30.5 C
Vitória
terça-feira, 26 janeiro 2021

FMI diz que não deve emprestar dinheiro a nações com nível de dívida elevado

A diretora-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI), Kristalina Georgieva, reforçou nesta quarta-feira, 29, que o órgão não pedirá as “contrapartidas tradicionais” para concessão de crédito a países afetados pela crise do novo coronavírus

O FMI por ter ciência de que o choque é exógeno, e não um resultado de má gestão da economia. Ainda assim, Georgieva ressaltou que o FMI não deve emprestar dinheiro a nações com nível de dívida elevado. “Estaríamos dificultando ainda mais a situação desses países”, afirmou, em webinar organizado pelo Women’s Forum.

A economista búlgara lembrou que o FMI tem capacidade de emprestar até US$ 1 trilhão aos afetados pela pandemia e já concedeu crédito a 105 países. “Para uma crise sem precedentes, uma resposta sem precedentes”, disse na live. “Eu só peço que invistam em médicos e no sistema de saúde”, completou.

Para a diretora-gerente do FMI, a união entre autoridades do mundo é fundamental nesse momento que exige respostas globais. Georgieva elogiou a aprovação do fundo de 750 bilhões de euros na União Europeia, que precisou de um consenso entre todos os países-membros.

Georgieva ainda ressaltou que essa crise é uma oportunidade para que a organização das economias mundiais seja repensada, com um olhar mais atento à questão da sustentabilidade. Ela ainda pediu por mais igualdade entre homens e mulheres, o que, inclusive, teria o potencial de estimular as economias do globo, de acordo com a economista.

Vacina

A diretora-gerente do Fundo Monetário Internacional disse também que os países de todo o mundo precisarão de espaço fiscal para ter acesso à futura vacina contra a covid-19 – e que, por isso, o órgão multilateral pretende “trabalhar duro” junto aos governos, de modo a garantir as condições financeiras para o acesso universal à profilaxia.

Georgieva elogiou a atuação da Nova Zelândia no combate à pandemia e afirmou que as respostas ideais à crise sanitária não vieram das principais economias do mundo, embora não tenha criticado algum país em específico. A Nova Zelândia conseguiu praticamente erradicar o novo coronavírus após medidas rígidas de isolamento social.

Com informações da Agência Estadão – Por Eduardo Gayer

- Publicidade -

Matérias relacionadas

4 milhões de domicílios tinham morador que solicitou empréstimo, diz IBGE

Aproximadamente 3,3 milhões deles (4,8% dos lares) tiveram a solicitação de crédito atendida

Crédito a microempresas poderá ter perdão parcial, diz Guedes

O ministro também prometeu retomar a agenda de reforma tributária. Saiba mais! 

Juros devem permanecer baixos por um tempo, segundo FMI

Tobias Adrian, sugeriu que os bancos retenham as receitas em seus balanços, evitando pagamento de dividendos, a fim de preservar as condições de capitais

Emergentes vão precisar de US$ 2,5 trilhões para superar crise

Georgieva revelou que o FMI projeta que 170 países devem registrar contração no PIB este ano, comparado com a previsão, antes da covid-19

Comunhão Digital

- Publicidade -

Fique Por Dentro

Encontro para a Consciência Cristã em fevereiro; Saiba mais!

Pela primeira vez em mais de duas décadas, o tradicional encontro para a Consciência Cristã será realizado online.

The Send online será neste sábado, 9

Um dos maiores eventos de louvor, adoração evangelismo no mundo, o The send, costuma reunir milhares de pessoas. Saiba mais!

Passion Conference no último dia do ano; Saiba mais!

O cantor Fernandinho é o único artista brasileiro a participar da Passion Conference. Saiba mais!

Aulas criativas e transformadoras sobre a Bíblia

Para quem ensina a Bíblia, mas tem dificuldade no preparo das aulas, um workshop gratuito será apresentado pelo pastor Lécio Dornas, em janeiro. Saiba mais!
- Publicidade -

Plugue-se

Glorify, o app para meditações e devocional diário

Criado em 2019 na Inglaterra, o app Glorify acaba de chegar ao Brasil na versão em português. Trata-se de um app voltado para reflexões, meditações guiadas, orações e passagens bíblicas.

Fé na caminhada cristã! Fernandinho batiza os filhos

Ao lado do pastor Rodrigo Oliver, Fernandinho batizou seus filhos neste domingo, 17 e escreveu no instagram: "Um dos melhores dias das nossas vidas", escreveu o artista.

Vietnã ganha a primeira Biblioteca pública cristã

Vietnã ocupa a 19 colocação na Lista Mundial da Perseguição de 2021, da Portas Abertas. Saiba mais!

“A Deus seja a glória”, Nani Azevedo sai do hospital

Internado há vários dias por complicações de covid-19, o cantor Nani Azevedo recebeu alta hospitalar nesta sexta-feira, 15.