21.6 C
Vitória
sexta-feira, 19 abril 2024

Flic movimenta setor editorial cristão

Grandes editoras estiveram representadas
Grandes editoras estiveram representadas
Grandes editoras estiveram representadas

Com o nono maior mercado do mundo, e um faturamento de R$ 6,2 bilhões, o setor editorial brasileiro vem crescendo. De acordo com pesquisa da Câmara Brasileira do Livro, a produção anual caminha para os 500 milhões de exemplares, algo em torno de 2,5 livros para cada brasileiro. Só no segmento editorial cristão, são movimentados negócios da ordem de R$479 milhões. E o que existe de melhor na literatura cristã pode ser conferida na Feira Literária Internacional Cristã (Flic), que aconteceu no Anhembi (SP), entre os dias 5 e 8 de junho.

Realizado pela Associação de Editores Cristãos do Brasil (Asec), o evento movimentou cerca de 5 mil pessoas é já é considerado a maior feira editorial para o segmento na América Latina, aumentou o seu espaço em 30% em relação ao evento anterior, realizado no espaço São Luiz. Com isso, ganharam todos: expositores, que receberam mais oportunidades para apresentar seus destaques; e público, que passou a ter mais comodidade.

Segundo a Asec, a edição em 2013 superou as expectativas, consolidando a feira entre os eventos de maior representatividade de São Paulo. Essa constatação foi confirmada através de uma placa recebida pelo presidente da Asec, Sérgio Henrique de Lima. “A Flic chegou para fortalecer a imagem do mercado editorial cristão. Recebemos com qualidade livreiros de várias partes do país, que tiveram contato direto com as editoras e puderam negociar preços especiais e ter acesso às novidades em primeira mão”, destacou ele.

A feira deste ano contou com 42 editoras expositoras. Foram montados quatro auditórios, que abrigaram vários mini-eventos promovidos pelas empresas. O auditório Elis Regina também foi um dos espaços onde aconteceram ações de destaque, como o Café da Manhã do Conselho de Pastores do Estado de São Paulo (CPESP), que trouxe como preletor o reverendo Hernandes Dias Lopes, além do Ministério de Louvor Além do Véu. “A segunda edição da feira foi percebida como um avanço. Ela veio para um lugar maior, acomodando editoras, livreiros, escritores e o público em geral. Não é à toa que já é a maior feira literária cristã. A Flic integrou empresas de todo o Brasil, demonstrando o crescimento do mercado editorial, do número de obras teológicas e também a valorização dos escritores nacionais. O saldo foi muito positivo”, falou Hernandes, que celebrou no evento 200 mil exemplares vendidos de “Gotas de Consolo para a Alma” e fez o pré-lançamento de “Gotas de Alegria para a Alma”, chegando à impressionante marca de 120 livros publicados.

- Continua após a publicidade -

Atingindo todos os públicos e idades, a Flic abriu espaço para workshops, eventos missionários, apresentações teatrais e palestras. “A Flic 2013 foi um grande presente. Esta segunda edição no Anhembi superou as expectativas de todos os envolvidos. Tivemos uma grande visibilidade e atestamos que temos sim voz no mercado editorial”, destacou Reiner Lorenz, diretor executivo da Asec.

Aconteceu também a Tarde Digital, que apresentou fóruns relacionados ao universo do livro digital e trouxe palestrantes como o diretor do portal Publisnews, Carlo Carrenho. A feira presenteou ainda os livreiros com em almoço que reuniu editores, líderes e membros da Asec. E por falar na entidade, que está completando 25 anos de atividades, foi oferecido um jantar especial em que ex-integrantes da diretoria e a diretoria atual puderam se integrar e conversar sobre a história da associação. celebrar a existência da entidade, que hoje já é referência para o mercado editorial cristão.

Editoras premiadas na 22ª edição do Areté

Entre tantos eventos paralelos em sua programação, um era aguardado em especial: a entrega do Prêmio Areté. Em sua 22ª edição – e a segunda dentro da Flic – o Prêmio foi criado com a finalidade de reconhecer a excelência em literatura evangélica brasileira. Em 2013, foram 60 premiados em 30 categorias.

Com sete livros premiados, a Editora Vida foi a empresa de destaque em 2013. A editora venceu nas categorias Biografia / Autobiobrafia (Estrangeiro), com “O Filho Rejeitado”; Comentário (Estrangeiro), com “O Sermão do Monte”; Educação Cristã (Estrangeiro), com “Treinamento para a Vida Espiritual”, Educação Teológica (Nacional), com “Aventuras de um Pregador Iniciante”; Ficção / Romance (Estrangeiro), com (Ambição – Um Romance”; Vida Cristã Aplicada (Estrangeiro), “O Poder Sobrenatural do Perdão”; e Autoria Obra Nacional, com “Cada História um Tesouro”.

A Sociedade Bíblica do Brasil (SBB) foi premiada em seis categorias. Em Estudo Bíblico, venceu “Origem e Transmissão do Texto Novo Testamento”; na categoria Bíblia, a premiada foi a “Bíblia Sagrada Chinês/Português”; em Biografia, o destaque ficou com “A Bíblia no Brasil Império”; em Bíblia de Estudo, a ganhadora foi “Bíblia Sagrada com Reflexões de Lutero”; em Multimídia, levou o prêmio “Aventuras da Bíblia em Libras”; e finalmente em Aconselhamento, a vitória ficou com “Deus Cuidará de Você!”.

Outra que obteve seis prêmios foi a Hagnos, que celebrou nas categorias Desenvolvimento Pessoal (Estrangeiro), com “Mais que um Carpinteiro”; Desenvolvimento Pessoal (Nacional), com “Heldy, meu nome”; Infantil (Nacional), com “Era uma vez na Bíblia – O arco -íris do vovô”; Liderança/ Ministério (Nacional), com “Movimento Neopentecostal Brasileiro”; Referência (Nacional), com “O Habitat Humano”; e Teologia / Doutrina (Estrangeiro), com “Criação”.

Indicada em 10 categorias, a Casa Publicadora das Assembleias de Deus (CPAD) foi premiada em quatro. A editora recebeu os prêmios em Juventude (Estrangeiro), com o livro “Jesus Morto ou Vivo?”; Referência, com o “Novo Manual de Usos e Costumes dos Tempos e Costumes Bíblicos”; Aconselhamento, com o livro “Billy Graham Responde”; e na de Melhor Jornal, com “Mensageiro da Paz”.

A Thomas Nelson Brasil recebeu quatro dos cinco Prêmios Areté a que concorreu. “Casamento Blindado”, foi o Livro do Ano e vencedor também na categoria Casamento/Família – (Nacional). “Você faz um Mundo de Diferença”, ficou com o primeiro lugar na categoria Infantojuvenil (Estrangeiro). Já “As Cinco Linguagens do Amor Contadas Às Crianças” venceu a disputa na categoria Infantil (Nacional).

A Mundo Cristão venceu três categorias do Areté em 2013. As obras da editora ficaram no primeiro lugar em Teologia / Doutrina (Nacional), com “O Clamor da Igreja”; Inspiração/ Meditação (Estrangeiro), com “Deus está no Controle”; e Projeto Gráfico (Nacional), com “Diário da Garota Descolada”. Já a Vida Nova foi destaque em Apologética (Estrangeiro), com “Apologética Contemporânea”; Missão (Estrangeiro), com “A Missão do Povo de Deus”; e Tradução, com “Dicionário Teológico do NT”.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Publicidade

Comunhão Digital

Publicidade

Fique por dentro

RÁDIO COMUNHÃO

VIDA E FAMÍLIA

- Publicidade -