi alterada para setembro. Medida foi tomada de acordo com as práticas para o enfrentamento da propagação do coronavírus

Vila Mix em Casa Gospel com grandes nomes

Grandes nomes do meio evangélico do Brasil como André Valadão e Deive Leonardo vão participar do VillaMix em Casa Gospel. Evento será transmitido pelo youtube. Saiba mais!

“Carreata da solidariedade”, Marcha para Jesus em SP

Realizada pela organização da Marcha para Jesus, a ação foi batizada de “Carreata da Solidariedade” e será realizada no dia 13 de Junho

Diante do Trono anuncia congresso online

Diante da pandemia do coronavírus, a banda anunciou o "Congresso Mulheres e Moças" online

Receber notícias

Gostaria de receber notícias em primeira mão? Assine gratuitamente agora:

Plugue-se

Lições da Escola Bíblica em libras

Conteúdo está disponível no canal da CPAD no Youtube. Todos os vídeos com as aulas estão em libras

Luiz Gwyer lança single “Ânimo”

Canção integra um repertório produzido por Luiz Gwyer em 2013 O cantor e compositor Luiz Gwyer acaba de lançar o single “Ânimo” em todas as...

Não ao racismo! O silêncio da indústria da música

No Brasil, a maior gravadora do país, a Sony Music, aderiu ao movimento anti racista

“Amazing Grace” cantado por pessoas de 50 países

Clipe foi gravado em lugares simbólicos e em idioma próprio de cada país participante