19.5 C
Vitória
sábado, 30 maio, 2020

A gestão da educação cristã na igreja local

- Continua após a publicidade -

Mais lidas

São Paulo ultrapassa os 100 mil casos de coronavírus

Estado também contabilizou 295 mortes por Covid-19 em um dia, chegando ao total de 7.275 óbitos confirmados. Número de casos em 24h foi o segundo maior desde o início da pandemia

MS: Decreto de oração contra o coronavírus é suspenso pela Justiça

O Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul suspendeu decreto que pedia oração e jejum contra o coronavírus em Ladário, interior do estado

OMS lança base de dados mundial para acesso a inovações contra covid-19

Brasil entrou integra o grupo da OMS para acesso a inovações contra covid-19, através de uma base de dados global disponível pela OMS

El Salvador: cristãos oram pelo fim da pandemia no país

Em resposta ao pedido do presidente de El Salvador, Nayib Bukele, cristãos clamam a Deus em meio à pandemia de Covid-19.

“O planejamento estratégico é um instrumento para ajudar a Igreja a desenvolver seu ministério de ensino em consonância com as necessidades dos membros e liderança”, diz a educadora cristã, Eulália Novaes.

O ministério de educação cristã deve dar suporte à família. E uma educação cristã relevante faz toda a diferença neste apoio. O papel do educador cristão na igreja é sem dúvida muito importante. Mas para desenvolver esse trabalho com qualidade na Igreja é preciso fazer um planejamento de gestão.

“Assim como em qualquer outra área, a educação cristã na igreja também precisa de um planejamento estratégico, pois é um importante instrumento para ajudar a instituição a desenvolver seu ministério de ensino em consonância com as necessidades dos membros, liderança da igreja e o alcance de mais pessoas para o Evangelho”, explica a educadora cristã, Eulália Novaes.

Ministra de Educação Cristã da Primeira Igreja Batista de Vitória (ES), Eulália ministra palestra nesta área na igreja há cerca de 25 anos. O assunto será apresentado pela professora no Congresso Nacional de Escolas bíblicas, entre os dias 29 e 30 de março, em Vitória (ES). E terá como tema “O padrão de Deus para um ensino discipulador”.

Nesta entrevista para a Comunhão, a educadora explicou melhor sobre esse processo de gestão da Educação cristã na igreja, as mudanças da EBD hoje e ainda traz sugestões para um planejamento nesta área para as instituições religiosas. Confira!

Comunhão – Quais as maiores dificuldades hoje na gestão da educação cristã na igreja?

Eulália – Acredito que acompanhar os desafios que esta nova geração apresenta seja uma dificuldade para a liderança cristã da igreja. Mas tem outras que cito o fato de ser relevante diante de tantas demandas, como por exemplo: valorizar a inclusão e encontrar meios para que ela aconteça na igreja local. Lidar com equilíbrio com a realidade de temas modernos como a ideologia de gênero que está tão evidente em nosso meio, entre outros assuntos também dificulta a gestão. E por último, ajudar e orientar os voluntários envolvidos no Ministério de Ensino a lidar com a escassez de tempo e o seu serviço na igreja local.

Qual o futuro da “Educação cristã” diante de tantas mudanças na forma de se liderar e gerir uma igreja?

Como está tudo mudando muito rápido, acho que o futuro da educação cristã será em se ‘reinventar’, com o objetivo de alcançar principalmente as novas gerações, utilizando como ferramenta principal o modelo de discipulado ensinado por Jesus.

O que é ser uma igreja com uma visão comprometida com a Palavra de Deus e que tenha como prioridade a educação e formação cristã de seus membros?

Uma igreja que ama a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo; Crê em Jesus como o Salvador; que tenha a Bíblia como regra de prática e fé cristã; acolher, amar, servir e discipular e treinar sua liderança.

A Escola Bíblica dominical é onde se aprende os princípios bíblicos e doutrinas que regem uma instituição religiosa. Quais as mudanças da EBD de hoje comparada com uns 30 anos atrás?

Para algumas igrejas hoje a EBD passou a ser chamada de EB (Escola Bíblica), por terem grupos que se reúnem em outros dias da semana e não apenas no domingo.

Ultimamente a EB não desempenha sozinha esta tarefa de transmitir princípios bíblicos e doutrinas. Porém, existem alguns movimentos estratégicos que ajudam neste sentido, como o pequenos grupos, discipulado, escola de líderes e outros.

As mudanças da EBD foram muitas. Entre elas a variedade de currículos e consequentemente de revistas e editoras; a flexibilidade nos horários e dias; o uso de EBDs temáticas ou por módulos; Escolas em alguns locais transformadas em seminários, onde foi incluído currículo semelhante ao de uma Faculdade Teológica.

