16.9 C
Vitória
domingo, 12 julho, 2020

Físico brasileiro vence o Prêmio Templeton 2019

Mais lidas

Verstappen crava melhor tempo dos treinos livres do GP da Estíria

Neste domingo, a largada será às 10h10. Saiba mais!

Capixaba Natália Gaudio defende maior longevidade para atletas brasileiras

Após estar na Rio 2016, atleta quer Tóquio e não descarta Paris. Saiba mais!

Casaquistão desmente afirmações chinesas sobre novo vírus mortal

Embaixada chinesa na capital do país advertiu sobre nova doença com "índice de mortalidade superior à Covid-19"

ONU diz que pandemia pode elevar pobreza na América Latina

Em documento, ONU destaca fragilidade do sistema de saúde da América Latina

Cientista é o primeiro da América do Sul a receber a honraria. “Você pode não acreditar em Deus, mas afirmar sua inexistência com certeza não é cientificamente consistente”, diz Marcelo

O físico e astrônomo brasileiro Marcelo Gleiser ganhou o Prêmio Templeton 2019, o “Nobel da Espiritualidade”. O anúncio foi feito pela John Templeton Foundation, com sede nos EUA, responsável pela premiação nesta terça-feira (19).

Marcelo foi o primeiro latino-americano a ganhar o prêmio, criado em 1972, e vai receber 1,1 milhão de libras esterlinas, o equivalente a R$ 5,5 milhões. A cerimônia de premiação será em 29 de maio, em Nova York.

“Ele é um dos principais proponentes da visão que ciência, filosofia e espiritualidade são expressões complementares que a humanidade precisa para abraçar o mistério e explorar o desconhecido”, diz Heather Templeton Dill, presidente da fundação John Templeton.

O físico teórico e cosmólogo brasileiro, Marcelo Gleiser, conhecido no Brasil especialmente pelas suas aparições na TV e livros publicados, agora se junta a outros 48 recebedores da honraria, como como Madre Teresa (1973), Dalai Lama (2012) e o Arcebispo Desmond Tutu (2013).

“Você pode não acreditar em Deus, mas afirmar sua inexistência com certeza não é cientificamente consistente”, diz Marcelo.

Repercussão

O coordenador da série Ciência e Fé Cristã, da Associação Brasileira de Cristãos na Ciência (ABC2), Guilherme de Carvalho deu entrevista para a revista norte-americana Christianity Today.

“Gleiser não compartilha quaisquer crenças religiosas específicas que possam formar um terreno comum com a fé cristã. Ele é confessadamente agnóstico. Sua visão de que ciência e religião podem ser complementares, que a ciência não cobre todo o conhecimento válido e que a ciência teria até raízes espirituais é algo incomum entre os cientistas influentes no Brasil e o fato de ser franco sobre eles o torna singular”, declarou.

Nas palavras do próprio Marcelo Gleiser: “Você pode não acreditar em Deus, mas afirmar sua inexistência com certeza não é cientificamente consistente”, disse em entrevista à Scientific American, em fevereiro de 2018.

O presidente da ABC2 e também físico, Roberto Covolan, celebrou o Prêmio. “É uma fonte de alegria que importantes cientistas como Marcelo Gleiser, através de seus trabalhos e iniciativas, estejam reconhecendo a existência de aspectos do universo, revelados pela ciência, cuja compreensão desafia ou até ultrapassa o alcance da própria ciência”, disse à Christianity Today.

Veja


Leia mais

Uma conversa sobre Ciência e Fé cristã
Pesquisa sobre Ciência e religião

- Continua após a publicidade -

Comunhão Digital

- Continua após a publicidade -

Fique Por Dentro

Amigos e artistas “Juntos pelo sertão” drive-in

Evento, que será realizado no dia 14 de julho, vai reunir artistas e preletores como Aline Barros, Isaías Saad, Gabriel Guedes, Juliano Son, Eli Soares, Hernandes Dias Lopes e outros.

Show drive-in do 3 Palavrinhas esse mês; Saiba mais!

O grupo infantil 3 palavrinhas vai se apresentar na Arena Sessions, no estádio Allianz Parque, em São Paulo dia 19 de julho Atenção criançada! O...

Artistas cristãos na ação social “Eu Soul VC”

Entre os artistas cristãos confirmados estão Casa Worship, Renascer Praise, André e Felipe, Rebeca Carvalho e Leandro Borges

The send Argentina é adiado para 2021

Em comunicado, os organizadores do The Send disseram que a data exata será definida assim que o governo tiver o poder de reativar eventos maciços

Plugue-se

Seguir os ensinos de Deus é a melhor escolha

“Se Não Fosse o Seu Amor” é o livro de estreia da empresária Larissa Pessoa, um romance que mostra que seguir os ensinos de Deus é a melhor escolha

Generosidade: O padeiro doador de pão e de fé

O dono de uma padaria no interior de São Paulo decidiu transformar a crise provocada pela pandemia de Covid-19 em uma oportunidade de ajudar quem precisa.

Fórum de Ciências bíblicas 2020: A Bíblia e a Criança

O Fórum de Ciências Bíblicas 2020, que terá temática para as crianças, será realizado nos dias 13 e 14 de agosto

Fé ativa: a base da vida cristã

O discipulado que produz cristãos que levam Deus a sério