21.8 C
Vitória
quarta-feira, 8 julho, 2020

Gantz não forma governo e Israel tem bloqueio político

Mais lidas

OMS: Pandemia está acelerando e ainda não atingimos o pico

Apenas no último fim de semana foram registrados mais de 400 mil novos casos da covid-19

Presidente Jair Bolsonaro está com covid-19

Chefe do Executivo havia feito exames ainda na segunda-feira e aguardava os resultados

Pandemia pode afetar a comunhão e a espiritualidade

Pesquisa revela que cultos on line estão impulsionando ainda mais a pregação do Evangelho e que pastores relacionam a pandemia como um sinal do...

Ministérios defendem venda de refinarias após Congresso pedir bloqueio

Pastas da Economia e de Minas e Energia emitiram nota. Saiba mais! 

O presidente Reuven Rivlin informará nesta quinta-feira (21) ao presidente do Parlamento que, pela primeira vez em Israel, os dois candidatos falharam

O líder centrista Benny Gantz anunciou nessa quarta-feira (20) ao presidente de Israel, Reuven Rivlin, a “impossibilidade” de formar um governo. Bem como Benjamin Netanyahu, o líder da oposição, abriu um período político sem precedentes em Israel.

“Nos últimos 28 dias, não deixei de mover nenhuma pedra, não importa o quão pequena fosse, na minha tentativa de formar um governo que traga ao Estado de Israel uma liderança com integridade, moralidade e valores”, disse Gantz.

O líder do Azul e Branco revelou as opções que explorou sem sucesso, tanto para um governo de unidade como para um governo de coalizão. Em discurso televisivo, culpou o primeiro-ministro em exercício, Netanyahu, pelo fracasso e enalteceu o partido Azul e Branco, como o mais votado nas últimas eleições de 17 de setembro.

O presidente tinha recomendado um governo de unidade a Netanyahu, primeiro a ser escolhido, e depois a Gantz, que teve quase um mês para formar o gabinete. No entanto, as negociações entre Likud e Azul e Branco, não prosperaram após a reunião dos dois líderes na terça-feira (19).

LIEBERMAN

O líder da extrema-direita, Avigdor Lieberman, revelou que não apoiaria Gantz, que conta com o apoio “direto ou indireto” da Lista Árabe Unida. Dessa forma, o líder centrista do Azul e Branco teve poucas opções para continuar as negociações.

Lieberman “culpou” Gantz por “não aceitar o plano do presidente, e o primeiro-ministro em exercício Netanyahu, por não “renunciar a um governo messiânico e Haredi (ultraortodoxo)”. Ele se referiu a essas alternativas como “coalizões antissionistas” – com árabes e ultraortodoxos – o que gerou críticas de todos os partidos políticos.

NETANYAHU

“Estou preparado para entrar num diálogo imediato com vocês, sem condições prévias, para estabelecer um governo de unidade. Se formos juntos, teremos sucesso”, exigiu Netanyahu após discurso de Gantz.

O “Canal 10” de notícias informou que a Procuradoria-Geral da República estava decidindo formalizar ou não a acusação de Netanyahu em três casos de corrupção. A acusação foi um obstáculo nas negociações, pois o líder do Azul e Branco, prometeu em campanha que não governaria com um acusado. A decisão final da Procuradoria-Geral influenciará o calendário político das próximas semanas.

21 DIAS PARA EVITAR ELEIÇÕES

Rivlin informará nesta quinta-feira (21) ao presidente do Parlamento que, pela primeira vez em Israel, os dois candidatos falharam.

O presidente abrirá um período de 21 dias para um deputado do Knesset ganhar o apoio de 61 legisladores e obter o mandato do presidente para tentar formar um governo em duas semanas. Se nenhuma opção for apresentada, o Parlamento será imediatamente dissolvido, e novas eleições serão convocadas.

Gantz disse que continuará a trabalhar durante esse tempo para formar “um bom governo” e evitar uma terceira eleição em menos de um ano. Assim, defendeu um governo de unidade.

“Faltam 21 dias para alcançarmos uma solução democrática. São 21 dias fatídicos durante os quais a democracia em Israel será submetida ao seu teste mais importante”, analisou.

*Da redação, com informações da Agência EFE 


LEIA MAIS

Israel: Netanyahu renuncia e passa cargo à rival 
Benny Gantz: “governo de unidade liberal” em Israel 
O encontro de Bolsonaro com Netanyahu 

- Continua após a publicidade -

Comunhão Digital

- Continua após a publicidade -

Fique Por Dentro

Artistas cristãos na ação social “Eu Soul VC”

Entre os artistas cristãos confirmados estão Casa Worship, Renascer Praise, André e Felipe, Rebeca Carvalho e Leandro Borges

The send Argentina é adiado para 2021

Em comunicado, os organizadores do The Send disseram que a data exata será definida assim que o governo tiver o poder de reativar eventos maciços

Em agosto, 16º Fórum de Ciências Bíblicas

Com o tema “A Bíblia para as novas gerações”, evento será realizado nos dias 13 e 14 de agosto, no Centro de Eventos de...

Expoevangélica 2020 é adiada para dezembro

Neste ano, a Expoevangélica celebra 15 anos e pretende realizar uma grande festa em Fortaleza (CE).

Plugue-se

Ator TC Stallings relata como conheceu Jesus em documentário

O filme vem após TC Stallings perder sua mãe e avó neste ano. Ele dedicou o documentário à sua mãe que morreu em 15...

Tito e Gabriella e Casa Worship cantam “Máscaras”

Música já está disponível em todas as plataformas de streaming. Tito e Gabriella e Casa Worship gravaram a música ao vivo em Goiânia

“Bíblia de Estudo Swindoll”: mais compreensão e curiosidades

Além de facilitar a compreensão, a "Bíblia de Estudo Swindoll" traz curiosidades sobre o livro mais vendido do mundo

Ungido de Deus: o goleiro gigante na defesa

Um dos maiores pegadores de pênaltis do futebol brasileiro, o goleiro Fábio Maciel, conta o segredo do sucesso em campo. Confira!