31.6 C
Vitória
terça-feira, 1 dezembro 2020

Freitas: fluxos financeiros estão cada vez mais atrelados a padrões ambientais

Leia também

USP lança teste rápido de covid-19 pela saliva

Um dos grandes desafios dos pesquisadores foi padronizar o teste, ou seja, criar soluções químicas que mantivessem o coronavírus estável

O Tribunal de Justiça do Rio escolheu seu novo presidente

Henrique Figueira, que foi deputado estadual no Rio e ocupou secretaria na prefeitura durante a gestão Cesar Maia (PFL, hoje DEM)

Azul antecipa fim de acordo de redução de jornada

A redução de salário era de 45% entre o terceiro trimestre de 2020 e o primeiro trimestre de 2021, quando o porcentual começa a cair

O ministro repetiu que o governo quer prover infraestrutura por meio da via privada – destacando a falta de recursos públicos para isso

Por Amanda Pupo (AE)

O ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, disse nesta terça-feira (20) que o Brasil não vai “fugir” da responsabilidade de atrelar o desenvolvimento econômico a padrões ambientais e sustentáveis, e que o objetivo é ser “vanguarda” no assunto. “Sabemos que cada vez mais os fluxos financeiros vão estar atrelados aos padrões ambientais, e não vamos fugir dessa responsabilidade. Pelo contrário, queremos estar na vanguarda”, afirmou o ministro na abertura do Via Viva, Seminário Socioambiental em Infraestrutura de Transportes.

Freitas comentou que o programa de concessões tocado pelo governo vai ao encontro da agenda ambiental ao priorizar o equilíbrio da matriz de transportes e projetar modelagens que já nascem com certificados verdes. “Estamos investindo em ferrovias É no programa ferroviário que iniciamos nossa certificação”, afirmou o ministro, que citou também o incentivo a cabotagem.

Freitas também ressaltou que o Brasil tem um estoque de infraestrutura inferior ao de seus pares, e que o investimento nesse setor é uma das alavancas para o desenvolvimento e a superação de desigualdades. O ministro repetiu que o governo quer prover infraestrutura por meio da via privada – destacando a falta de recursos públicos para isso.

“Temos limitação fiscal, e o Brasil adotou compromisso com solvência que é tão importante. Tratamos a pandemia pela via fiscal, e paradoxalmente, apesar de todo o esforço fiscal feito, nós conseguimos reduzir a taxa de juros . No fim das contas, isso traz atratividade adicional para nossos projetos de infraestrutura”, disse.

Título verde

O secretário de Política Econômica do Ministério da Economia, Adolfo Sachsida, listou uma série de ações que estão sendo desenvolvidas no governo sob o viés do desenvolvimento sustentável, as quais, segundo ele, mostram uma preocupação com o “desenvolvimento econômico sustentável com forte defesa ambiental”. “É um governo que se preocupa com o meio ambiente”, disse.

De acordo com o secretário, entre as iniciativas que estão sendo trabalhadas na secretaria estão: a expansão do número de emissões de títulos verdes, a diversificação dos setores econômicos financiados com ‘green bonds’, e a expansão dos tipos de títulos para além de debêntures. “Ou seja, queremos expandir o mercado de ‘green bonds’ para CRAS, CRIS e FIDCS”, disse o secretário na abertura do seminário. Sachsida citou que hoje o Brasil já conta com mercado de R$ 7,3 bilhões em debênture de infraestrutura com certificação green.

O secretário afirmou também que há esforços para criar um mercado de bolsa para comercialização de cotas de reserva ambiental. “Usando o que há de mais moderno na teoria econômica para proteger o meio ambiente”, disse Sachsida, segundo quem a secretaria também quer operacionalizar as Cédulas de Produto Rural (CPRs) de floresta em pé para compensação ambiental voluntária.

“Gostaria de ressaltar que nesse contexto da retomada da atividade econômica será fundamental contarmos com recursos de investimentos verdes para ser um canal alternativo de desenvolvimento econômico”, afirmou. “Primeiro desafio: mobilizar capital privado no desenvolvimento de agenda de finanças sustentáveis”, comentou o secretário.

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Seminário de ciências bíblicas em edição virtual; começa hoje

Realizado há 20 anos pela Sociedade Bíblica do Brasil, evento incentiva o estudo e capacita líderes sobre o uso da Bíblia.

Pavimentação da BR-319 é prioridade do governo, diz Tarcísio de Freitas

A pavimentação da rodovia, que liga os Estados do Amazonas e Rondônia, vai facilitar a logística do transporte da produção agrícola da Região Norte

Ministro da Infraestrutura rejeita ideia de alçar voos mais altos na política

"Eu gosto é de trabalhar com técnicos, a gente está completamente focado nos nossos projetos", disse o ministro Tarcísio de Freitas

Transporte interestadual abre guerra judicial entre governo e empresas

O governo já venceu em 18 ações e foi derrotado em apenas uma. Outras três seguem em tramitação

Seminário “Pra Pensar” começa hoje (1)

O seminário "Pra Pensar" busca refletir além de "posturas tradicionais" ou "respostas enlatadas" e conta com preletores de renome nacional O seminário "Pra Pensar" acontece...

2º Seminário sobre “Fé e Ciência” neste sábado (26)

O pós-doutor em Química, Marcos Nogueira Eberlin, será preletor do 2° Seminário sobre "Fé e Ciência" neste sábado (26) em Vitória (ES) O pós-doutor em...

Comunhão Digital

- Publicidade -

Fique Por Dentro

Conferência Paixão pela Juventude 2020

Realizado pela Juventude Batista Brasileira, evento será online e acontece em duas datas. A primeira será neste sábado, 28, e a segunda, dia 5 de dezembro. Saiba mais!

Miniconferência on-line: “Fé e Ciência para Corpos e Mentes”

Cientistas cristãos brasileiros respondem questões de fé e ciência para corpos e mentes. Tema será abordado na mini Conferência online. Saiba mais!

Seminário de ciências bíblicas em edição virtual; começa hoje

Realizado há 20 anos pela Sociedade Bíblica do Brasil, evento incentiva o estudo e capacita líderes sobre o uso da Bíblia.

Grandes artistas do Brasil no “BH profetiza”

Realizado pela cantora Camila Campos, O BH profetiza vai reunir diversos cantores, entre eles Weslei Santos, Gai Sampaio, pastora Helena Tannure e outros. Evento será transmitido ao vivo, nesta terça-feira, 17 
- Publicidade -

Plugue-se

3 palavrinhas é indicado ao premio Gerando Salvação

Na categoria “Projeto Infantil”, o 3 palavrinhas, que é considerado o maior canal infantil gospel do mundo, concorre ao lado de Aline Barros e outras estrelas do segmento. Saiba mais!

Saiba mais sobre o cristianismo em alguns livros

No Dia do Evangélico Comunhão selecionou 10 livros para estudar e conhecer mais sobre o cristianismo. Saiba mais!

Funkeira Ludmilla no gospel?

Em live no Instagram, nesta quinta (26), a funkeira Ludmilla falou do desejo de apostar na carreira gospel e afirmou ter "recebido um chamado" para levar a palavra de Deus aos fãs. Saiba mais!

“40 Dias – O Milagre Da Vida” nas plataformas de streaming

Filme foi lançado no dia 15 de outubro, em mais de 200 salas em todo o Brasil. E agora será possível assistir em casa, pelo seu aplicativo. Saiba mais!