24.4 C
Vitória
quarta-feira, 8 abril, 2020

Físico brasileiro vence o Prêmio Templeton 2019

- Continua após a publicidade -

Mais lidas

Israel, Páscoa, o Êxodo e a “praga coronavírus”

"No Livro do Êxodo, lemos que 'os israelitas gemeram em sua escravidão e clamaram, e Deus ouviu seus gemidos", disse o presidente de Israel. Confira!

“Nosso povo está se aproximando de Deus”, diz líder cristão no Iraque

Igrejas suspenderam encontros por causa do coronavírus, mas não perderam a fé em Cristo. Saiba mais! 

Empresas endividadas poderão tomar empréstimo

O secretário do Tesouro Nacional, Mansueto Almeida, disse que o governo está elaborando uma medida provisória para permitir que empresas com dívidas com o governo federal possam tomar empréstimos durante a pandemia do coronavírus.

Irã liberta cristãos presos por sua fé

O país tem dezenas de líderes cristãos presos por se reunirem em casa para cultuar a Deus. Amin Khaki foi libertado após 3 anos de prisão. Confira! 

Cientista é o primeiro da América do Sul a receber a honraria. “Você pode não acreditar em Deus, mas afirmar sua inexistência com certeza não é cientificamente consistente”, diz Marcelo

O físico e astrônomo brasileiro Marcelo Gleiser ganhou o Prêmio Templeton 2019, o “Nobel da Espiritualidade”. O anúncio foi feito pela John Templeton Foundation, com sede nos EUA, responsável pela premiação nesta terça-feira (19).

Marcelo foi o primeiro latino-americano a ganhar o prêmio, criado em 1972, e vai receber 1,1 milhão de libras esterlinas, o equivalente a R$ 5,5 milhões. A cerimônia de premiação será em 29 de maio, em Nova York.

“Ele é um dos principais proponentes da visão que ciência, filosofia e espiritualidade são expressões complementares que a humanidade precisa para abraçar o mistério e explorar o desconhecido”, diz Heather Templeton Dill, presidente da fundação John Templeton.

O físico teórico e cosmólogo brasileiro, Marcelo Gleiser, conhecido no Brasil especialmente pelas suas aparições na TV e livros publicados, agora se junta a outros 48 recebedores da honraria, como como Madre Teresa (1973), Dalai Lama (2012) e o Arcebispo Desmond Tutu (2013).

“Você pode não acreditar em Deus, mas afirmar sua inexistência com certeza não é cientificamente consistente”, diz Marcelo.

Repercussão

O coordenador da série Ciência e Fé Cristã, da Associação Brasileira de Cristãos na Ciência (ABC2), Guilherme de Carvalho deu entrevista para a revista norte-americana Christianity Today.

“Gleiser não compartilha quaisquer crenças religiosas específicas que possam formar um terreno comum com a fé cristã. Ele é confessadamente agnóstico. Sua visão de que ciência e religião podem ser complementares, que a ciência não cobre todo o conhecimento válido e que a ciência teria até raízes espirituais é algo incomum entre os cientistas influentes no Brasil e o fato de ser franco sobre eles o torna singular”, declarou.

Nas palavras do próprio Marcelo Gleiser: “Você pode não acreditar em Deus, mas afirmar sua inexistência com certeza não é cientificamente consistente”, disse em entrevista à Scientific American, em fevereiro de 2018.

O presidente da ABC2 e também físico, Roberto Covolan, celebrou o Prêmio. “É uma fonte de alegria que importantes cientistas como Marcelo Gleiser, através de seus trabalhos e iniciativas, estejam reconhecendo a existência de aspectos do universo, revelados pela ciência, cuja compreensão desafia ou até ultrapassa o alcance da própria ciência”, disse à Christianity Today.

Veja


Leia mais

Uma conversa sobre Ciência e Fé cristã
Pesquisa sobre Ciência e religião

- Continua após a publicidade -

Revista Digital

- Continua após a publicidade -

Fique Por Dentro

Live: “As perguntas cruciais a serem respondidas na crise”

Um dos 25 melhores CEO’s dos EUA, Craig Groeschel fará nesta quinta-feira (02), às 10h30, uma Live exclusiva para o Brasil com tradução simultânea

Vigília online ‘Há uma Luz’: um clamor contra o covid-19

Para levar paz e esperança à população afetada pela pandemia global da Covid-19, a plataforma cristã, InChurch, organizou a vigília online “Há uma Luz” nesta quarta (1º).

26 de março: live – Como inovar na igreja em tempos de disruptura

Nesta quinta (26), as 19h, vai acontecer a primeira live da série "O efeito da liderança na crise” com Josué Campanhã, diretor da Envisionar e Thiago Faria

Novo Som faz show online

Devido a quarentena por causa do coronavírus, a banda vai estar ao vivo no sábado (28) a partir das 20h. Será transmitido pelo Instagram e Facebook

Receber notícias

Gostaria de receber notícias em primeira mão? Assine gratuitamente agora:

Plugue-se

Inovação! Kemuel lança primeiro single em inglês

Com participação de Amanda Malela, a versão de “O Teu Amor” dá início a um novo momento na carreira do grupo

Conheça as novas artistas da Sony Music

Amanda Loyola, que é capixaba, foi destaque do quadro de Jovens Talentos do Raul Gil e Thais Castro, que é líder do ministério de louvor da igreja Por Amor de São Bernardo do Campo (SP). Agora as duas integram o time Sony Music

Brasileira cria projeto que conecta pacientes isolados

O projeto "Acortando la Distancia", da brasileira Giovanna Angiolillo, 44 anos, que mora em Madri, na Espanha, ajuda pacientes isolados com coronavírus, a conectar com suas famílias

“Deus nos poupou”, desabafa Soraya Moraes

Em suas redes sociais, a cantora Soraya Moraes fez um desabafo da cura do marido de covid-19. Ela também revelou que estar curada da doença