24.4 C
Vitória
segunda-feira, 15 agosto 2022

Fiocruz retoma entrega de vacinas esta semana para o PNI

Fiocruz retoma entrega de vacina Oxford/AstraZeneca esta semana - Foto: Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz)

A última remessa foi em 27 de agosto. Na ocasião, 3,5 milhões de vacinas foram liberadas para o Ministério da Saúde

Por Patricia Scott

Nesta segunda-feira (13), a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) divulgará o número de doses que disponibilizará ao Ministério da Saúde no decorrer da semana. As novas entregas prevê o envio da vacina Oxford/AstraZeneca, normalizando as liberações ao Programa Nacional de Imunizações (PNI).

No último dia 2 de setembro, a instituição já havia informado que as próximas entregas seriam realizadas entre os dias 13 e 17 de setembro. A última remessa foi em 27 de agosto. Na ocasião, 3,5 milhões de vacinas foram liberadas.

Os lotes mensais de agosto do ingrediente farmacêutico ativo (IFA), importado para a fabricação da vacina, só chegaram nos dias 25 e 30 do mês passado, por isso houve intervalo entre as entregas. Como o processo de fabricação e controle de qualidade das doses demora cerca de três semanas, a liberação só deve ocorrer a partir desta semana.

A Fiocruz já entregou, desde o início do ano, 91,9 milhões de doses ao Ministério da Saúde, sendo 87,9 milhões produzidas no Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos) e 4 milhões importadas prontas da Índia. O número de doses produzidas no Brasil, porém, deve ultrapassar 100 milhões em poucos dias, contando com as vacinas já entregues e as que ainda estão em produção e controle de qualidade.

A previsão foi apresentada na Jornada Nacional de Imunizações pelo gerente do projeto de implementação da vacina Covid-19 em Bio-Manguinhos, Fábio Henrique Gonçalez. Ele explicou os avanços na produção do IFA nacional e divulgou que será possível produzir neste ano 14 milhões de doses totalmente fabricadas no Brasil. Dessas, 6 milhões poderão ser entregues ao PNI.

Com informações Agência Brasil (AB)

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Entre para nosso grupo do Telegram

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Comunhão Digital

- Publicidade -

Fique Por Dentro

- Publicidade -

Plugue-se