26 C
Vitória
sexta-feira, 29 março 2024

Generosidade!

Generosidade!
Por Ivonildo Teixeira

A generosidade é uma das mais belas atitudes que um ser humano pode desfrutar! É bem possível encontrarmos muitos que evocam a generosidade dos outros para si; no entanto, os mesmos travam uma batalha quando precisam abrir o coração para estender as mãos doadoras, que motivam, animam, reanimam, e que acima de tudo, trazem um novo horizonte na vida daqueles que estavam condenados ao fracasso e à miséria. Conhecemos um generoso quando vamos comer em sua casa ou quando saímos para comer em um restaurante, em uma lanchonete ou em uma pizzaria, até mesmo em uma sorveteria.

Quando você conhece uma pessoa e vai à sua casa, há de perceber como o seu coração é revelado através de suas atitudes; ele é farto, gosta de qualidade e fica contente ao ver aquele que está se alimentando com satisfação. Não satisfeito, ainda lhe oferece sobremesas variadas, e lhe pergunta: “Água torneiral, mineral com ou sem gás?” Certa vez, viajei para realizar um seminário de finanças em uma determinada cidade. Cheguei cansado, com sono, mas muito faminto. Saí com o colega que me convidara e com a sua família. Meu corpo pedia comida! Estava carente de uma boa alimentação; afinal, havia viajado quase o dia inteiro e nada de me alimentar devidamente. Confesso que passei em frente de muitos restaurantes, mas nenhum deles agradava ao meu anfitrião! Acredito ter rodado cerca de 30 minutos “tentando” encontrar o restaurante “ideal”. Já cansado de tanta procura, o meu colega disse: “Vamos entrar naquela sorveteria”. Já era bem tarde, e para minha surpresa, dentro de mim, a minha reação foi “mas, eu não quero nada doce, eu preciso me alimentar”. Só que não tive coragem de dizer uma palavra sequer, e acabei entrando naquela sorveteria com toda a família, que certamente já havia se alimentado em casa.

Daqui a pouco, escuto esta do nobre colega: “Vamos tomar um sorvete, mas é apenas uma bolinha para cada um, entenderam?” Eu não podia acreditar naquilo que estava ouvindo, especialmente em se tratando de um líder que me convidara para promover em sua igreja um congresso sobre generosidade! Com aquela “deixa” do anfitrião na sorveteria, a vontade de comer se foi imediatamente! Apenas disse: “Não obrigado, perdi a vontade!” Ele nem imaginou qual o motivo! Jesus tomava cinco pães e dois peixinhos, multiplicando-os para todos se fartarem e aprenderem mais uma lição: “Onde a minha presença estiver, a generosidade estará presente!” O rei Salomão afirmou: “O generoso progride na vida; a quem dá liberalmente ainda se lhe acrescenta mais e mais” (PV. 11.24-25). A generosidade é um dom de Deus! Pouquíssimos querem essa graça! Seja você também um desses poucos que desejam progredir e avançar na vida; ser doador é querer ter um coração simplesmente parecido com o de Jesus.

é pastor emérito da Igreja do Nazareno da Praia de Itapõa. Casado com Mônica Teixeira, e pai de Samanta e Talita. Autor de 35 obras publicadas.

- Continua após a publicidade -

Mais Artigos

- Publicidade -

Comunhão Digital

Continua após a publicidade

Fique por dentro

RÁDIO COMUNHÃO

Entrevistas