30.7 C
Vitória
sexta-feira, 4 dezembro 2020

Gantz não forma governo e Israel tem bloqueio político

Leia também

Operação Uruatu 2 faz buscas contra traficantes de animais

Segundo a PF, ao longo das investigações foram aprendidas centenas de animais silvestres no curso das investigações policiais

Governo anuncia operação de combate a crimes contra idosos

Após constatação de que o total de denúncias de crimes registrados por meio do Disque 100 aumentou durante a pandemia

Bolsonaro volta a falar em defesa da liberdade

Na semana passada, também em evento da FAB, Bolsonaro disse que a liberdade dos 210 milhões de brasileiros "passa" pelos militares

O presidente Reuven Rivlin informará nesta quinta-feira (21) ao presidente do Parlamento que, pela primeira vez em Israel, os dois candidatos falharam

O líder centrista Benny Gantz anunciou nessa quarta-feira (20) ao presidente de Israel, Reuven Rivlin, a “impossibilidade” de formar um governo. Bem como Benjamin Netanyahu, o líder da oposição, abriu um período político sem precedentes em Israel.

“Nos últimos 28 dias, não deixei de mover nenhuma pedra, não importa o quão pequena fosse, na minha tentativa de formar um governo que traga ao Estado de Israel uma liderança com integridade, moralidade e valores”, disse Gantz.

O líder do Azul e Branco revelou as opções que explorou sem sucesso, tanto para um governo de unidade como para um governo de coalizão. Em discurso televisivo, culpou o primeiro-ministro em exercício, Netanyahu, pelo fracasso e enalteceu o partido Azul e Branco, como o mais votado nas últimas eleições de 17 de setembro.

O presidente tinha recomendado um governo de unidade a Netanyahu, primeiro a ser escolhido, e depois a Gantz, que teve quase um mês para formar o gabinete. No entanto, as negociações entre Likud e Azul e Branco, não prosperaram após a reunião dos dois líderes na terça-feira (19).

LIEBERMAN

O líder da extrema-direita, Avigdor Lieberman, revelou que não apoiaria Gantz, que conta com o apoio “direto ou indireto” da Lista Árabe Unida. Dessa forma, o líder centrista do Azul e Branco teve poucas opções para continuar as negociações.

Lieberman “culpou” Gantz por “não aceitar o plano do presidente, e o primeiro-ministro em exercício Netanyahu, por não “renunciar a um governo messiânico e Haredi (ultraortodoxo)”. Ele se referiu a essas alternativas como “coalizões antissionistas” – com árabes e ultraortodoxos – o que gerou críticas de todos os partidos políticos.

NETANYAHU

“Estou preparado para entrar num diálogo imediato com vocês, sem condições prévias, para estabelecer um governo de unidade. Se formos juntos, teremos sucesso”, exigiu Netanyahu após discurso de Gantz.

O “Canal 10” de notícias informou que a Procuradoria-Geral da República estava decidindo formalizar ou não a acusação de Netanyahu em três casos de corrupção. A acusação foi um obstáculo nas negociações, pois o líder do Azul e Branco, prometeu em campanha que não governaria com um acusado. A decisão final da Procuradoria-Geral influenciará o calendário político das próximas semanas.

21 DIAS PARA EVITAR ELEIÇÕES

Rivlin informará nesta quinta-feira (21) ao presidente do Parlamento que, pela primeira vez em Israel, os dois candidatos falharam.

O presidente abrirá um período de 21 dias para um deputado do Knesset ganhar o apoio de 61 legisladores e obter o mandato do presidente para tentar formar um governo em duas semanas. Se nenhuma opção for apresentada, o Parlamento será imediatamente dissolvido, e novas eleições serão convocadas.

Gantz disse que continuará a trabalhar durante esse tempo para formar “um bom governo” e evitar uma terceira eleição em menos de um ano. Assim, defendeu um governo de unidade.

“Faltam 21 dias para alcançarmos uma solução democrática. São 21 dias fatídicos durante os quais a democracia em Israel será submetida ao seu teste mais importante”, analisou.

*Da redação, com informações da Agência EFE 


LEIA MAIS

Israel: Netanyahu renuncia e passa cargo à rival 
Benny Gantz: “governo de unidade liberal” em Israel 
O encontro de Bolsonaro com Netanyahu 

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Brasil e Israel: união para salvar Amazônia

O acordo entre Brasil e Israel tem o objetivo de contribuir para que o governo tenha mais dados para impedir as queimadas e o desmatamento na Amazônia. Saiba mais!

Palestina renovou laços com Israel

O ex-ministro da AP e confidente de Abbas tentou ver o retorno à coordenação com Israel como "uma vitória de nossa grande nação"

Número 2 da Al Qaeda foi morto secretamente no Irã

Autoridades iranianas estão acobertando a morte de Abdullah. Nenhum governo reivindicou responsabilidade pela ação. Saiba mais

Trump, Israel, os Árabes e os Acordos de Abraão

O Acordo é um trunfo do presidente Trump, pois fortalece a diplomacia de Washington ao unir esses importantes aliados americanos

Peso Bíblico do período do Primeiro Templo

Arqueólogos israelenses encontraram uma moeda do Primeiro Templo, que era usada para trocar por sacrifícios, alimentos e oferta. Saiba mais!

Mais um acordo de paz: agora com Israel e Sudão

É o terceiro acordo de paz com Israel, mediado pelos EUA este ano. Saiba mais!

Comunhão Digital

- Publicidade -

Fique Por Dentro

Conferência Paixão pela Juventude 2020

Realizado pela Juventude Batista Brasileira, evento será online e acontece em duas datas. A primeira será neste sábado, 28, e a segunda, dia 5 de dezembro. Saiba mais!

Miniconferência on-line: “Fé e Ciência para Corpos e Mentes”

Cientistas cristãos brasileiros respondem questões de fé e ciência para corpos e mentes. Tema será abordado na mini Conferência online. Saiba mais!

Seminário de ciências bíblicas em edição virtual; começa hoje

Realizado há 20 anos pela Sociedade Bíblica do Brasil, evento incentiva o estudo e capacita líderes sobre o uso da Bíblia.

Grandes artistas do Brasil no “BH profetiza”

Realizado pela cantora Camila Campos, O BH profetiza vai reunir diversos cantores, entre eles Weslei Santos, Gai Sampaio, pastora Helena Tannure e outros. Evento será transmitido ao vivo, nesta terça-feira, 17 
- Publicidade -

Plugue-se

O versículo mais lido de 2020!

O versículo campeão de leitura em 2020 é baseado em Isaías 41:10: “Portanto, não temais, pois estou contigo..." Saiba mais!

Novo álbum musical do Missionário R. R. Soares

O álbum "Em O nome de Jesus", com 12  músicas inéditas, foi lançado depois de cinco anos. Primeiro single do projeto está disponível em todas as plataformas e Youtube

Wilson Witzel é batizado em igreja evangélica

O batismo ocorreu um dia antes de Witzel protocolar sua defesa no tribunal misto, que julga o processo de impeachment dele. Saiba mais!

3 palavrinhas é indicado ao premio Gerando Salvação

Na categoria “Projeto Infantil”, o 3 palavrinhas, que é considerado o maior canal infantil gospel do mundo, concorre ao lado de Aline Barros e outras estrelas do segmento. Saiba mais!