24.4 C
Vitória
quinta-feira, 28 março 2024

Fórum discute conhecimento científico como ferramenta de geração de emprego

O Fórum de Educação Profissional e Tecnológica Norte Capixaba, que aconteceu terça (05) e quarta-feira (06) no auditório do Centro Universitário Norte do Espírito Santo (Ceunes), em São Mateus, teve como objetivo discutir a implantação dos 17 objetivos globais estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU) para o desenvolvimento sustentável do planeta.

O encontro contou com a participação de lideranças e atores sociais da Região do extremo Norte capixaba: professores, pesquisadores, prefeituras e representantes do Governo do Estado. A animação ficou por conta da banda Alface (foto abaixo), formada por um grupo de estudantes do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), do campus São Mateus.

Fórum discute conhecimento científico como ferramenta de geração de emprego

O professor do departamento de Economia da UFES, Alexandre Ottoni Teatini Salles, conduziu as discussões sobre o tema #8 das diretrizes da ONU, “Promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, emprego pleno e produtivo e trabalho decente para todos”.

A mesa foi composta pelo prefeito de Pinheiros, Antônio Carlos Machado; pelo secretário municipal de Ciência e Tecnologia de São Mateus, Temístocles Rocha; pela gerente de parcerias interinstitucionais da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes), Ana Luzia Fregonazzi Bottecchia Senn; e pela subsecretária de Estado de Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti), Camila Dalla Brandão.

- Continua após a publicidade -

O destaque da contribuição de pesquisadores, professores e alunos foi a preocupação com a atual situação política e econômica do país e a necessidade de fomentar o desenvolvimento de profissionais preocupados com as questões socioambientais.

Para o prefeito de Pinheiros, Antônio Carlos Machado, a união dos agentes envolvidos no Estado é fundamental para resolver as demandas relativas aos investimentos na Região Norte e promover o desenvolvimento sustentável. “O Consórcio Prodnorte é composto por 11 municípios: Boa Esperança, Conceição da Barra, Ecoporanga, Jaguaré, Montanha, Mucurici, Nova Venécia, Pedro Canário, Pinheiros, Ponto Belo e São Mateus. Abrange uma população de mais de 253 mil habitantes e é um bom exemplo de união para se atingir os objetivos do bem comum”, afirma.

A subsecretária Camila Dalla Brandão expôs o trabalho desenvolvido pela Secti sobre as políticas públicas de geração de emprego e renda da secretaria. Segundo ela, inovação e ciência é um caminho sólido para combater a escassez de emprego. Relata que alguns programas como as Incubadoras serão interiorizados pelo Estado com o objetivo de absorver as boas ideias e transformá-las em bons negócios. “O programa de pré-incubação, desenvolvido dentro da CEET Vasco Coutinho, tem o objetivo de incentivar e dar suporte às novas empresas, além das nossas diretrizes de formarmos profissionais segundo as demandas do mercado”, disse.

A subsecretária destacou também a importância da Feira de Ciência e Engenharia do Espírito Santo (Fecieng-ES) como uma das principais ferramentas para disseminar a ciência e promover os jovens cientistas. “Temos excelentes exemplos de talentos descobertos pela feira, como os jovens André Buzelli Camponês, Fernando Souza Teixeira e Kaio Alan Littike que participaram da edição do ano passado e foram convidados a serem monitores do programa de implantação de robótica nas escolas de ensino integral de Alagoas”, conclui.

Fórum discute conhecimento científico como ferramenta de geração de emprego

O professor do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), Cleidson da Silva Oliveira, destacou a importância do esforço do Governo na manutenção de programas importantes como o Programa de Iniciação Científica (Pic Junior), mesmo com as dificuldades financeiras do estado.

Ana Bottecchia falou sobre os editais da Fapes focados em áreas específicas que buscam atender às necessidades da sociedade capixaba, como o PPE Agricultura, o Profix e NossaBolsa, por exemplo. Para ela, o atual governo está focado no desenvolvimento do Estado. “Existe uma grande mobilização entre todas as secretarias para combater as mais variadas crises, como a hídrica, e revitalizar o Rio Doce. É um esforço em conjunto. Além disso, temos editais abertos que podem ser alinhados junto com as instituições, os atores envolvidos e a sociedade para atender às demandas de forma mais eficiente”, concluiu.

Outros temas como conselho de inovação e tecnologia; escolas técnicas com base nas potencialidades de cada região; estratégias para promover a inovação, a pesquisa e a patente que envolvam o poder público e as empresas também foram discutidos durante o evento.

O evento
O Fórum de Educação Profissional e Tecnológica Norte Capixaba foi realizado pelo Ifes, em parceria com o (Ceunes) e a Rede Norte de Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). O objetivo deste ano foi discutir a implantação dos 17 objetivos globais estabelecidos pela ONU para o desenvolvimento sustentável do planeta.

Além disso, a intenção é promover a integração das ações previstas na agenda da Rede ODS Brasil para os próximos 15 anos (2016-2030) na Região Norte do Estado, hoje mobilizada por meio da Prodnorte e composta pelos municípios de Boa Esperança, Conceição da Barra, Ecoporanga, Jaguaré, Montanha, Mucurici, Nova Venécia, Pedro Canário, Pinheiros, Ponto Belo e São Mateus.

Conheça os #17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas:
#1: Acabar com a pobreza em todas as suas formas, em todos os lugares.
#2: Acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar e melhoria da nutrição e promover a agricultura sustentável.
#3: Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades.
#4: Assegurar a educação inclusiva, equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.
#5: Alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas.
#6: Assegurar a disponibilidade e gestão sustentável da água e saneamento para todos.
#7: Assegurar o acesso confiável, sustentável, moderno e a preço acessível à energia para todos.
#8: Promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, emprego pleno e produtivo e trabalho decente para todos.
#9: Construir infraestruturas resilientes, promover a industrialização inclusiva e sustentável e fomentar a inovação.
#10: Reduzir a desigualdade dentro dos países e entre eles.
#11: Tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis.
#12: Assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis
#13: Tomar medidas urgentes para combater a mudança climática e seus impactos.
#15: Proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, deter e reverter a degradação da terra e deter a perda de biodiversidade.
#16: Promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis.
#17: Fortalecer os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável.
Saiba mais no site da Onu: www.nacoesunidas.org

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Publicidade

Comunhão Digital

Publicidade

Fique por dentro

RÁDIO COMUNHÃO

VIDA E FAMÍLIA

- Publicidade -