23.5 C
Vitória
domingo, 24 janeiro 2021

Físico brasileiro vence o Prêmio Templeton 2019

Cientista é o primeiro da América do Sul a receber a honraria. “Você pode não acreditar em Deus, mas afirmar sua inexistência com certeza não é cientificamente consistente”, diz Marcelo

O físico e astrônomo brasileiro Marcelo Gleiser ganhou o Prêmio Templeton 2019, o “Nobel da Espiritualidade”. O anúncio foi feito pela John Templeton Foundation, com sede nos EUA, responsável pela premiação nesta terça-feira (19).

Marcelo foi o primeiro latino-americano a ganhar o prêmio, criado em 1972, e vai receber 1,1 milhão de libras esterlinas, o equivalente a R$ 5,5 milhões. A cerimônia de premiação será em 29 de maio, em Nova York.

“Ele é um dos principais proponentes da visão que ciência, filosofia e espiritualidade são expressões complementares que a humanidade precisa para abraçar o mistério e explorar o desconhecido”, diz Heather Templeton Dill, presidente da fundação John Templeton.

O físico teórico e cosmólogo brasileiro, Marcelo Gleiser, conhecido no Brasil especialmente pelas suas aparições na TV e livros publicados, agora se junta a outros 48 recebedores da honraria, como como Madre Teresa (1973), Dalai Lama (2012) e o Arcebispo Desmond Tutu (2013).

“Você pode não acreditar em Deus, mas afirmar sua inexistência com certeza não é cientificamente consistente”, diz Marcelo.

Repercussão

O coordenador da série Ciência e Fé Cristã, da Associação Brasileira de Cristãos na Ciência (ABC2), Guilherme de Carvalho deu entrevista para a revista norte-americana Christianity Today.

“Gleiser não compartilha quaisquer crenças religiosas específicas que possam formar um terreno comum com a fé cristã. Ele é confessadamente agnóstico. Sua visão de que ciência e religião podem ser complementares, que a ciência não cobre todo o conhecimento válido e que a ciência teria até raízes espirituais é algo incomum entre os cientistas influentes no Brasil e o fato de ser franco sobre eles o torna singular”, declarou.

Nas palavras do próprio Marcelo Gleiser: “Você pode não acreditar em Deus, mas afirmar sua inexistência com certeza não é cientificamente consistente”, disse em entrevista à Scientific American, em fevereiro de 2018.

O presidente da ABC2 e também físico, Roberto Covolan, celebrou o Prêmio. “É uma fonte de alegria que importantes cientistas como Marcelo Gleiser, através de seus trabalhos e iniciativas, estejam reconhecendo a existência de aspectos do universo, revelados pela ciência, cuja compreensão desafia ou até ultrapassa o alcance da própria ciência”, disse à Christianity Today.

Veja


Leia mais

Uma conversa sobre Ciência e Fé cristã
Pesquisa sobre Ciência e religião

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Glorify, o app para meditações e devocional diário

Criado em 2019 na Inglaterra, o app Glorify acaba de chegar ao Brasil na versão em português. Trata-se de um app voltado para reflexões, meditações guiadas, orações e passagens bíblicas.

Grazie Schmitt sobre Deus: “É um amor que nunca senti”

Em um episódio de podcast, a atriz Grazie Schmitt, que é conhecida no Brasil por sua atuação em diversas novelas, abriu seu coração e...

Comoção! O último encontro entre mãe e filha na UTI

Maria Rico tirou a máscara de oxigênio para se despedir da filha, que também estava na UTI junto com ela, por complicações de covid-19. Foi o último encontro entre as duas. A foto comoveu o mundo. Saiba mais!

Cristãos lutam para manter a fé na Colômbia

Os cristãos de origem indígena de Cauca lidam com a perseguição, rejeição e violência. Saiba mais!

PGR pede a governador do AM que endureça medidas de isolamento

Ofício cita o colapso do sistema hospitalar no Estado e a elevação das mortes, até por falta de oxigênio medicinal. Saiba mais!

Manaus: Mortes por covid-19 ultrapassam número de óbitos de 2020

Nessa sexta-feira, 22, a capital do Amazonas registrou outros 89 óbitos em decorrência da doença. Saiba mais!

Comunhão Digital

- Publicidade -

Fique Por Dentro

Encontro para a Consciência Cristã em fevereiro; Saiba mais!

Pela primeira vez em mais de duas décadas, o tradicional encontro para a Consciência Cristã será realizado online.

The Send online será neste sábado, 9

Um dos maiores eventos de louvor, adoração evangelismo no mundo, o The send, costuma reunir milhares de pessoas. Saiba mais!

Passion Conference no último dia do ano; Saiba mais!

O cantor Fernandinho é o único artista brasileiro a participar da Passion Conference. Saiba mais!

Aulas criativas e transformadoras sobre a Bíblia

Para quem ensina a Bíblia, mas tem dificuldade no preparo das aulas, um workshop gratuito será apresentado pelo pastor Lécio Dornas, em janeiro. Saiba mais!
- Publicidade -

Plugue-se

Glorify, o app para meditações e devocional diário

Criado em 2019 na Inglaterra, o app Glorify acaba de chegar ao Brasil na versão em português. Trata-se de um app voltado para reflexões, meditações guiadas, orações e passagens bíblicas.

Fé na caminhada cristã! Fernandinho batiza os filhos

Ao lado do pastor Rodrigo Oliver, Fernandinho batizou seus filhos neste domingo, 17 e escreveu no instagram: "Um dos melhores dias das nossas vidas", escreveu o artista.

Vietnã ganha a primeira Biblioteca pública cristã

Vietnã ocupa a 19 colocação na Lista Mundial da Perseguição de 2021, da Portas Abertas. Saiba mais!

“A Deus seja a glória”, Nani Azevedo sai do hospital

Internado há vários dias por complicações de covid-19, o cantor Nani Azevedo recebeu alta hospitalar nesta sexta-feira, 15.