Fatores externos são apontados como os causadores do renascimento da fé entre os jovens, como a pandemia de Covid-19 e a crise de saúde mental
Por Patricia Scott
No Reino Unido, as vendas de Bíblias cresceram significativamente, com um aumento de 87%, saltando de £ 2,69 milhões em 2019 para £ 5,02 milhões em 2024, de acordo com dados do SPCK Group e Nielsen Book Data. Editores e pesquisadores atribuem esse crescimento ao interesse crescente da Geração Z pela espiritualidade.
“Estamos vivendo uma mudança cultural significativa em relação a questões de fé e religião”, afirmou Sam Richardson, diretor-executivo da SPCK, acrescentando: “O ateísmo, que antes era visto como a perspectiva predominante entre os adultos racionais, já não exerce o mesmo impacto ou apelo. Os jovens, especialmente a Geração Z, são muito menos propensos a se identificarem como ateus em comparação com seus pais.”
Um estudo revelou que 62% dos jovens de 18 a 24 anos se consideram “muito” ou “razoavelmente” espirituais, em comparação com apenas 35% dos maiores de 65 anos. Além disso, apenas 13% da Geração Z se identifica como ateia, um número bem inferior aos 20% da geração Y e 25% da Geração X.
Muitos acreditam que fatores externos desempenharam um papel importante nesse renascimento da fé. Richardson apontou a pandemia da Covid-19 e a crescente crise de saúde mental como influências significativas, com muitos jovens recorrendo à espiritualidade em busca de orientação e segurança.


Mark Woods, da Sociedade Bíblica, destacou o aumento na demanda, observando que as vendas estão sendo impulsionadas tanto por compras pessoais quanto por igrejas e escolas que distribuem Bíblias para os jovens. “De qualquer forma, é evidente um aumento na demanda”, comentou, acrescentando que “há uma percepção crescente de que a Bíblia tem algo relevante a dizer aos jovens, e um desejo de torná-la acessível para eles.”
Uma edição específica, a Bíblia Boas Novas: Edição Jovem, tem sido especialmente popular, com as vendas quase dobrando desde 2021. Criada para atrair leitores mais jovens, essa versão inclui notas explicativas, infográficos e espaço para reflexões pessoais. Já a Nova Versão Internacional e a Bíblia Boa Nova agora superam as vendas da Bíblia King James, refletindo uma preferência por traduções mais modernas e acessíveis. Com informações The Christian Today