Outra diferença é que uma Escola Bíblica, o aluno pode dar a sua contribuição e não apenas o professor é o detentor do conhecimento. Com a ampliação e o avanço da tecnologia, a informação ficando ao alcance de todos, forçou a pessoa que se dispõe a ensinar a ter a necessidade de se preparar melhor para assumir a função de mestre.

Qual o futuro de uma igreja que não prioriza a “Educação cristã” em suas ações?

O ensino da Palavra de Deus é de grande relevância e essencial à vida de uma igreja. Se isso não é uma prioridade da instituição religiosa, ela apresentará uma sérias de deficiências na área de desenvolvimento e crescimento espiritual. É através da educação cristã que aprendemos os conselhos divinos descritos nas Escrituras Sagradas. Por meio do estudo da Bíblia, Deus fala, manifesta a Sua vontade e convida as pessoas para uma decisão, traz um despertamento para sustentar a fé que professamos, a esperança e o amor. A Educação Cristã contínua pressupõe, portanto formação bíblica.

Qual a importância das igrejas elaborarem um planejamento de educação cristã em suas instituições? Por que?

Assim como em qualquer outra área, a educação cristã na igreja também precisa de um planejamento estratégico, pois é um importante instrumento para ajudar a instituição a desenvolver seu ministério de ensino em consonância com as necessidades dos membros, liderança da igreja e o alcance de mais pessoas para o Evangelho. É preciso saber para onde quer ir, quando e como e o que se quer alcançar. É necessário estabelecer metas a curto, médio e longo prazo e isso só vamos saber com o plano educacional.

Como os membros podem contribuir para a elaboração do plano de educação cristã para torná-la útil e proveitosa?

Uma das primeiras coisas a se fazer ao elaborar um Projeto de Ensino para a igreja é a pesquisa relacionada a instituição religiosa de um modo geral e sua membresia. É preciso ouvir os membros e congregados, pedir sugestões, pesquisar e colhendo informações. Também é necessário analisar o perfil da igreja através de um estudo, pesquisa mais elaborada em todos os departamentos para só então traçar as metas e os projetos, inclusive ações voltadas para novos convertidos.

Como a Educação cristã deve ser pensada para a estrutura eclesiástica da igreja?

Cada igreja tem sua realidade, o que é muito bom e útil. As vezes o que é feito em uma igreja pode não funcionar tão bem na outra. O Ensino na instituição deve acompanhar a visão do líder principal (Pastor), respeitar a realidade da Comunidade onde ela está inserida, priorizando as necessidades.

Quais os resultados de uma igreja que elabora um projeto específico para a educação cristã de seus membros e que executa as ações deles?

O resultado de uma igreja que investe em um planejamento estratégico é o crescimento não apenas numérico, mas espiritual, pois torna-se uma instituição viva, avivada pelo espírito santo, com sede da palavra de Deus, além do desenvolvimento saudável do corpo, fortalecimento da Fé e comunhão com Deus e com os irmãos. Isso é o mais importante!


Leia mais

Dificuldades e desafios da Escola Bíblica
As igrejas são seguidoras de mercado e tendências

- Continua após a publicidade -

Revista Digital

- Continua após a publicidade -

Fique Por Dentro

Vila Mix em Casa Gospel acontece neste sábado (30)

Grandes nomes do meio evangélico do Brasil como André Valadão e Deive Leonardo vão participar do VillaMix em Casa Gospel. Evento será transmitido pelo youtube. Saiba mais!

“Carreata da solidariedade”, Marcha para Jesus em SP

Realizada pela organização da Marcha para Jesus, a ação foi batizada de “Carreata da Solidariedade” e será realizada no dia 13 de Junho

Diante do Trono anuncia congresso online

Diante da pandemia do coronavírus, a banda anunciou o "Congresso Mulheres e Moças" online

GOD Brasil: Como anunciar o que o mundo precisa ouvir?

O God Brasil é um movimento que incentiva o evangelismo intenso no mundo inteiro em um dia

Receber notícias

Gostaria de receber notícias em primeira mão? Assine gratuitamente agora:

Plugue-se

Animações para explicar crenças bíblicas em série

Série Princípios são divididos em 12 episódios que tiram dúvidas de temas bíblicos e também exploram temas contemporâneos, como o aborto.

“Aventuras em Galápagos”: desbravando a criação

A diversidade de recursos naturais das ilhas foi cenário para a produção, que faz parte de um projeto pedagógico da Educação Adventista

Em breve, um documentário sobre a Igreja Perseguida

Série conta com 12 episódios em que cristãos perseguidos contam suas histórias e como enfrentam a perseguição

Em reflexão, Hillsong United grava vídeo com integrantes em quarentena

"Tendo colocado a letra e a melodia para combinar com qualquer humor ou ocasião, a mensagem dessa música é perfeita para todos nós agora", escreveu integrante. Confira!